Arnobio Rocha Política O Fator Camilo Santana e a Renovação PT!

2491: O Fator Camilo Santana e a Renovação PT!


Camilo Santana é hoje uma das maiores lideranças nacionais do PT.

Seria Camilo Santana o nome para liderar uma renovação do PT Nacional?

Camilo tem 56 anos, foi duas vezes governador do Ceará na coalizão do PT com os Ferreira Gomes (Ciro, Cid), fez seu sucessor (sem a coalizão. no primeiro turno), Elmano de Freitas, que nem tinha ido ao segundo turno em Caucaia, cidade da grande Fortaleza, dois anos antes, era deputado estadual.

Camilo se elegeu senador, ninguém queria concorrer com ele, teve, 69,1% dos votos, hoje é ministro da educação, um dos mais fortes desse mandato de Lula, com projetos e visibilidade.

Fez mais, foi decisivo para que Evandro Leitão, um deputado estadual pelo PDT, filiou-se ao PT e venceu as prévias e as eleições duríssimas de Fortaleza, no segundo turno, a extrema-direita contou com apoio de Ciro Gomes, o ex-prefeito, Roberto Cláudio, o prefeito atual, Sarto e de Tasso Jereissati.

Olhando  o mapa acima, mostra que o PT do Ceará é forte e em crescimento, construção de força e com muitas lideranças, a maior delas, sem dúvida é Camilo Santana, fomos colegas de movimento estudantil e grupo político de esquerda não petista (CGB – Coletivo Gregório Bezerra). Ele era um rapaz grandão, magro e desengonçado, filho de um deputado estadual, Eudoro Santana que foi cassado pela ditadura.

Por que o PT funcionou bem no Ceará a despeito da péssima comunicação digital?

Primeiro porque houve uma construção política de 16 anos, com Cid Gomes e depois Camilo no governo. O primeiro mandato de Governador foi absolutamente tutelado pelos Ferreira Gomes, se reelegeu, no segundo mandato, veio a Pandemia e Camilo Santana teve atuação exemplar, não cedeu as pressões de Bolsonaro, fez todos os esforços no combate e para salvar vida, foi um dos líderes do consórcio do nordeste.

A ruptura imposta por Ciro Gomes quebrou a aliança de 16 anos e Camilo teve enfrentar a primeira vez uma disputa sem eles, contra uma parte deles, aos 49 do segundo tempo lançou o deputado estadual Elmano de Freitas, que tinha sido aliado de sua adversária interna do PT, Luzianne Lins. Camilo o carregou e obteve uma vitória espetacular no primeiro turno.

A consolidação do PT passa pela liderança de Camilo, de ter uma força dentro do partido e de acordos para ampliar o PT e de trazer aliados, uma costura enorme, inclusive para filiar, Evandro Leitão, mesmo com parte do PT sendo contra, a vitória dele, provou a força de Camilo.

Ele hoje representa um partido que cresce e vence, pode se tornar o presidente do partido, deslocar o eixo do partido para o Nordeste, a força da Bahia, do Piauí, do Rio Grande do Norte, o renascer em Pernambuco. É mais jovem que os demais governadores da região, e tem uma imagem mais leve, mais habilidoso na costura política.

O PT sudestino abrirá mão, ou melhor, se curvará para novas lideranças do partido?

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post