Arnobio Rocha Filmes&Músicas Crisis? What Crisis?

970: Crisis? What Crisis?

Um capa que capta bem o momento do mundo em 1975.

Um capa que capta bem o momento do mundo em 1975.

Crisis? What Crisis? Este é o nome do espetacular álbum do Supertramp de 1975, uma doce provocação ao que se vivia no mundo, a grande Crise, que se iniciara em 1968, mas se tornou manchete em 1974 com o nome de “Crise do Petróleo”. O disco é para ser ouvido como uma obra única, composto por faixas aparentemente independentes, mas a sonoridade, os temas se interligam, o que no final torna o álbum perfeito e tão irônico para época, a transição que a música e a banda começam a passar.

O auge e a queda do rock progressivo coincidem com os anos da crise latente do mundo que explodirá de vez em 1974, e a aquela geração “Paz e Amor”, começava a ficar careta, o que poucos anos depois a levaria aos altos postos das empresas os Yuppies, individualistas e mesquinhos em nada lembrarão as “comunidades alternativas e coletivas” (O que será o “novo” de hoje daqui a meses? Afinal, nos anos de 1960/1970, precisou 12 anos, os de hoje, seguem a velocidade da Internet, mudam em dias ou horas). O reflexo da mudança será sentido por e em todas as bandas, o Supertramp não seria diferente.

Por isto gosto tanto desta obra, sempre que posso ouço e como me parece novo, recente, nada que possa pensar quase 40 anos de distância. Por outra, ouvindo-o nestes dias, ele casa muito, música a música, com as minhas reflexões sobre a vida, a felicidade e o que seria uma vida comum (“just a normal day”). A grandiosidade que a banda assumiria em contradição com os temas mais simples e tão caros ao homem.

É uma ótima forma de começar mais uma semana, ouvindo os mestres e nos deleitando com a fusão de ritmos, jazz, blues, rock e rock progressivo, tão despretensioso, mas tão belo. A Soapbox Opera de nossas medíocres vidas, pode se tornar bem mais leve e, deve ser, um dia descobriremos o real sentido dela.

Conforme o Wikipédia e “Todas as canções creditadas a Rick Davies e Roger Hodgson. Vocais por Hodgson, exceto onde estiver indicado”:

Lado 1

  1. “Easy Does It” – 2:18
  2. “Sister Moonshine” – 5:15
  3. “Ain’t Nobody But Me” – 5:07
    • Vocal principal: Davies
  4. “A Soapbox Opera” – 4:54
  5. “Another Man’s Woman” – 6:15
    • Vocal principal: Davies

Lado 2

  1. “Lady” – 5:26
  2. “Poor Boy” – 5:07
    • Vocal principal: Davies
  3. “Just a Normal Day'” – 4:02
    • Vocal principal: Hodgson e Davies
  4. “The Meaning” – 5:23
  5. “Two of Us” – 3:27

(Ouça aqui : http://www.radio.uol.com.br/#/album/supertramp/crisis-what-crisis/12545 ou aqui http://www.lastfm.com.br/music/Supertramp/Crisis%3F+What+Crisis%3F)

 

Poor Boy

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=mvFq31TLRGQ[/youtube]

A Soapbox Opera

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=_FjChwWu99o[/youtube]

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post