17 de novembro de 2025

1 thought on “1461: Há Risco da Eleição acabar no 1º Turno? Civilização x Barbárie?

  1. A PREÇOS DE HOJE, não há porque temer uma vitória de Bolsonaro no primeiro turno. Seu crescimento é lento – em um mês, oito pontos em uma pesquisa com margem de erro de 2%. Já o de Haddad retrata que a transferência de votos de Lula ainda não acabou. Pesquisas com um dia de diferença têm mostrado crescimento vertiginoso que, se não é infinito, ainda não sinalizou sua assíntota, ao menos, não neste momento.

    Por mais que seja algo preocupante, o histórico das eleições presidenciais – muito mais inercial que as regionais – bem como a atipicidade do candidato de Lula – que não é candidato porque não deixaram – deixa a incógnita sobre a transmissão de votos Lula-Haddad.

    A distância de Bolsonaro para o segundo turno é de cerca de 22% – constante há cerca de um mês. Isso significa que, tanto os votos em Bolsonaro quanto os votos em Haddad estão vindo dos votos outrora “inválidos”, sendo que a dos votos válidos têm se anulado. Para que Bolsonaro ganhasse no primeiro turno, precisaria ganhar 11% em duas semanas, algo que parece improvável, principalmente no cenário em que Haddad ainda não alcançou a assíntota.

    Também é bom lembrar que Lula e Dilma sempre figuraram ao redor de 40% dos votos nas quatro eleições e nunca ganharam no primeiro turno. Bolsonaro apenas agora flerta com os 30%, e seu crescimento está longe de ser vertiginoso.

Deixe uma resposta