Voltando a nossa Música da Sexta, com Alceu Valença, ontem mudando de canal vi parte de um programa no canal BIS com o cantor pernambucano, com seu vigor e tiradas de humor cortante aos 67 anos, parecia um adolescente falando de vida, poesia e cantando no meio da rua, sem medo, ali ao lado das pessoas, foi uma coisa linda demais. Sorte que vai repetir o programa e vou gravar, para registro e guardar com carinho.
Alceu é uma usina de sons e ritmos, alegria de cantar e viver, ainda tenho na lembrança ao ouvi-lo em fevereiro de 1990 nos “Quatro Cantos”, na mítica Olinda, em pleno carnaval, ele cantava de tudo, frevo, coco, maracatu, repente, com uma energia e empolgação mexendo aquela multidão, num palco improvisado. De vez em quando ouço suas músicas, o sotaque carregado e marcante tão belo, tão doce.
Aquelas imagens me fizeram repensar a multiplicidade de cantos, encantos da música brasileira, a criatividade e os artistas tão genuínos e fortes, suas fontes de poesia e comunicação com seu público. O grande pernambucano, Alceu Valença, advogado e jornalista, que abriu mão das profissões para ser o poeta “vagabundo” a mais fiel tradução dos carnavais espetaculares de Recife-Olinda.
Fiquemos ouvindo e sonhando com Alceu.
Entrem no Site dele e ouça muitas músicas : http://www.alceuvalenca.com.br/
La belle du jour – Alceu Valença
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cYxj-zq4nIg[/youtube]
Alceu Valença – Bom Demais
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ppkCwf97VgA[/youtube]
Solidão – Alceu Valença
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lO1rFozHBZE[/youtube]
Prezados, venho pedir os créditos da fotografia que estampa essa matéria. A fotografia foi realizada na cidade de Ouro Preto, segue link do álbum: http://www.flickr.com/photos/marcelo_c/sets/72157624459702636/
Prezado Marcelo da Costa,
Posso usar a foto? Quando a peguei no google não havia referência do seu trabalho, por isto estava sem créditos, agora devidamente atualizados, se houver sua concordância,
Atenciosamente,
Arnobio Rocha
Tudo bem quanto ao uso, Arnobio.