“E eu, que era triste
Descrente desse mundo
Ao encontrar você eu conheci
O que é a felicidade, meu amor”
( Corcovado – Tom Jobim)
Esta semana falei sobre Felicidade (O que é a FELICIDADE?), para buscar um entendimento melhor do seu significado, passado e presente, ou como levaremos ao futuro este conceito ou melhor a categoria filosófica. Os poetas, mais que até que os filosófos acham uma razão mais concreta e direta para usar a palavra Felicidade, ou, por outro lado, aquilo que eles escrevem, transformadas ou não em músicas e que podem nos tocar com tanta força que achamos que ali reside a força e a certeza de que a Felicidade se fez vida.
Como escrevi antes, num dia cinza, de trâsito e chuva, ao sair do congestionamento ouvi Led Zeppelin, Rock and Roll, aquilo foi libertador, me enchi de Felicidade (Cinza de São Paulo e Rock and Roll). Mesmo não tendo recebido os comentários para ir mais além para o texto sobre o tema, ele continua presente em mim, como diz, repetindo, Santo Agostinho de que “o homem não tem razão para filosofar, exceto para atingir a felicidade”. É isto que estou fazendo, brincando com poesia e filosofia para saber o que é Felicidade.
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor”
( A Felicidade – Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
Lembrei antes do almoço de um trecho de Corcovado, uma das mais lindas canções de Tom Jobim e concluí que a felicidade é ouvir Tom Jobim, as suas músicas e temas, como conseguia burilar com rara maestria letras e músicas, sem dúvida a busca maior do poeta era a Felicidade, na apenas a sua, mas de todos nós que o ouvimos, pensamos e refletimos sobre o que ele nos conta, canta e encanta. Definitivamente entre os grandes, Tom Jobim, é o maior.
“Fundamental é mesmo o amor
É impossivel ser feliz sozinho”
(Wave – Tom Jobim)
A música de sexta é para agradecer aos meus ídolos e suas músicas, aqui partilhadas, hoje, meu agradecimento especial é ao mestre Tom. Aqui publico a minha preferida entre todas do Tom Jobim – Lígia, é a música que mais identifico com o Rio de Janeiro, quando estou na cidade é o que me vem à memória, e a sensação é de Felicidade que me completa.
Corcovado – Tom Jobim
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=iFZyoNa641M[/youtube]
Antonio Carlos Jobim – Wave
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Ev2VRoq6lFE[/youtube]
Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 12 – A Felicidade
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=MCPjp4qTmsM[/youtube]
Ligia – Tom Jobim
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=8TaMELDSkaM[/youtube]
Essa música é belíssima e muito apreciada por nós aqui em casa.
bjos
bene
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é único.
É felicidade pura !