Em Busca de um Caminho

Em Buusca de um Caminho (The Way)
Em Buusca de um Caminho (The Way)

Em Busca de um Caminho ( The Way) é um filme de 2010 que não me lembro de ter passado em cinemas ou que tenha visto em qualquer locadora, portanto não o conhecia, até ontem. Domingão a noite, fim de feriado, aquela angústia de começar mais uma semana de trabalho, não tem jeito vou buscando filmes, sem nem saber bem o que procuro. Eis que aparece, entre os filmes do Vivo Play, O Caminho, olhei o elenco, a família Estevez, já é um bom começo, mas o tema, viagem a Santiago de Compostela, peregrinos, sei não, duas horas de duração.

Na dúvida pus para rolar, mais em respeito ao velho Martin Sheen, nome artístico de Ramon Estevez, pai de Charlie Sheen, Emílio Estevez, uma família dedicada ao cinema, teatro e TV, com ótimos atores, diretores. Martin Sheen, além de excelente ator, ter feitos grandes filmes e ter estrelado a ótima série The West Wing, é ativista militante de várias causas sociais, o que não é simples nos EUA de hoje. O diretor, roteirista e ator, neste filme é Emílio Estevez, o filho mais velho de Martin Sheen, que também ótimos trabalhos.

A estória é simples, O Dr Tom, perde a esposa, seu único filho, Daniel, resolve abandonar o Doutorado para conhecer o mundo, mesmo com oposição do pai. Resolve fazer o caminho francês para Santiago de Compostela, logo no primeiro dia sofre um acidente fatal. O pai é chamado para reconhecer o filho e levar seu corpo de volta aos EUA. Ao chegar na pequena cidade francesa, Tom, vai receber o corpo do filho e seus pertences, a mochila de peregrino. De repente, ele, decidir continuar a jornada do filho, mesmo sem ter nenhuma preparação.

As imagens são belíssima, tocantes, em contraste com a dor imensa da perda, aquele homem com mais de 60 anos, sem esposa, filho, se ver numa verdadeira jornada, para encontrar um sentido para sua vida. A dor o torna mais amargurado, os peregrinos que se aproximam dele, são destratados, ele montou um muro em torno de si. Parece que o mundo todo e as pessoas são culpados por suas tragédias. Mas a longa caminhada vai mudando cada um dos personagens, a arrogante canadense, Sarah(Deborah Kara Unger) , a canadense arrogante. Joost(Yorick van Wageningen), o holandês bonachão e Jack(James Nesbitt), o irlandês, meio poeta, meio picareta, metido a escritor.

Esta trupe totalmente diferente, cada um com seus medos e traumas, vais se conhecendo, brigando, e principalmente vai se tornando humanos, com todos os defeitos que a alma humana tem, assim como toda a beleza que ela consegue se transformar. O filme é uma busca de redenção, um encontro, não ligado a religiões ou credos, mas extremamente espiritual, a doçura filtrada do fel da vida, uma metáfora do nosso cotidiano, cego e embrutecido.

The Way – Movie Trailer

Imagem de Amostra do You Tube

2 thoughts on “Em Busca de um Caminho”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: