O Fantasma do imperialismo assombra a América Latina!

Escrevi esse texto do dia 15.11.2025, aparentemente se confirma…ou não!
A situação é grave, na Venezuela!
O governo Maduro não inspira confiança de que terá capacidade de resistir, mobilizar e se defender, pode implodir, inclusive.
Perdeu o diálogo com os parceiros da América Latina, aposta numa remota possibilidade de apoio da China e Rússia, o que dificilmente acontecerá, do ponto de vista militar.
A forma autoritária de controle de Maduro não lhe garante poder real, aliás, isso pode ser um falso poder, o controle autoritário não se sustenta numa invasão externa, sem apoio popular sucumbe rapidamente e será traído por gente que hoje está com ele.
Uma queda da Venezuela traria uma pressão sobre todos os países em que são governados pelos progressistas
A melhor aposta seria uma resistência prolongada na Venezuela, com grandes perdas de vidas de americanos, o que poderia frear o ímpeto da invasão completa, formação de um governo fantoche…Mas isso é possível?
Não se pode afirmar, pois o regime da Venezuela está corroído, muitos erros, eleições sem a certeza da lisura dos pleitos. O que leva ao pessimismo, e, com o desfecho, se for rápido, desmoralizaria todos os países vizinhos, começando pela Colômbia, visão minha, o Presidente Gustavo Petro se comporta com fanfarra, não constrói e não angaria apoios.
Temos que apoiar o povo da Venezuela, não nos sobrou outra alternativa.
Hoje, nessa madrugada, pelo que se sabe, uma força especial dos EUA entrou na capital Caracas e sequestrou o Presidente Nicolas Maduro e sua esposa, Cilia Flores, numa ação rápida e com poucos detalhes e muitas especulações. Uma delas é de que foi traído pelos militares, outra de que fez acordo, nada certo, apenas o tempo de dirá.
Concretamente o que se tem é que os EUA sequestraram um dirigente de uma nação livre com uma acusação sórdida sobre “tráfico de drogas”, em que apenas eles “produzem provas ou convicções”, enquanto na realidade a gigantesca bacia de petróleo, a maior do mundo, além das alianças com China e Rússia, são os reais motivos, mais um absurdo acumulado por invasões covardes e canalhas, como: Iraque, Afeganistão, Líbia, entre outras.
Agora, a intervenção dos EUA, pois não parece uma guerra ainda, é um ato de guerra, de ataque à Soberania, gostando ou não de Maduro, o Império passa a intervir perto, naquilo que os EUA sempre tiveram como seu quintal, cria uma sensação de impotência sobre todos os demais países, reafirma um poder despótico e ilimitado, não se trata apenas do destino do povo venezuelano, mas de toda a América Latina.
O Presidente Lula publicou uma nota condenando o ataque e o sequestro, parece muito pouco, o que prova o isolamento de Maduro, ao mesmo tempo se tem a real dimensão de que o mundo abriu uma possibilidade real de intervenções regionais, Rússia na Ucrânia, Israel em Gaza, Líbano, Irã, por fim, China em Taiwan, o que sobraria de um mundo democrático e plural?
A maior certeza é de que o EUA não atacaram a Venezuela em defesa do povo venezuelano e nem pela Democracia, muito pelo contrário, aliás é uma senha para Colômbia e usar formas híbridas de ataques à Soberania brasileira. A extrema-direita local, Ratinho Jr, Milei, comemoram o ataque, zero surpresa.
Toda solidariedade ao povo venezuelano e a América Latina livre!