O Embargo Comercial dos EUA ao Brasil: Caiu a máscara do “patriotismo” bolsonarista!

Uma ideologia autoritária de Trump-Bolsonaro contra a Democracia do Brasil.

A carta enviada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, ao Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, é uma afronta política, uma chantagem política que pode se traduzir como EMBARGO econômico, o que na prática é condenar uma relação comercial histórica por uma Ideologia, esse comércio no ano passado chegou aos 80 bilhões de dólares (a soma de importações com exportações), com superávit em favor dos EUA.

A articulação política urdida por Eduardo Bolsonaro, deputado federal por São Paulo, junto ao Governo Trump, visando prejudicar o Brasil, para salvar seu pai, o RÉU, o ex-presidente Jair Bolsonaro, é um CRIME gravíssimo de lesa-pátria que põe o Brasil na mesma categoria da Coreia do Norte, por exemplo, em termos de taxação comercial. O Estado de São Paulo é o mais atingido pelas medidas dos EUA, mesmo assim o Governador, Capitão Tarcísio de Freitas, culpa o Presidente Lula e não Bolsonaro e nem Trump pelo absurdo dessas medidas.

O tom da carta não resta dúvida que é sobre IDELOGIA, uma doutrina de extremistas da Direita do Brasil e dos EUA, contra um país e sua Soberania, ataque às suas instituições democráticas, no caso seu judiciário, e não escondem os termos ao se referirem as razões do EMBARGO, pior, do ponto de vista político é uma mentira e imagina quando fala em comércio exterior, segundo o insuspeito grupo Globo, através do seu portal G1:

  • Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o americano afirmou que a balança comercial dos países é “injusta“.Entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil”, escreveu Trump.
  • A compilação de dados, que tem início em 1997, mostra um saldo superavitário (mais exportações do que importações) de US$ 49,88 bilhões em favor dos EUA. Foram considerados 28 anos de comércio exterior, além dos primeiros seis meses de 2025.
Fonte G1

Portanto não se trata de uma relação comercial injusta, mas de uma chantagem política, condicionando uma taxação à anistia do ex-presidente, uma afronta ao Brasil. A comissão de comércio exterior da Câmara aprovou uma moção de “louvor” ao Presidente dos EUA, aquele que ataca o Brasil, o que demonstra que o Bolsonarismo não tem nada de Patriota, mas apenas interesses mesquinhos que estão acima do Brasil.

Como nos lembra a jurista Marcia Semer sobre as funções dos deputados, mais ainda do número 02:

CF

Diz, a Dra Marcia Semer, no seu Instagram:

Esses são os primeiros quatro deveres de um Deputado. O Deputado Eduardo Bolsonaro, ao conspirar contra o país, ofendeu quais desses deveres? R. (A) o primeiro; (B) o segundo; (C) o terceiro; (D) o quarto; (E) todas as alternativas estão corretas. Gabarito: (E). 👍👏👊

A economia sentirá os efeitos dessa ação política, a relação comercial de Brasil-EUA  é 2% do PIB do Brasil, e em termos de balança, representa 13% (que número!!) do comércio exterior do Brasil, o segundo maior parceiro comercial, a repercussão maior será em São Paulo, o que pode levar ao aumento do desemprego e diminuição do PIB.

A resposta do Governo Lula estão corretas, devolveu a carta, chamou à embaixadora dos EUA para se explicar e fala em reciprocidade. O Brasil tem um corpo diplomático experiente e que sabe conduzir tecnicamente as ações e analisar com sobriedade as medidas as cabíveis que protegem o Brasil, ao mesmo tempo o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, dirigido com competência pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin deve procurar novos mercados para substituir os EUA em parte.

Do ponto de vista político é hora de desmascarar o “patriotismo” da família Bolsonaro e seus aliados no Congresso, do governador Tarcísio e outros que preferem a crise econômico do que a Soberania do Brasil e a defesa de suas instituições. Será necessário uma ofensiva política pelo Brasil. de forma incondicional.

O Brasil deveria responder imediatamente à provocação de Trump, sem nenhum receio e sem medidas pirotécnicas, baseadas em princípios do livre comércio e de soberania. No fundo a questão pode ser boa politicamente para o Governo Lula, a chance de unir o Brasil, o editorial do Estadão foi nessa linha, a resposta do Agro também, o que demonstra que o EMBARGO é um péssimo exemplo para o mundo e que o Brasil não vai aceitar calado.

Viva o Brasil!

 Save as PDF

Author: admin

Nascido em Bela Cruz (Ceará - Brasil), moro em São Paulo (São Paulo - Brasil) e Brasília (DF - Brasil) Advogado e Técnico em Telecomunicações. Autor do Livro - Crise 2.0: A Taxa de Lucro Reloaded.

1 thought on “O Embargo Comercial dos EUA ao Brasil: Caiu a máscara do “patriotismo” bolsonarista!

Deixe uma resposta