Arnobio Rocha Mitologia,Roteiros Deuses, Heróis e Mitos – Roteiro

Deuses, Heróis e Mitos – Roteiro

Zeus e Hera

Resolvi criar uma nova categoria no blog para abrigar os roteiros, para dar maior visibilidades aos estudos, posts, mais antigos que agora passo a organizá-los nestes posts com objetivo de facilitar tanto a leitura deles, como também consultar, além de alinhavar os caminhos que percorro na elaboração de determinados temas ou série, por exemplo sobre a Crise 2.0. Apenas desta série já são 123 artigos, mas dois roteiros gerias um no formato livro, outro de leitura básica, concisa e ampla.

Este novo roteiro será sobre minhas publicações de mitologia, especificamente sobre mitos, heróis e deuses, pois há um bom  material que se encontra em vários posts agora estarão reunidos aqui, tornando mais simples a leitura sequenciada ou não de cada um deles. Como publiquei roteiro sobre as tragédias, alguns destes personagens mitológicos serão encontrados lá, como Orestes, Prometeu, Édipo, mas era impossível não fazê-lo assim, pois, didaticamente, como objeto de estudo mais acurado, a forma que escolhe melhora a pesquisa. Fica o alerta.

Os deuses que retratei de várias formas, ou por post independente, ou de forma comparados, mas antes houve algumas definições mais gerais de como me interessei pelo tema, feita em artigos mais genéricos, que , em regra, fazem referência ao mundo mitológico grego.

  1. Cultura – O maior legado Grego
  2. Grécia: O eterno retorno
  3. A questão do Herói – Grécia sopra sobre nós
  4. Mitos da alimentação e sexualidade
  5. Reflexões gregas

Aqui há um caráter mais amplo de como me relaciono com a cultura grega, os aspectos perenes dela, que ainda hoje nos influência, de forma tão ampla, seus mitos, arquétipos. As curiosidades já valeria todo esforço do estudo, mas quando se consegue perceber o grau de herança que carregamos deles, fica mais fascinante ainda.

O estudo dos deuses, heróis, foram espalhados por diversos posts, inaugurado com o de Zeus, o pai dos deuses, que traz uma ampla referência de vários outros deuses, suas relações com eles, seus filhos e casamentos, terrenos ou celestes. Destes enlaces divinos vários heróis são produzidos e deuses, como Jasão, Eros, Narciso, Teseu, Perseu, Medusa, que são descritos, alguns de forma breve, outros mais amplo, mas buscando levar o panteão grego até os que me leem.

  1. Zeus Pai: O Deus Estado
  2. Jasão, Medéia e os Argonautas
  3. Eros e Psiquê – o amor eterno
  4. Perseu e Medusa
  5. Teseu – Pai mítico da Democracia
  6. Caos
  7. Narciso (sem) Eco
  8. Tirésias – Google Grego?

Há muito ainda a ser escrita, a publicar, vou escrevendo por impulso, às vezes pequenas anotações  ou mesmo inspiração momentânea, difícil passar para o blog os anos de leituras e maturação de ideias, cada post deste pode abrir uma janela na vontade de quem ler, mas ele jamais esgota qualquer tema, são pequenos flashes, oportunidades para despertar o desejo de ler e conhecer mais sobre um mundo que tanto nos legou, que dialoga conosco até em pequenas coisas, que, na maioria vezes, nem sabemos que vem de lá.

Fica claro, assim, porque uso tanto de imagens, conceitos do mundo antigo, a vontade de jogar luzes, iluminar caminhos, fazer com que os amigos possam desfrutar de prazeres tão grandes, de fazer comigo, ou por conta própria, estas viagens tão cheia de magia, paixão e humanidade. Espero contribuir, de alguma forma, para este acordar.

 

 

 Save as PDF

0 thoughts on “Deuses, Heróis e Mitos – Roteiro”

  1. _”são pequenos flashes, oportunidades para despertar o desejo de ler e conhecer mais sobre um mundo que tanto nos legou, que dialogo conosco até em pequenas coisas, que, na maioria, nem sabemos que vem de lá”.
    Inspirador meu caro Arnobio! Voltarei mais vezes a este post, para ser mais junto, um grande portal que se atravessa para novas descobertas. Lembrei-me do portão da entrada de Micenas com leões guardiões esculpidos nas pedras do portão
    http://maps.google.com.br/maps/place?um=1&ie=UTF-8&q=port%C3%A3o+de+micenas+grecia&fb=1&gl=br&hq=port%C3%A3o+de+micenas+grecia&cid=7109077104677843447&ei=EiujT5qCCZSm8QTm5rk8&sa=X&oi=local_result&ct=photo-link&cd=1&resnum=4&ved=0CAgQnwIoADAD

Deixe uma resposta

Related Post