A Apple abriu no Rio de Janeiro sua primeira loja na América Latina, muito além do simbolismo e do impacto positivo para sua enorme legião de fãs no mundo, não seria diferente no Brasil. Uma espécie de “rolezinho” (com grife, claro), movimentou milhares de pessoas neste sábado, confirmando o sucesso do empreendimento, a mim, causava estranheza como uma marca tão forte ter demorando tanto para trazer seu padrão de qualidade num mercado tão significativo como o Brasil e América Latina. As razões só a Apple pode dizer, não cabe ficar especulando, mas parece que não era prioridade uma atuação neste lado do mundo.
Como diz, muito bem, meu amigo e Professor da Unisinos, Hélio Sassen Paz, que esteve na inauguração da Loja da Apple, é u, “momento histórico” que a importância da empresa se impõe com “Uma das lições mais importantes em arquitetura, design de produto, obra e acabamento que a Apple nos traz é o CAPRICHO e o MINIMALISMO: independentemente do custo, da marca ou do público” mesmo que nas empresas em geral, há “falta carinho, zelo, esmero, educação, valor ao que se faz, amor próprio e solidariedade”. Concordo com a fala do Hélio, pois as grandes marcas têm que estar presentes e próximas dos seus admiradores e fãs, uma relação “virtual” é fria e distante, a presença “física” aproxima e demonstra respeito ao público.
Recentemente elogiei bastante a assistência técnica própria da Samsung, aqui em São Paulo, pela rapidez, conforto em atender os seus clientes, nas duas vezes que estive lá. Saí extremamente satisfeito, pois reforça a ligação e o respeito pela marca. Ali você percebe, ou não, se a marca, no caso Samsung, ou poderia ser a Apple, LG, Sony,tem compromisso com o produto que vendeu, pois a venda não se encerra apenas na compra, mas principalmente no pós-venda. A Samsung abriu várias lojas, não sei se próprias em Shopping Centers, com melhor padrão de atendimento e informações técnicas sobre seus produtos. Agora sua assistência, sem ser de terceiros, demonstra que este é o caminho para que no Brasil experimentemos uma eficiência e respeito que estas marcas têm nos outros países.
Para mim é auspicioso que grandes marcas, no setor em que atuo, Telecomunicações, se estabeleçam no Brasil, traga inovações tecnológicas, no atendimento, no padrão de excelência, que respeite o cidadão e o consumidor. Independente de curtir uma marca ou outra, Apple ou Samsung, importante é que estejam aqui, nos atendam com eficiência, pois isto não é favor algum, apenas o necessário, haja vista que ganham bilhões anuais, não podem apenas tirar do Brasil, tem que retribuir e dar empregos, oportunidades e compromissos com o país.
Espero que esta seja a primeira de várias lojas da Apple no Brasil, que leve a mais estados, que se torne uma empresa que promova o desenvolvimento dos seus produtos aqui no Brasil.
Ué! Vim aqui pra “brigar” com vocezinho e só encontro elogios…????
Acho que vou levar meu S4 a uma loja Samsung, será que tem no Rio? Não aguento mais queimar minha orelha.
Show, não é proximidade com o publico brasileiro. Precise de assistência e sinta a proximidade e cuidado.