Arnobio Rocha Filmes&Músicas Sufismo – Música e Dança Para Elevação

Sufismo – Música e Dança Para Elevação


Sufismo: Os giros místicos para se conectar com Deus

O Sul europeu, precisamente a península Ibérica foi ocupado pelos “mouros”, por muitos séculos, deixando um rico conjunto arquitetônico e cultural, que permanece vivo quase um milênio depois. Como hoje é sexta, dia de música, vou buscar desta influência e misturas de culturas, árabes, berbere e cristã, adicionada aos elementos ciganos, que tanto me encanta a rica sonoridade, o estranhamento.

“Arabian Flamenco” já foi objeto de post, com as belíssimas canções dos gêmeos turcos Öykü e  Berk Gürman, além de trechos do maravilhoso filme cigano “Vengo”, de Tony Gatlif, argelino de origem cigana. Agora trago ao blog, para nosso deleite o sufismo, uma corrente mística, esotérica de origem muçulmana, que envolve música, cântico e dança para uma comunhão com “Deus”, a suprema elevação. Esta prática é proibida e perseguida nos países em que a Sharia é a lei fundamental.

A beleza da dança dos círculos em que os movimentos em elevação dão a aparência de que estão a subir quase pairando no ar, as longas saias rodadas fazendo os corpos flutuarem. Este mistérioso oriente, tão rico em manifestações culturais, tão pobremente conhecido por nós, com nosso olhar restrito à política e religião.

Vamos ouvir e dançar, quem sabe flutuaremos.

Sufi Music (Sukun)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=J_xFkfK4OEg[/youtube]

Sufi Dance and Sound

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=WllqukhAPZY[/youtube]

 Save as PDF

One thought on “Sufismo – Música e Dança Para Elevação”

  1. Num momento em que o mundo (e o Brasil) vê a intolerância ganhar foros de verdade absoluta em tantas áreas, a postagem de hoje, Arnobio, resgata o que o ser humano tem de melhor: a arte da música, da dança e da beleza. Sem isso, como dizia Chico, ninguém segura esse rojão. Abraço fraterno!

Deixe uma resposta

Related Post