Arnobio Rocha Reflexões O que é a FELICIDADE?

968: O que é a FELICIDADE?


Pensar a felicidade,

Pensar a felicidade,

“eis que nos pinta a felicidade do sábio: dos templos serenos da sabedoria, contempla a seus pés a agitação dos homens, as suas inquietas, ambiciosas e egoísticas rivalidades; é simples e sem necessidades; estende-se à borda de um regato, à sombra de uma árvore, para se deliciar com o encanto e a paz da natureza; sabe que os cuidados não cedem ante o esplendor das águas, nem ante o poder e a magnificência terrestres; só a luz da razão os pode dissipar”. (Tito Lucrecio Caro – Da Natureza)

Cerca de duas semanas atrás fui almoçar com meu amigo Alessandro Nogueira, dia do aniversário dele, minha filha fazendo ENEM e ficamos por horas conversando. No meio do papo entramos em temas espinhosos, entre os quais a Felicidade e sobre a razão de se viver, nas imensas lutas para manter a dignidade e o que é ser feliz nos dias atuais? Aquela conversa ficou ali rondando minha cabeça, como digerir e escrever algo como forma de ampliar o debate.

O dia corrido de ontem acabou me trazendo de volta o tema do que é ser feliz, onde, tempo, condições, no meio da chuva um música pauleira acabei resumindo assim: “A felicidade pode lhe sorrir apenas tocando “Rock and Roll”, mesmo num dia ruim”.(Cinza de São Paulo e Rock and Roll). Depois disso a questão da Felicidade passou a me dominar completamente, fiquei ruminando e comecei a remoer um pouco mais,  procurando a Razão Lógica(ou não) sobre Felicidade, ouvi uma sequência enorme de músicas antigas, velhos boleros que são melancólicas, onde podemos mergulhar no oposto e pensar no fundamental.

Eis que me deparo com Santo Agostinho e uma formulação essencial em que diz que “o homem não tem razão para filosofar, exceto para atingir a felicidade”.(Cidade de Deus – Santo Agostinho). Imediatamente escrevi no Facebook uma frase para tentar provocar mais debates: O passado manda mensagens, o difícil é decodificá-las com os “olhos” do presente. Deve haver uma razão simples sobre a Vida e a Felicidade, né? Obtive uma ou outra resposta, mas o debate não se estabeleceu, parece que TODOS nós desejamos a Felicidade, mas não discutimos o que é, nem as razões de sermos Felizes ou Infelizes.

Em casa fui buscar um velho livro de Aristóteles – Ética Nicômaco, para lembrar de algumas formulações que lembrava de cabeça sobre a questão da Felicidade, mas queria um pouco mais de consistência para entender aquelas “mensagens do passado”. Como não tem como simplificar, resolvi recortar alguns conceitos e definições do grande filósofo grego, para aceitar a proposição de Santo Agostinho, vamos filosofar ou remoer antigas lições. Inicialmente, Aristóteles faz uma definição genial e genérica sobre Felicidade, para depois ir descendo aos vários conceitos associados ao principal.

Quem tiver paciência e vontade, acompanhe-me, nas longas citações comecemo com o escopo, proposto em diz, o mestre, que  “procuremos determinar, à luz deste fato de que todo conhecimento e todo trabalho visa a algum bem, quais afirmamos ser os objetivos da ciência política e qual é o mais alto de todos os bens que se podem alcançar pela ação. Verbalmente, quase todos estão de acordo, pois tanto o vulgo como os homens de cultura superior dizem ser esse fim a felicidade e identificam o bem viver e o bem agir como o ser feliz”.

Logo depois vai seguimentando o pensamento vulgar, do filosófico, sem entretanto menosprezar o primeiro, o que  “Diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade, e o vulgo não o concebe do mesmo modo que os sábios. Os primeiros pensam que seja alguma coisa simples e óbvia, como o prazer, a riqueza ou as honras, muito embora discordem entre si; e não raro o mesmo homem a identifica com diferentes coisas, com a saúde quando está doente, e com a riqueza quando é pobre. Cônscios da sua própria ignorância, não obstante, admiram aqueles que proclamam algum grande ideal inacessível à sua compreensão. Ora, alguns têm pensado que, à parte esses numerosos bens, existe um outro que é auto-subsistente e também é causa da bondade de todos os demais. Seria talvez infrutífero examinar todas as opiniões que têm sido sustentadas a esse respeito; basta considerar as mais difundidas ou aquelas que parecem ser defensáveis”.

Avança mais que  “A julgar pela vida que os homens levam em geral, a maioria deles, e os homens de tipo mais vulgar, parecem (não sem um certo fundamento) identificar o bem ou a felicidade com o prazer, e por isso amam a vida dos gozos. Pode-se dizer, com efeito, que existem três tipos principais de vida: a que acabamos de mencionar, a vida política e a contemplativa. A grande maioria dos homens se mostram em tudo iguais a escravos, preferindo uma vida bestial, mas encontram certa justificação para pensar assim no fato de muitas pessoas altamente colocadas partilharem os gostos de Sardanapalo”.  Sardanapalo é um Rei mítico Assírio que tinha na sua lápide a inscrição em que dizia: “Eu Sardanapalo, construi Anquial e tarso em um dia. Comi, bebi, vive em orgias. Todo o resto na vale isso”.

