Cultura – O maior legado Grego

 

 

 

Nossas ações estão nos deuses nos arquétipos eles na verdade são representação da nossa psique, nossa personalidade, por mais que nos achemos “modernos”, nosso ser continua meio animal… meio humano…não adianta Iphone, Ipod, Internet…a nossa mente continua lá na Grécia, nossos valores, conceitos, preconceitos, gostos, refinamento…cultura ocidental raramente há fenômenos em que não se tenha uma linha de pensamento que não venha da Grécia.

 

Eros x Afrodite


Nascimento de Afrodite

Eros

 

A dualidade amor/sexo já era definida na Grécia tinha dois deuses: um amor sexual, carnal, e outro o fraternal. Eros, o amor perfeito, fraternal… Quase assexuado, ou duplamente sexuado – Afrodite, que significa em Grego: Amor-do-Pênis o amor da ejaculação, do gozo, do prazer.

Afrodite é a personificação do sexo.. antes dela, os gregos só conheciam Eros e para eles todos os seres tinham os 2 sexos e copulavam entre si. A função sexual era apenas mecânica e reprodutora não havia beleza, leveza ou prazer carnal.

Eros o mais belo dos imortais nos é apresentado como Deus primevo, junto com Caos,  a Terra e o Tártaro. Ele vem para presidir os amores fraternos com função sexual ou não, mas fundamentalmente a idealização do amor, que incluía amor entre iguais, de mesmo sexo, numa versão posterior.

Quando Cronos decepa o pênis do Pai, Urano, da ejaculação nasce Afrodite, daí o nome Amor-do-Pênis. Mas isto não se dar num nível abstrato é a criação dos desejos, que uma sociedade que vivia, antes, apenas pra o trabalho e agora passa a viver também do prazer das artes da leitura do ócio E no ócio, tem coisa melhor do que o SEXO?

Então criativamente surge Afrodite a deusa do amor agora os seres não têm os dois sexos,porém para uma melhor aceitação das novas funções do sexo nada melhor do que uma explicação Divina.

 

Apolo x Dionísio


 

Apolo o deus da cultura protetor das artes, da engenharia, das construções, do homem que cria cidades e civilizações, age politicamente, usa da força para dominar a natureza e aos seus. Surge como fonte para o esplendor da alta cultura grega.

As cidades criadas, os templos, a lógica, a matemática inspiração do grande Apolo que vira uma espécie de primeiro-ministro de Zeus dando aos homens toda a criatividade para seu pleno desenvolvimento, é a ruptura com a sociedade matriarcal ligada umbilicalmente à agricultura, as deusas de amplos e fartos seios, da fertilidade dão espaço à cidade a beleza, as curvas o refinamento. O auge da alta cultura grega que se expande para Europa ocidental levando seus valores trazidos da Ásia e do Egito.

Deste florescimento cultural nasce Dionísio fruto da relação de Zeus com a mortal Sêmele, mas que vira deus pois foi gerado na coxa de Zeus,depois que Sêmele pede para ver Zeus em sua forma,mas a luz emanada dele a queima. Zeus salva o filho e o nutrirá em sua coxa.

Dionísio nasce e fica na terra, valores divinos desconhece, sua função é a alegria, as odes, a festa e o prazer. Incorpora ao mundo grego a poesia, o verso, o teatro e principalmente o vinho,daí o nome Baco.

Ele espalha para sociedade careta que não basta só construir cidades, templos, mas é preciso viver ter sonhos sem compromissos formais. As bacantes que suas seguidoras devotas vão levar a luxúria e os mistérios de Eleusis para as ruas e dar outro colorido ao mundo Grego.

Se Apolo representa a lógica, a forma apurada, o método, Dionísio no legará o ócio criativo, o teatro, a sátira. São irmãos que abriram ao homem ocidental a dualidade de sua alma, de sua psique. Compromisso, noção de responsabilidade e o outro lado prazer, desrepressão.

São apenas reflexões para os incautos e incultos que acham que o mundo nasceu na Intenet, que mal sabem que apenas, na maioria das vezes apenas repetem o que já se fazia há 2500 anos.

0 thoughts on “Cultura – O maior legado Grego”

  1. “São apenas reflexões para os incautos e incultos que acham que o mundo nasceu na Internet, que mal sabem que apenas, na maioria das vezes apenas repetem o que já se fazia há 2500 anos.”
    separar amor e sexo, é possível? ainda não tive coragem de pagar pra ver!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: