Arnobio Rocha Política A Equivocada chamada para manifestação de 24 de Março

2361: A Equivocada chamada para manifestação de 24 de Março


A chamada para dia 24.03 e seus equívocos

A chamada dos movimentos sociais para manifestações dia 24 de março,  a meu ver é um erro grave demais, tenho Discordância de Método, pois não se responde uma ameaça ao judiciário, com outra, em que contribui para Democracia?

Ressalve-se que os movimentos sociais, sindicais e políticos têm autonomia para decidir como quiserem suas manifestações e lutas, aqui, nos cabe dialogar sobre a adequação de determinadas decisões, como contribuição ao debate.

Nesse sentido, na minha modesta opinião, é  um grande equívoco chamar manifestação pública por condenação de quem quer que seja, não há o menor sentido político no ato, a não ser a falta de entendimento do que são os poderes da República e seu equilíbrio.

De forma análoga se fez manifestação contra Lula, quando a extrema-direita fazia atos por sua prisão fortalecendo a lavajato, emparedando o judiciário, desequilibrando os poderes.

Esse método vem de 2013, que absorveu a tese das primaveras Árabes e de indignados, de fundo moralista e só serviu ao centro que a espalhou pelo mundo, o departamento de estado dos EUA.

O uberpoder do judiciário, judicialização da política, aproxima a sociedade de práticas fascistas. Defendo apoiar as medidas de investigações dentro do Estado de Direito, sem métodos que possam significar restrições ao direito de defesa, pressão sobre juízes, MP, isso não acaba bem.

A grave e perigosa chamada de Bolsonaro para sua “defesa” nas ruas, não pode ter como resposta outro erro, desse lado, é um desserviço à democracia.

A quem servirá essa manifestação? Com certeza não é a Democracia, aliás, pode vitimizar Bolsonaro e torna injusta sua condenação, ao mesmo tempo que defendo a condução do processo pelo Ministro de Alexandre de Moraes, não o comparo ao ex-juiz da Lavajato, nem o trato como autoritário, para relativizar a questão do Golpe.

A Democracia deve ser nosso norte, métodos que nada colaboram com ela, devem ser afastados.

Ainda dar tempo de mudar o rumo da prosa.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post