Arnobio Rocha Política Sindicato dos Advogados e Advogadas de São Paulo (SASP) – O compromisso com as Lutas!

Sindicato dos Advogados e Advogadas de São Paulo (SASP) – O compromisso com as Lutas!


A diretoria do SASP em reunião .

O Presidente Lula esteve nos EUA na primeira semana de fevereiro de 2023, onde se reuniu com o Presidente Joe Biden, um dos temas foi sobre os SINDICATOS, o seu papel hoje e sua importância, numa entrevista depois ele disse algo fundamental: “Os Sindicatos continuam importante para Democracia, pois eles exercem pressão sobre os governos e patrões, porque a democracia é luta, não falso consenso”.

O Sindicato do Advogados e Advogadas de S. Paulo (SASP) é uma organização peculiar no meio da advocacia, a entidade tem mais de 70 anos de existência, teve sua carta sindical cassada pela ditadura, mas se manteve vivo e foi importante na luta pela redemocratização.

Sua constituição não foi para rivalizar com as Entidades de Classes, especialmente a nossa Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nem a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), ou a  Associação de Advogados Trabalhista de SP (AATSP). nem ao Instituto do Advogados do Brasil (IAB), muito menos aos institutos científicos como IBCCRIM, IDDD e outros, mas para servir de elo entre tantas entidades do mundo jurídico.

O SASP ocupa uma faixa própria de luta, que trabalha junto com todas essas entidades, é um espaço de organização da advocacia assalariada, como também autônoma, que luta por suas pautas econômicas e sociais, mas, principalmente, na defesa das lutas políticas, pela Democracia e a defesa irrestrita do Estado Democrático de Direito, tendo a defesa dos Direitos Humanos o seu norte fundamental.

O SASP tem uma história rica na advocacia paulista, com grandes lideranças e seus presidentes depois da retomada da carta sindical: Amadeu Roberto Garrido de Paula; João José Sady; Valter Uzzo ; Ricardo José de Assis Gebrim; Carlos Alberto Duarte; Aldimar de Assis e Fábio Roberto Gaspar. Muitas outras figuras  históricas como Maria da Penha Guimarães, Vera Bueno, Sinvaldo José Firmo, Takao Amano, Eduardo Pizza, Aton Fon Filho, Sergio Augusto, Ana Lucia Marchiori, Gabriela Araujo, Luzia Cantal, Marcus Seixas.

A peculiaridade do Sindicato está na sua capacidade de interlocução com a sociedade e sua presença firme nos momentos  decisivos da história do Brasil. O SASP foi uma das poucas entidades jurídicas do Brasil a denunciar o Golpe contra presidenta Dilma e se opor ao impeachment, fez defesa irrestrita do Estado Democrático de Direito e de denúncia aos métodos fascistas da lava jato e do lavajatismo que contaminou o Brasil.

O SASP tem sua sede encravada no bairro Bexiga, na rua da Abolição nº 167, o que dá mais simbolismo nas lutas de resistência cultural, política, contra o racismo, defesa da diversidade sexual e dos direitos LGBTQIA+, contra o machismo, contra a aporofobia.

A sede do SASP abrigou, incentivou e deu suporte para criação de entidades como ANAN (Associação Nacional da Advocacia Negra), ABJD (Associação dos Juristas pela Democracia), UNEAFRO, foi decisivo para criação das comissões de Igualdade Racial da OAB/SP, de seus quadros saíram dirigentes da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, teve Diretores e Conselheiros Secionais em várias gestões da OAB.

O SASP é a principal entidade que incentiva o Bloco da Abolição, com os parceiros como a AATSP – Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo , ABJD São Paulo – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia , ADJC Nacional , Associação Nacional da Advocacia Negra Sindicato dos procuradores do estado de São Paulo, bateria do XI de agosto e Levante Popular da Juventude.

O Bloco tem um significado especial, para a região do Bexiga, polo de resistência cultural, política e popular de São Paulo. São mais de 10 anos de ruas no pré-carnaval de São Paulo, quando ainda tinha essa onda de Blocos, apenas a pandemia impediu os desfiles, no ano de 2023 foi a retomada e em grande estilo.

O SASP conseguiu nesses anos se reinventar como entidade política, com grande capacidade de mobilização, participação e integração com movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com quem fez várias ações nos últimos anos na defesa da Democracia, especialmente nas últimas eleições, sendo um parceiro na construção do Galpão do Armazém do Campo.

A entidade que acolheu a luta pela anistia e reparação dos direitos dos presos políticos, hoje luta pela Revogação das reformas trabalhistas e sociais impostas pelos governos Temer e Bolsonaro, foi de uma iniciativa do SASP que se criou o Revoga Já!

O Sindicato vai se recriando, incorporando novos elementos da lutas socias, políticas do Brasil, sendo polo de debates de Direitos Humanos, questões de gênero, diversidade e de igualdade racial. O SASP é a casa de Todos, Todas e Todes, de movimentos de excluídos, imigrantes e vulneráveis.

É dessa energia que se alimenta esse Sindicato, talvez seja sobre isso que o Presidente Lula falou, ele que foi um dos maiores dirigentes sindicais da história do Brasil.

Viva o SASP!

PS: Venha se filiar, participar das comissões e lutar conosco. no site do SASP

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post