Arnobio Rocha Estado Gotham City Pelo Cancelamento Urgente das Reformas Trabalhistas!

1946: Pelo Cancelamento Urgente das Reformas Trabalhistas!


As Reformas Trabalhistas só trouxeram mais miséria e desemprego, pelo Cancelamento Já!

Vacinação Trabalhista, Já!

A classe trabalhadora perdeu quase todos os seus direitos com as famigeradas reformas trabalhistas de Temer e de Bolsonaro. A velha CLT foi destruída e a justiça do trabalho foi atacada de forma violenta, para impedir o livre acesso dos trabalhadores à ela. O quase único contato dos trabalhadores com o Estado, através das reclamações trabalhistas, tornou-se quase impossível, cheio de riscos.

O mote das reformas trabalhistas (ultraliberais) era a criação de mais empregos, pois o excesso de direitos e impostos, contribuições sociais, impediam à geração de empregos, os empresários não tinham como manter a folha salarial com tantos “encargos”, ao mesmo tempo, diziam que a justiça do trabalho era uma farra, que as reclamações traziam custos altos ao mercado de trabalho.

Passados quase seis anos do início das reformas trabalhistas e da reforma da justiça do trabalho, o resultado é desastroso para os trabalhadores, fora os milhões de desempregados, a precarização e uberização cresceram de forma avassaladora, o número de empregos formais caiu vertiginosamente, o acesso à justiça do trabalho diminuiu significativamente, gerando mais injustiça e miséria.

Este quadro não pode permanecer, a classe trabalhadora e a advocacia trabalhista vivem a verdadeira Pandemia da Miséria e Precarização/Uberização, que é a perda de Direitos e conquistas, sem nenhuma contrapartida, nada em troca, apenas a piora das condições de vida e de empregabilidade, o povo vive um pesadelo sem fim.

A Vacina é o cancelamento das Reformas, a devolução dos Direitos, as reformas atacam não apenas os direitos trabalhistas, mas, fundamentalmente, os Direitos Humanos. É preciso uma campanha nacional pela contrarreforma trabalhista, a valorização da justiça do trabalho, sem nenhum impedimento legal e amplo acesso, que é um direito essencial dos trabalhadores, para que haja equilíbrio nas relações entre capital e trabalho.

É urgente que haja o reconhecimento do vínculo de emprego e de responsabilidades trabalhistas dessas formas de trabalho impostas pelos aplicativos (UBER, IFOOD, RAPPI e outros), com a regulamentação de jornadas de trabalho, pisos salarias e de garantias sociais, o que se exige é respeito aos direitos humanos desses trabalhadores.

A Vacina é Urgente contra a Pandemia das perdas sociais e trabalhistas.

 Save as PDF

One thought on “1946: Pelo Cancelamento Urgente das Reformas Trabalhistas!”

Deixe uma resposta

Related Post