7 de dezembro de 2025

4 thoughts on “Chipre 1 x 1 Troika – Gol Contra

  1. Duas perguntas: a) por que seria um “desastre total” sair da Zona do Euro? b) não é fato que boa parte dos depósitos na ilha são de bilionários europeus que usam Chipre como “paraíso fiscal”? Se b) for verdade, esses espertos que se f*

    1. Vera,

      O tal “desastre total” é a frase de efeito que os dirigentes usam para assustar seus povos, foi assim na Grécia e agora em Chipre. Se sairmos da Zona do Euro ficaremos pobres, mas eles já são pobres dentro dela. Segunda questão não é de toda verdadeira. Dos 70 bilhões em depósitos, 47 bilhões são dos cipriotas, ou seja, quase 70% do total. É fato que é um paraíso fiscal, mas o dinheiro é só de passagem, não permanece. Este problema é anterior à zona do euro, se sabia e tolerava, por que a ‘punição” agora? Desconfio de que Chipre seria o laboratório, alvo mesmo será os países com mais dinheiro, como Espanha, Itália, em menor escala Portugal e Grécia. Caso estes países não consigam “honrar” seus compromissos, se parte para um confisco, que é uma medida mais direta do que ficar esperando o “pagamento”.

      Arnobio

  2. Pois é, ficar na zona do euro pra quê? Quero ver como ficaria a Alemanha etc, se Grécia, Chipre e talvez Espanha resolverem se mandar. Duvido que “confisquem” recursos da Espanha, Itália, até mesmo Portugal e Grécia. Tb acho que Chipre, menorzinha, serve de laboratório. Agora, 30% que sejam, esses depósitos parasitas, que paguem, ora, dinheiro especulativo numa ilha tão pequena!!

  3. Muito esclarecedor o artigo, resumindo, a unificação monetária européia foi um fracasso e para salvar os ganhos dos banqueiros só às custas da miséria de nações inteira. Lamentável.

Deixe uma resposta