Insights

 

 

Em fevereiro escrevi um post sobre sonhos (Sono, Sonhos e Fantasias), sua função na mitologia e a grande importância dele para humanidade. Os sonhos despertam nosso lado mais criativo, sendo muito comum que dele consigamos insights espetaculares, resolvendo problemas que, até então, pareciam insolúveis. Durante o sono, num estágio bem leve, de repente brota uma ideia mais que perfeita para algo que nos afligia.

Devo ter contado aqui, no blog, algumas destas ideias, soluções, que surgiram nos sonhos. Sempre trabalhei com análise, soluções e programação de centrais telefônicas, sistemas para telefonia celular, algo aparentemente repetitivo, mas não é tão simples assim, cada uma tem um segredo, uma combinação de rotinas. A experiência é fundamental para que estas rotinas sejam bem concatenadas, para que o resultado final sejaa o mais perfeito possível. Como qualquer atividade, sempre aparecia uns problemas bem complicados, que precisava de máxima concentração, principalmente abstração para resolvê-los.

Quando a coisa não andava, acontecia um processo bem simples, que deve ser comum a muita gente. Quando ia dormir preocupado e tenso com determinado problema, em geral, de trabalho, que tinha  passado horas, até dias, tentando resolver. De repente, em sonho, o problema era visualizado, mas de uma perspectiva que ainda não tinha olhado. Depois, acordava de sobressalto e a solução estava toda maturada. Linhas e linhas de programação iam aparecendo, quase do nada. Aquilo era sensacional, um prazer imenso tomava conta de mim.

Esta noite, mais uma vez, a coisa se repetiu. Depois de dormir tarde, vendo TV, estava exausto demais, dormi que nem lembrava mais de nada, acordei cedo, o despertador das meninas, ainda bem que não era meu dia de levá-las à escola. Voltei a dormir, não mais que 15 minutos, veio o maravilhoso sonho, um insight completo, detalhado de um problema que vinha quebrando cabeça desde quinta da semana passada. Naqueles mágicos 15 minutos, o sonho redentor.  Cheguei ao trabalho, em 30 minutos toda aquela aflição de solucionar algo complexo, fluiu com uma simplicidade.

Continuo a pensar que os sonhos são a melhor saída de todos os problemas, pelo menos para mim, eles funcionam de forma libertadora. É um mistério, sem dúvida, de como acontece este tipo sonho, não há padrão, mas quando vem, é uma sensação indescritível.

2 thoughts on “Insights”

  1. Admirável!!

    Já ouvi falar desses sonhos reveladores, resolutórios, criadores até e só posso ficar olhando ‘de longe’ e invejando… rs!

    Quem dera usufruir dessa espécie de ‘auto-psicografia onírica’, às vezes, prá resolver algumas “paradas”…

  2. Uma vez, na antiga Telesp Celular, o Arnóbio chegou com a solução de problema que resistia a muitos dias. Quando eu perguntei: mas Arnóbio, como você resolveu isso? Eu sonhei, me respondeu o Arnóbio com a maior naturalidade. Estava ali na minha frente um amigo com talento incrível e me fez lembrar a história do cientista Kakulé, que desvendou a fórmula da estrutura do benzeno com ajuda de um sonho.
    Grande Arnóbio!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: