Arnobio Rocha Reflexões Por Que Visitam o Blog?

788: Por Que Visitam o Blog?

 

 

Tem alguns posts deste blog que são muito procurados, nem bem sei por qual motivo, o certo é que vejo que continuam tendo visitas e comentários. Quando olho estes fatos, fico curioso em saber qual motivo desta procura, boa parte dele, se deve aos mecanismo de buscas(Google e Bing), alguém digita uma palavra/frase e coincide em cair num texto do blog, até aí, nada demais. Mas, em alguns casos é tão recorrente, que tinha uma enorme vontade de saber mais, pois em geral os pouco comentários, não ajudam a decifrar as razões.

Um dos maiores exemplos de acesso  é um velho texto O Prometeu Acorrentado – Resenha e Análise, que foi o 11º artigo que postei, em dezembro de 2009, era uma resenha escrita em 92, que tinha feito à mão, para um grupo de estudos sobre literatura. Escrevia alguns resumos para os debates, anotações, tópicos importantes para incentivar e encorajar os amigos para lerem o livro. Publiquei, aqui no blog , vários destes resumos, o próprio Prometeu, mereceu uma segunda versão( Mito de Prometeu e as religiões ), bem mais completa, mas esta não chega a rivalizar em acessos à anterior.

Mas, tem um post que acertei em cheio no título, que, devido a precisão dele, os acessos são constantes e surpreendentes, o post A Importância da Leitura na Formação Intelectual, tem sido muito procurado, desconfio, não pela qualidade do texto. Em dia normal, sem qualquer divulgação em redes sociais (Twitter e Facebook), vejo uma pancada de leitores ou curioso com o artigo, nem sei de suas qualidades, pois, mais uma vez, os comentários são poucos, o que nos deixa no completo escuro em conhecer a opinião dos que nos visitam.

Escrevemos em blog, em regra, nossos gostos literários, nossas influências, nossas ideais e aspirações intelectuais, sem dúvida temos desejos de saber sobre o que pensam sobre os nossos escritos, como podemos aprimorar aquilo que fazemos, a maioria dos blogueiros têm esta atividade como um bom passatempo, sem maiores pretensões, mas duvido que haja algum que não tenha vontade de ler a opinião dos que os leem. Este silêncio, numa época de tão grande interatividade é uma contradição, um completo mistério.

Vejo que, mesmo em grandes blogs, com caixa bem acessadas de comentários, a proporção de leitores vs comentaristas é ínfima, talvez nem importe tanto ao dono na página, que muitas vezes que a audiência, público, page views, mas no caso de um pequeno blog, artesanal, o retorno é fundamental, é uma espécie de retro-alimentação de ideias, quando não acontece, fica a sensação de vazio.

 Save as PDF

One thought on “788: Por Que Visitam o Blog?”

  1. Caro Arnobio, aprecio seus textos sobre economia, ideologia e literatura. Continue. Seu trabalho é consistente e fundamental. Abraço

Deixe uma resposta

Related Post