10 de dezembro de 2025

0 thoughts on “1: 2: Presidencialismo à Francesa: Lula Presidente, Dilma Primeira-Ministra (2 – 2/2009)

  1. Maravilhoso texto Arnobio! Sua introdução histórica mesmo que breve, tornou o post muito mais interessante!

    A ministra Dilma é uma das mulheres mais fascinante e admirável que esse país produziu e certamente entrará para os anais da História não só como uma grande e competente gestora, como também uma perspicaz estrategista.

    E sem comentários para o nosso presidente! Um líder carismático, articulado, um visionário e acima de tudo um humanista! Certamente não faz milagres, quem conhece política de perto como você, sabe exatamente o que isso quer dizer! Todavia, ele com certeza tem muito mais compaixão e amor por esse povo tão sofrido e que foi por demais maltradado no passado, esse é seguramente o seu grande diferencial!

    O resto, bem, o resto são os jogos dos bastidores do poder, faz parte, ainda somos um país jovem e aprendendo a cada governo eleito o que exatamente queremos como nação justa, próspera e alinhada com o interesse da maioria e não de uma minoria. Que venham muitos mais “Lulas” nas futuras gerações!

    E aproveitando o embalo das análises políticas, gostaria de pedir como tema para um futuro post falar do papel do nosso vice-presidente José Alencar!

    Parabéns, vida longa e próspera ao seu blog que já está favoritado aqui!

    Grande beijo!

  2. Concordo com sua análise das fases do governo. Zé Dirceu no meu entender, principalmente no início do primeira mandato, foi o grande construtor da estrutura de poder do governo Lula. Imagine o que é alterar, após 8 anos de PSDB, as peças principais e secundários nos ministérios, secretárias, autarquias, estatais, etc… Isso despertou a ira dos mais diversos setores. Quanto a maneira de você enxergar a Dilma, como a grande primeira-ministra é perfeita.Abraço.

  3. Que bom ver o registro dos fatos históricos do Brasil, de forma objetiva e sincera.
    Não se preocupe com audiência ou pouco leitor. Te digo isso porque no meu blog fiquei no início frustrado pela pouca presença. Hoje não tô nem ai – meus filhos lêem, meus amigos e volta e meia dou uma passadinha por lá e revejo minha vida. Blog e Twitter pra mim serve tb como diário de vida.
    E as nossas histórias de vida merecem ficar registradas. Já adicionei seu blog como favorito. Abç fraterno e continuamos juntos.

Deixe uma resposta