Arnobio Rocha Crise 2.0 Entrevista do Ministro Flávio Dino ao REconversa

2313: Entrevista do Ministro Flávio Dino ao REconversa


Entrevista do Ministro Flávio Dino por Walfrido Warde e Reinaldo Azevedo.

O Canal do Youtube Reconversa, de Walfrido Warde e Reinaldo Azevedo, é um espaço de aprofundamento de temas sobre o Brasil, outro dia uma grande entrevista com um dos maiores cientistas da atualidade, o brasileiro Miguel Nicolelis. Trouxeram ao debate o Ministro Fernando Haddad que deu conta do intenso e brilhante trabalho que tem conduzido a economia do Brasil, para voltar ao crescimento e a justiça social.

A entrevista com o Ministro Flávio Dino é mais um momento ímpar, produção de conteúdo e conhecimento, com brasileiros que efetivamente defendem o Brasil, sua soberania e democracia.

O Ministro Flávio Dino é um dos maiores quadros do Brasil. Ele fez movimento estudantil sendo coordenador do DCE da UFMA. Muito jovem entrou na magistratura como juiz federal, com destacada atuação foi presidente da Associação de Juízes de Federais (AJUFE).

Por opção política foi ao legislativo, deputado federal. Eleito governador duas vezes do Maranhão, derrotando a dinastia Sarney, acumulando experiência no executivo, por fim senador eleito, mas exercendo o cargo de Ministro da Justiça, cotado ao STF, ao mesmo tempo visto como potencial candidato à presidência.

A entrevista mostra a essa trajetória incomum, mas se concentra no atual cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública, respostas claras, objetivas, reveladoras, especialmente sobre o ambiente de trasição e os caminhos do 8 de janeiro, sua participação, o que foi feito e os desdobramentos desse episódio singular da história do Brasil.

A questão da violência no Brasil, urbana e rural, é centro das preocupações do Brasil, tanto dos municípios e estados, principalmente do governo federal, ainda que a intervenção federal seja de menor intensidade, ou deveria ser, entretanto, os níveis de violência são alarmantes e o apelo “fácil” de que a força maior do país, deve intervir, com rigor, até violência.

Nesse sentido, o Ministro descreve suas prioridades, o que não deixa de ser irônico, pois o centro da atuação é a Segurança Pública, com os eixos, segundo o ministro:

1. Combate à violência, com uso legítimo da força
2. Integração de segurança, presença nacional, soberania e proteção aos povos originários
3. Combate ao crime organizado e recuperação de ativos produtos do crime
4. Função legislativa, aprimoramento de lei e processos pela justiça

Apenas o quarto tópico, nos parece, ser efetivamente a função primeira do Ministério da Justiça, não é uma crítica em si, é uma constatação de uma situação grave de violência ao Brasil. Aliás, recentemente, José Genoíno defendeu no Brasil 247 a necessidade de um ministério exclusivo de Segurança Pública, aparentemente está se fazendo, o que precisaria equilíbrio com o Ministério da Justiça, pela circunstância histórica.

Pode ser apenas a conjuntura que exige o maior peso à Segurança Pública em relação à Justiça. Ou seria mais consequente ter um ministério exclusivo para Segurança Pública? O risco é sempre o receio da militarização das ações de segurança, inclusive, entregue a um militar, ou alguém com essas características de linha dura, o que só faz aumentar a violência estatal.

No mais, o Ministro Flávio Dino é um craque, a entrevista extremamente bem conduzida, Walfrido e Reinado, gente que entende de política, democracia e estado, vale demais assistir e debater.

Imperdível!

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post