Os prazeres da vida não se constitui na Felicidade, sendo apenas parte dela, não a central, para Aristóteles, que intuia que “A felicidade é, portanto, algo absoluto e auto-suficiente, sendo também a finalidade da ação”. Logo a seguir vem a definir o que são estas ações, com as quais concorda “Outra crença que se harmoniza com a nossa concepção é a de que o homem feliz vive bem e age bem; pois definimos praticamente a felicidade como uma espécie de boa vida e boa ação. As características que se costuma buscar na felicidade também parecem pertencer todas à definição que demos dela. Com efeito, alguns identificam a felicidade com a virtude, outros com a sabedoria prática, outros com uma espécie de sabedoria filosófica, outros com estas, ou uma destas, acompanhadas ou não de prazer; e outros ainda também incluem a prosperidade exterior”.

Vem depois aprofundar a questão da Felicidade e Virtude dizendo que “Também se ajusta à nossa concepção a dos que identificam a felicidade com a virtude em geral ou com alguma virtude particular, pois que à virtude pertence a atividade virtuosa. Mas há, talvez, uma diferença não pequena em colocarmos o sumo bem na posse ou no uso, no estado de ânimo ou no ato. Porque pode existir o estado de ânimo sem produzir nenhum bom resultado, como no homem que dorme ou que permanece inativo; mas a atividade virtuosa, não: essa deve necessariamente agir, e agir bem. E, assim como nos Jogos Olímpicos não são os mais belos e os mais fortes que conquistam a coroa, mas os que competem (pois é dentre estes que hão de surgir os vencedores), também as coisas nobres e boas da vida só são alcançadas pelos que agem retamente”.

O que fica claro que a virtude pressupõe ação, não apenas contemplação, pois senão não é felicidade, o excelente exemplo da arte dos jogos olímpicos e seus participantes, não vence o mais belo e forte, mas aqueles que competem, ou seja, os que efetivamente agem. Sendo também a busca da nobreza outro fundamento essencial e “A felicidade é, pois, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo”. 

Mas de onde vem, ou surge a Felicidade? a isto responde Aristóteles que “também se pergunta se a felicidade deve ser adquirida pela aprendizagem, pelo hábito ou por alguma outra espécie de adestramento, ou se ela nos é conferida por alguma providência divina, ou ainda pelo acaso. Ora, se alguma dádiva os homens recebem dos deuses, é razoável supor que a felicidade seja uma delas, e, dentre todas as coisas humanas, a que mais seguramente é uma dádiva divina, por ser a melhor”. Mas uma vez conquistada “nenhuma função humana desfruta de tanta permanência como as atividades virtuosas, que são consideradas mais duráveis do que o próprio conhecimento das ciências. E as mais valiosas dentre elas são mais duráveis, porque os homens felizes de bom grado e com muita constância lhes dedicam os dias de sua vida; e esta parece ser a razão pela qual sempre nos lembramos deles”.

Para aquele distante Século IV A.C., nada mais genial do que se olhar para passado/presente e dizer “Em verdade, o futuro nos é impenetrável, enquanto a felicidade, afirmamos nós, é um fim e algo de final a todos os respeitos. Sendo assim, chamaremos felizes àqueles dentre os seres humanos vivos em que essas condições se realizem ou estejam destinadas a realizar-se — mas homens felizes”.

Por fim voltemos ao mestre Santo Agostinho que nos responde de forma brilhante a questão de onde tiramos a ideia de Felicidade “Não sei como conheceram a felicidade, nem por que noção a apreenderam. O que me preocupa é saber se essa noção habita na memória. Se lá existe, é sinal de que algumavez já fomos felizes. Eu agora não procuro indagar se fomos todos felizes individualmente, ou se fomos somente naquele homem que primeiro pecou, em que todos morremos, e nascemos na infelicidade. O que eu quero saber é se a vida feliz reside ou não na memória. Se a não conhecêssemos, não a podíamos amar”.

E para você, que me leu até aqui, o que é a FELICIDADE? Se quiser e puder deixe seu comentário, já peço a autorização para republicá-los em futuro post sobre a continuidade do tema.

 Save as PDF

7 thoughts on “968: O que é a FELICIDADE?”

  1. Solitamente associamos felicidade a conceitos complexos e empiricamente a “estados permanentes”.. mas acredito que seja um momento q os olhos brilham. Ah! E tantos outros em que as lembranças provocam risos de períodos q podem até terem sido difíceis quando vividos.
    Também o prazer do” labor et lavor”. O cotidiano q se tem, permeado pela emoção, lidando com quem e o q se gosta Aprender provoca certa paz mesmo na inquietação. Nesse ponto quero dar minha colaboração trazendo a baila o Candide de Voltaire, nos últimos parágrafos principalmente, um ser consciente de si e seu entorno , tempos de paz e o jardim.

  2. Felicidade é uma quimera. Meu objetivo é ter uma vida interessante , como sugeriu Contardo Caligaris. E a vida interessante inclui pequenos prazeres mas tb dores enormes. E não me furto a viver nem um nem outras. Belo texto.

Deixe uma resposta

Related Post

2279: Insone2279: Insone

Share this on WhatsAppIncerto, Inadequado inerte inaudito incompreendido incapaz inválido inacreditável intocado intimidado intocado inútil inatacável inviabilizado invisível introvertido inaceitável íntimo incólume invocado insultado inabalável insano intenso incrível insensível indolor