Origa – A Voz Melancólica

 

Olga ou Origa – Cantora Russa

 

O longo nome russo Olga Vitalevna Yakovleva, foi substituído pelo pequeno Origa, que é a pronúncia japonesa para Olga(   オリガ). Ao terminar a escola de música, com apenas 21 anos, a jovem,nascida na Sibéria, vai ao Japão para um estágio, com pouco tempo assina um contrato e já com o nome “japonês” a cantora e letrista russa, começa a se apresentar em Sapporo, em 1991. Lançando o primeiro álbum em 1993, de nome ORIGA.

Com uma incrível voz, cantando em russo e também em japonês, num contraste tocante, de idiomas tão melodiosos, é impossível ignorar e não viajar no som e melodia. Em 1996, quando morava no Japão, peguei por acaso o CD numa loja de usados e fiquei encantado primeiro com a capa, depois, mais ainda, com a voz, não tive dúvida, comprei e não parei de ouvir nestes anos todos. Descobri muitos outros trabalhos que ela vez depois, todos belos.

Uma combinação de melancolia, uma certa tristeza, que bate forte ao ouvi-la, talvez reflexo de sua origem numa região tão inóspita. Várias de suas músicas são usadas nos anime  japoneses em parceira com Yoko Kanno. Para quem não a ouvi ainda, segue algumas das músicas de que tanto gosto. Na música de sexta, hoje, russo e japonês de Origa/Olga.

We can hear your pulse by Origa

Imagem de Amostra do You Tube

 

Origa – Mizu no Madoromi

Imagem de Amostra do You Tube

3 thoughts on “Origa – A Voz Melancólica”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: