Hoje é sexta, dia de Música, lembrei que no fim de semana, quem morava em periferia, era dia de Black, no anos 80, lá no meu bairro em Fortaleza, a tarde na casa do Hilton tinha treino dos passes e a noite era a hora de mostrar o que aprendíamos. Nada como lembrar uma época de muito som, nenhum compromisso, e muita ginga, a pista fervia, não tinha como não aprender a dançar, senão como poderia impressionar as meninas?
O Black, nem sei bem o por que, era uma mistura de break, funk, soul, nos intervalos “as lentas”. Rolava uns rocks pesados, mas em regra era balanço, inspirado no que rolava nas ruas. O Black era um nível acima das anteriores “tertulias” de garagem, pois os primeiros MC( Mestre de Cerimônia) já despontavam, então o som tinha que ser mais profissional, lembro a loucura que a galera fazia, sem qualquer equipamento sofisticado, computador, nada, mas usando a base de “LP” e mãos habilidosas.
Os sons era tocados e mexidos pelos organizadores, em geral pequenos salões, ingresso baratinho e muita curtição, nesta época, 16 ou 17 anos, quase ninguém bebia, rolava medo dos pais. Um ou outro fumva, mas muito escondido, drogas leves, bem discretamente. A galera se reunia mesmo era pra dançar, os passes ensaiados para impressionar. Macolm Mclaren, o mesmo visionário que lançara o Punk, Sex Pistol, estava noutro lance nos EUA.
Para quem curtiu muita lembrança.
MALCOM McLAREN – HEY DJ
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2j7ArRSLuG4[/youtube]
Kurtis Blow – Basketball
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_shxzlTRK44[/youtube]
Never Gonna Give You Up – Rick Astley
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=upPtOrFKzfc[/youtube]
Black Sabbath – Changes
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ueJisPpkzpY[/youtube]
Tenho este LP do Black Sabath. O melhor disco deles.