Arnobio Rocha Esportes A Santíssima Trindade do Futebol: Pelé, Maradona e Messi!

2224: A Santíssima Trindade do Futebol: Pelé, Maradona e Messi!


A Santíssima Trindade do Futebol, eles estão muito acima dos demais.

Acompanho futebol desde a tenra idade, é a minha mais viva memória da infância: Jogar bola na rua e ler livros, as duas coisas que marcaram minha vida, não obstante, nem fui bom jogador, muito menos ainda escritor, sempre fui apenas esforçado nas duas coisas, palpiteiro, apreciador das duas grandes artes humanas.

O futebol é a poesia escrita com os pés.

O futebol também é quase uma religião, em alguns lugares é mais que religião, que D’Us me perdoe (se ele existir). E não é pela igreja de Maradona, mas pelo significado vital na vida das pessoas, a identidade cultural, de nação, pátria e povo. Então cria-se um panteão de divindades, deuses, anjos, querubins, santos e padroeiros, assim como reis, príncipes e delfins para se definir os maiores entres os maiores jogadores.

Nessa religiosidade do futebol, Pelé, Maradona e Messi, seriam a santíssima trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nessa ordem, Os três estão muito acima de quaisquer outros jogadores. Quer seja por suas marcas e quer por seus feitos em campo, que os tornaram incomparáveis, alguns se aproximam, mas não têm/tiveram a mesma luminosidade, eles têm a Epifania, a divindade .

No Brasil, uma das maiores plagas do futebol no mundo, Pelé, o Rei, tem nobres companhias, campeões ou não do mundo, tais como: Zico, Didi, Garrincha, Romário, Ronaldo, Leônidas, Sócrates, Falcão, Ademir da Guia, Tafarel. E mais uma centena de grandes jogadores que seria reis em vários lugares do mundo e aqui são apenas craques.

No lado Argentino, Maradona e Messi, partes do panteão maior, têm as companhias de Di Stefano, Valdano, Mario Kempes, Riquelme, Tevez, Passarella, Ardiles, Véron. Além desses, uma plêiade de grandes jogadores que encantam o mundo com sua classe e muita raça, um símbolo forte do que grande futebol argentino.

Aqui, nessa região do mundo, Brasil e Argentina, produziram os três maiores, olhando para além dos dois países, há gênios incontestes: Zidane, Platini, Beckenbauer, Lothar Matthäus, Paolo Rossi, Zoff, Maldini, Iniesta, Cristiano Ronaldo, Euzébio, Drogbar, Stoichkov, Yashin, Lato e tantos outros monstros do futebol, medo de esquecer de nomeá-los.

Quem é maior? Não há hierarquia na santíssima trindade.

 

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post