A Felicidade…É ouvir Tom Jobim

3
Tom Jobim: Poesia, Música, Filosofia e Felicidade dos Poetas.
Tom Jobim: Poesia, Música, Filosofia e Felicidade dos Poetas.

“E eu, que era triste
Descrente desse mundo
Ao encontrar você eu conheci
O que é a felicidade, meu amor”

( Corcovado – Tom Jobim)

Esta semana falei sobre Felicidade (O que é a FELICIDADE?), para buscar um entendimento melhor do seu significado, passado e presente, ou como levaremos ao futuro este conceito ou melhor a categoria filosófica. Os poetas, mais que até que os filosófos acham uma razão mais concreta e direta para usar a palavra Felicidade, ou, por outro lado, aquilo que eles escrevem, transformadas ou não em músicas e que podem nos tocar com tanta força que achamos que ali reside a força e a certeza de que a Felicidade se fez vida.

Como escrevi antes, num dia cinza, de trâsito e chuva, ao sair do congestionamento ouvi Led Zeppelin, Rock and Roll, aquilo foi libertador, me enchi de Felicidade (Cinza de São Paulo e Rock and Roll). Mesmo não tendo recebido os comentários para ir mais além para o texto sobre o tema, ele continua presente em mim, como diz, repetindo, Santo Agostinho de que “o homem não tem razão para filosofar, exceto para atingir a felicidade”. É isto que estou fazendo, brincando com poesia e filosofia para saber o que é Felicidade.

De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor”

( A Felicidade – Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

Lembrei antes do almoço de um trecho de Corcovado, uma das mais lindas canções de Tom Jobim e concluí que a felicidade é ouvir Tom Jobim, as suas músicas e temas, como conseguia burilar com rara maestria letras e músicas, sem dúvida a busca maior do poeta era a Felicidade, na apenas a sua, mas de todos nós que o ouvimos, pensamos e refletimos sobre o que ele nos conta, canta e encanta. Definitivamente entre os grandes, Tom Jobim, é o maior.

“Fundamental é mesmo o amor
É impossivel ser feliz sozinho”

(Wave – Tom Jobim)

A música de sexta é para agradecer aos meus ídolos e suas músicas, aqui partilhadas, hoje, meu agradecimento especial é ao mestre Tom. Aqui publico a minha preferida entre todas do Tom Jobim – Lígia, é a música que mais identifico com o Rio de Janeiro, quando estou na cidade é o que me vem à memória, e a sensação é de Felicidade que me completa.

Corcovado – Tom Jobim

Imagem de Amostra do You Tube

Antonio Carlos Jobim – Wave

Imagem de Amostra do You Tube

Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 12 – A Felicidade

Imagem de Amostra do You Tube

Ligia – Tom Jobim

Imagem de Amostra do You Tube

admin

Nascido em Bela Cruz (Ceará- Brasil), moro em São Paulo (São Paulo - Brasil), Técnico em Telecomunicações e Advogado. Autor do Livro - Crise 2.0: A Taxa de Lucro Reloaded.

3 thoughts on “A Felicidade…É ouvir Tom Jobim

Deixe uma resposta

Next Post

Crisis? What Crisis?

seg nov 11 , 2013
Share this on WhatsApp Crisis? What Crisis? Este é o nome do espetacular álbum do Supertramp de 1975, uma doce provocação ao que se vivia no mundo, a grande Crise, que se iniciara em 1968, mas se tornou manchete em 1974 com o nome de “Crise do Petróleo”. O disco é […]
%d blogueiros gostam disto: