Hoje, 21 de maio de 2024, o STF extinguiu a ação da famigerada Lava Jato em face do Comandante José Dirceu. Um filme passou pela minha cabeça, um episódio em especial.
Lá por aqueles anos selvagens, entre 2013-2022, num deles, José Dirceu foi decretada sua prisão, dia seguinte ele se apresentaria no presídio.
Tomado pela emoção, uma amiga me passou seu contato, então, lhe escrevi, uma mensagem sobre os nossos caminhos políticos e ideológicos que não se cruzavam, no espectro da Esquerda, não obstante, lhe prestava solidariedade e disposição para lhe defender, sem jamais olhar no espelho.
Para minha surpresa, principalmente pela situação, Ele me respondeu, agradecendo e dizendo que nós, que estávamos fora da prisão, ou sem perseguição, continuássemos firmes, porque ele estava firme e enfrentaria a prisão, injusta, de cabeça erguida, sem nenhum medo.
Isso foi realmente espantoso.
Zé Dirceu já tinha mais de 70 anos, com mais 50 anos de militância, preso naquele momento em que o país namorava firmemente com o fascismo, ele mantinha a calma, a coerência e, principalmente, a cabeça erguida, aceitava a ordem injusta.
José Dirceu foi (e é) um dos maiores quadros políticos do país, para além da esquerda, que onde ele sempre militou. Sua capacidade de análise, de compreensão sobre o Brasil e seu amor ao nosso país, comovem, e nos faz acredita que lutar vale a pena.
Obrigado, Comandante, meu líder, do meu Partido.