
A relação do povo brasileiro com os Correios é de confiança e de memorias afetivas que passam de geração à geração. A presença em cada ponto do Brasil, em casa cidade, grande ou pequena, rincões perdidos, onde ninguém chega, sempre chegará um/a carteiro/a, com o inconfundível uniforme, amarelo e azul, simbolizando a presença do Estado, da nação em todos os lugares, uma missão de integração nacional e de garantir a unidade do país.
Ora, se no passado as cartas, as contas, os telegramas, as notícias entre as pessoas, a emoção de quem envia e de quem recebia as cartas simbolizava os Correios, aquele/a carteiro/a amigo/a, que todos conhecem pelo nome. Agora, com a extraordinária mudança tecnológica se estabeleceu no mundo e nenhum tipo de serviço pode ficar de fora, muito menos a empresa símbolo, porque se hoje não há um fluxo do que era tradicional, cartas especialmente, há uma revolução para o comércio eletrônico, principalmente a entrega, a última milha é fundamental.
As mudanças mundiais com o comércio eletrônico dominado por grandes players, empresas como os Correios que têm presença em todo território nacional, que tinha monopólio, passaram a ser assediado por quebra de monopólio e privatização. Essa realidade se materializou em dois governos que agiram para sucatear a grande empresa pública do Brasil, anos de abandono e preparação para entrega a preço de banana a empresa com maior capilaridade e conhecimento de logística do país.
A primeira ação do Governo Lula foi retirar os Correios da lista de privatização, mais, profissionalizar sua diretoria para os novos tempos de concorrência desigual, superar o atraso tecnológico e pagar pesadas dívidas, precatórios, salvar seu fundo de pensão à beira da falência, atender as demandas do seu qualificado quadro de trabalhadores e trabalhadoras, tudo leva tempo e paciência, mas empresa precisa ser reerguida, por sua enorme importância, vide o socorro às vítimas das cheias do Rio Grande do Sul, como o Correios foi decisivo no atendimento e no transporte de esperança e ajuda.
Recentemente os Correio abriram sua loja virtual (Market Place), o “Mais Correios” (https://www.maiscorreios.com.br/) para abrigar seu comércio eletrônico de grandes marcas, como também atrair pequenos e médios produtores nacionais, usando sua infraestrutura de logística de coleta e entrega nacional, aliás, mesmo os concorrentes se limitam a entrega apenas nos grandes centros, nas pontas distantes, usam os Correios.
Há duas semanas os Correios puseram em operação a mais moderna máquina na América Latina, uma esteira de identificação e separação de objetos, hoje anunciou o ousado plano tecnológico chamado de Correio 4.0, como descreve a reportagem da Folha de S, Paulo:
“os Correios lançam, nesta segunda (25), o Projeto DNA, que pretende implantar somente embalagens invioláveis e múltiplos níveis de verificação, permitindo reduzir fraudes, falsificações ou desvios.
Com o projeto, a estatal também quer reduzir sua dependência de soluções estrangeiras de validação e certificação documental, a chama era 4.0, termo que, no mundo das postagens, significa que um pacote foi enviado em embalagem inviolável pelo remetente e entregue ao destinatário, sem chance de desvio com rastreio em todas as etapas.
A primeira dessas inovações será apresentada na COP30, em um showroom que reunirá protótipos de selos inteligentes, e-Cartas certificadas e embalagens seguras —tudo parte do projeto.
Também está prevista a criação de uma nova geração de produtos seguros, como selos 4.0 [por meio de códigos QR], embalagens inteligentes, moléculas exclusivas e tintas de segurança, correspondências digitais certificadas. Para a estatal, só isso já reduzirá em até 80% as fraudes e melhorar em 50% o desempenho operacional.”
É vista como uma revolução nos Correios, uma espécie de virada no modo de se comunicar, inclusive pela e-carta, claro que isso terá grande impacto no e-commerce, tanto para o Mais Correios, como para o trabalho em parceria com os concorrentes, mas trará uma nova realidade a estimada marca símbolo do Brasil, que agora contribuirá para a busca por Soberania Digital, sob a liderança do Presidente Fabiano Silva.
Alvíssaras novidades, para os Correios, forte, presente, por um Brasil Soberano e Livre!