849: Nara Leão

Os anos voam para todos nós, nem me lembro direito, mas nas coincidências da vida, em 7 de junho de 1989 acertava definitivamente que me mudaria para São Paulo, tinha feito a última prova da Escola Técnica Federal, o meu último impedimento para partir. Naquele dia, acabou não sendo feliz, pois a doença vencera a capixaba Nara Leão, com apenas 47 anos, a quem tanto admirava.

Nara Leão nasceu em Vitória, Espírito Santo, e com um ano de idade se tornou a grande cidadã carioca, musa inspiradora e grande artífice da Bossa Nova. O apartamento dos seus pais foi palco para toda uma nova geração de cantores, poetas, cineastas e figuras marcantes do Rio de Janeiro no fim dos anos 50. Todos ali reunidos em saraus, namoros e paqueras criaram um outro jeito de cantar o Brasil e depois de protestar contra a ditadura que nasceu naqueles anos.

Aquela voz inconfundível, pequena, daquela mulher conquistou toda uma geração, venceu festivais, foi aos morros, às passeatas e entendeu muito do país que estava em ebulição, mas foi tolido de forma radical pela ditadura. Teve presença importante no cenário musical, levou doçura e sonhos em belíssimas interpretações, que fazia sempre com um tímido sorriso, que tanto encantava.

Saudades de uma época que Nara tantos nos deu.

Nara Leão – Cuitelinho

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zCXfX6_oWJ0[/youtube]

NARA LEÃO – OLHOS NOS OLHOS

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=84uK4Bvssvg[/youtube]

 Save as PDF

2 thoughts on “849: Nara Leão”

Deixe uma resposta

Related Post

1526: Chernobyl1526: Chernobyl

Share this on WhatsAppAcabei de assistir ao perturbador seriado Chernobyl, da HBO, dirigida por Johan Renck, com um excelente elenco, reconstituição de uma época perfeita, roteiro extremamente bem elaborado, tema dos