17 de novembro de 2025

0 thoughts on “623: A Queda do Forte Schoonenborch

  1. Excelente metáfora. Mas quem sabe se em dois anos, os siarenses se rebelam e se unem aos quase vermelhos para expulsar os novos e os velhos dominadores.

  2. Grande Arnóbio, grande é a saudade de você, mas me contento lendo seus textos sempre que posso. A nossa querida Fortaleza teve que escolher entre o menos ruim. Se os “portugueses” foram vitoriosos foi porque os “holandeses” agiram com exclusivismo, usaram a cartilha do hegemonismo, maltrataram aliados e até membros do próprio partido, foram arrogantes ao cubo, o próprio Lula disse na Praça do Ferreira que iria eleger “postes” por todo o país. Até ofender nossa inteligência fizeram. Querido Arnóbio, não há o que lamentar, a não ser os descaminhos no PT.

  3. Tenho lido muita coisa ultimamente, mas …um cearense radicado em São Paulo, escrever o melhor texto ..descreve em detalhes minuciosas as dores por que passo agora neste momento…Peço licença para transcrever esta bela obra no meu Feicibuqui ,sei que lá familiares e todos os siarenses ….

  4. Ô caba bom esse Siarense réi de caneta afiada. Sou um tupinambá e tenho medo dessa oligarquia. Quem sabe a gente não dá o troco daqui a dois anos, somos um povo forte por natureza e ainda acredito que poderemos pensar melhor!!!

  5. Que maravilha de texto. se eu pudesse pagava pra publicar no jornal daqui. Aqui é so tristeza. Pra quem bate em professor e acha que medico é igual sal branco e barato e tem em toda esquina. o que podemos esperar agora?

    1. Segundo o cacique la das tribos do Maracanaú a atormentação do “pescoço longo” é por que ele cheira farinha de mandioca ! Isso deve descompensar o nobre português ! Aprendi com minha mãe que nasceu lá pros lados da Caucaia que farinha de mandioca era pra fazer tapioca e não pra cheirar !

    1. resposta Salvador: Petralha aqui de Carteira filiação e tudo .”Lamentável, boa nova aí na velha Fortaleza de coronéis que todos reverenciam expandir tapetes”O Brasil anda para frente Fortaleza prefere o atraso!! Depois não chorem!!.

  6. Caro Arnóbio,

    Acho que você cometeu um grande engano ao pensar que o holandeses perderam Fortaleza. Engano de quem se afastou do Siará e não sabe como a banda toca.

    Os mandatários flamengos Camilo Santana, Nelson Martins e Francisco Pinheiro vão muito bem, obrigado, cada um cuidando da sua capitania, alheios a toda confusão que a Bruxa Lora arrumou. Dizer que um capitão mor do porte de Guimarães perdeu alguma coisa é ser por demais inocente.

    Há muito tempo que os portugueses e holandeses se misturaram e desta miscigenação saiu toda uma leva de novos nobres que tão se lixando para os índios locais. A única coisa que os portugueses fizeram foi assumir de vez o terreiro ao invés de deixar um preposto.

    A Bruxa Lora voltou pra roça, tudo é festa e na hora de eleger novo El Rei do Brasil todos estarão lá no mesmo palanque, abraçados, enquanto a indiarada espera a sua vez.

  7. A Bruxa Lora que se firmou mesmo na fogueira da inquisição, assim como na terra dos Bandeirantes na marco Zero inicial a Guerreira Laranja em 1988. Na terra de Nassau faltou humildade também.

Deixe uma resposta