1028: A Primeira Loja da Apple no Brasil

Inauguração da Loja da Apple no Rio de Janeiro ( Foto Camila Maia - Globo)

Inauguração da Loja da Apple no Rio de Janeiro ( Foto Camila Maia – Globo)

A Apple abriu no Rio de Janeiro sua primeira loja na América Latina, muito além do simbolismo e do impacto positivo para sua enorme legião de fãs no mundo, não seria diferente no Brasil. Uma espécie de “rolezinho” (com grife, claro), movimentou milhares de pessoas neste sábado, confirmando o sucesso do empreendimento, a mim, causava estranheza como uma marca tão forte ter demorando tanto para trazer seu padrão de qualidade num mercado tão significativo como o Brasil e América Latina. As razões só a Apple pode dizer, não cabe ficar especulando, mas parece que não era prioridade uma atuação neste lado do mundo.

Como diz, muito bem, meu amigo e Professor da Unisinos, Hélio Sassen Paz, que esteve na inauguração da Loja da Apple, é u, “momento histórico”  que a importância da empresa se impõe com “Uma das lições mais importantes em arquitetura, design de produto, obra e acabamento que a Apple nos traz é o CAPRICHO e o MINIMALISMO: independentemente do custo, da marca ou do público” mesmo que nas empresas em geral, há “falta carinho, zelo, esmero, educação, valor ao que se faz, amor próprio e solidariedade”. Concordo com a fala do Hélio, pois as grandes marcas têm que estar presentes e próximas dos seus admiradores e fãs, uma relação “virtual” é fria e distante, a presença “física” aproxima e demonstra respeito ao público.

Recentemente elogiei bastante a assistência técnica própria da Samsung, aqui em São Paulo, pela rapidez, conforto em atender os seus clientes, nas duas vezes que estive lá. Saí extremamente satisfeito, pois reforça a ligação e o respeito pela marca. Ali você percebe, ou não, se a marca, no caso Samsung, ou poderia ser a Apple, LG, Sony,tem compromisso com o produto que vendeu, pois a venda não se encerra apenas na compra, mas principalmente no pós-venda. A Samsung abriu várias lojas, não sei se próprias em Shopping Centers, com melhor padrão de atendimento e informações técnicas sobre seus produtos. Agora sua assistência, sem ser de terceiros, demonstra que este é o caminho para que no Brasil experimentemos uma eficiência e respeito que estas marcas têm nos outros países.

Para mim é auspicioso que grandes marcas, no setor em que atuo, Telecomunicações, se estabeleçam no Brasil, traga inovações tecnológicas, no atendimento, no padrão de excelência, que respeite o cidadão e o consumidor. Independente de curtir uma marca ou outra, Apple ou Samsung, importante é que estejam aqui, nos atendam com eficiência, pois isto não é favor algum, apenas o necessário, haja vista que ganham bilhões anuais, não podem apenas tirar do Brasil, tem que retribuir e dar empregos, oportunidades e compromissos com o país.

Espero que esta seja a primeira de várias lojas da Apple no Brasil, que leve a mais estados, que se torne uma empresa que promova o desenvolvimento dos seus produtos aqui no Brasil.

 

 Save as PDF

3 thoughts on “1028: A Primeira Loja da Apple no Brasil”

  1. Ué! Vim aqui pra “brigar” com vocezinho e só encontro elogios…????
    Acho que vou levar meu S4 a uma loja Samsung, será que tem no Rio? Não aguento mais queimar minha orelha.

Deixe uma resposta

Related Post

250 Vezes…250 Vezes…

Share this on WhatsApp      “É uma felicidade da loucura, algumas vezes, felicidade que a razão e o bom senso não alcançam com a mesma facilidade”. (Hamlet – William Shakespeare

385: 400 Portos385: 400 Portos

Share this on WhatsApp  “Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande ” (Fernando Pessoa)

%d blogueiros gostam disto: