17 de novembro de 2025

0 thoughts on “154: Crise 2.0: Lendas do Fracasso(Paul Krugman) (Post 153 – 107/2011)

  1. Muito pertinente e objetivo o artigo do PK. Sugestão de uma nova TAG: Educação. Li há pouco um artigo do Cristóvão Buarque sobre o WISE (World Innovation Summit for Education) realizado no Catar, Emirados Árabes; voltamos à questão da educação como vetor para um novo modo de viver a Economia e a Dialética Política.

  2. Olha só, o Estadão traduziu errado ou distorceu, que absurdo! Achei estranho este trecho abaixo (pedia uma comparação!) e fui ver o original.

    A Suécia, com benefícios famosamente altos, tem um desempenho brilhante, um dos poucos países cujo Produto Interno Bruto é hoje mais alto do que era antes da crise. Enquanto isso, antes da crise, os “gastos sociais” – gastos com programas de bem-estar social – eram mais baixos, como porcentagem da renda nacional, do que em todos os países hoje encrencados.

    Agora, olhe a diferença:

    Sweden, with its famously high benefits, is a star performer, one of the few countries whose G.D.P. is now higher than it was before the crisis. Meanwhile, before the crisis, “social expenditure” — spending on welfare-state programs — was lower, as a percentage of national income, ***in all of the nations now in trouble than in Germany, let alone Sweden***.

    Ou seja, os gastos sociais eram mais baixos em todos os países agora com problemas “do que na Alemanha, muito menos na Suécia”.

    Isso me irrita demais no PIG, essas traduções mambembes.

Deixe uma resposta