Arnobio Rocha Esportes Messi x Neymar – Os gênios da bola

Messi x Neymar – Os gênios da bola

 

 

 

Tenho alguns textos no blog sobre outra grande paixão da minha vida: Futebol, em particular meu Corinthians. Mas celebrar grandes gênios da bola é uma forma de celebrar a vida.

Romário:O Poeta dos Gols

Sócrates e a Democracia Corinthiana

A Tragédia do Sarriá: Brasil Arte 2 X 3 Itália Pragmática

Neto x Ronaldo: Obrigado “Gordinhos”

Futebol: Ronaldinho ou Messi do Barcelona?

Hoje os dois maiores gênios da bola são : Messi e Neymar. O pequeno argentino assombra o mundo com suas arrancadas, maestria e belos gols. Neymar, o mais novo príncipe da Vila, que já no deu, não um Rei, mas um Deus do Futebol, o maior de todos os craque: Pelé. Agora, nos apresenta este garoto espetacular.

Messi

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KG8xmixCvwc[/youtube]

Messi começou a jogar no Barcelona muito jovem, saído da Argentina com pouco mais que 12 anos e foi devidamente lapidado pela escola catalã. Conviveu com Ronaldinho, no auge, com Deco, e tantos outros craques que jogaram no Barcelona. De 2003 para cá não há time na Europa com mais craques e formação caseira que o time catalão. Sua linha de craques é quase que totalmente de suas categorias de base. Uma filosofia de como jogo o time principal, orienta a formação de baixo. O sistema de jogo, por exemplo, 4/4/2 ou 4/3/3, é repetido de cima abaixo, o que evidentemente facilita a adaptação dos que chegam ao time de cima.

Messi Surgiu em 2004 com 17 anos, logo, Ronaldinho Gaúcho o apontava como futuro maior jogador do mundo. Já em 2005 estava entre os titulares, assumindo o comando do time em 2006. Uma trajetória impressionante, que une: Eficiência, maestria, solidariedade, explosão e gols, muitos gols. Óbvio que ajudado por um time espetacular, com um meio de campo fantástico comandado por Xavi e Iniesta, facilita o pleno desenvolvimento da genialidade de Messi. Sem medo de errar, o argentino, já está entre os maiores jogadores de todos os tempos do Barcelona. Acredito que ele seja o maior formado nas categorias de base catalã.

Ponto negativo na trajetória dele é a seleção argentina, como optou por jogar na Argentina, ele pegou uma geração muito ruim, por enquanto, um futebol que decaiu muito, mesmo continuando formando grandes craques, mas que nunca formam um grande time. Messi, acaba se intimidando, ou isolado, não tenho certeza, prejudicando o seu excelente futebol. Neste quesito, 2014 pode ser decisivo, do ponto de vista global, o valor de Messi para a seleção argentina. Mas não esqueçamos que gênios como Zico, Sócrates, Falcão, Platini, Di Stefano não foram campeões mundiais com suas seleções, mas brilharam nela.

Neymar

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZG429cgz6ro[/youtube]

Neymar é um supercraque, de uma escola de formadora de gênios, o quase centenário Santos FC, é uma história à parte no futebol brasileiro, o surgimento de geniais jogadores lá é motivo de orgulho, inclusive para nós torcedores rivais. Pelé, o maior, nem preciso repetir, mas teve muito mais: Carlos Alberto, Pepe, Clodoaldo, Juari, João Paulo, Pita. Depois de um hiato, veio a geração maravilhosa de Robinho e Diego. Mas, sem dúvida, esta é melhor geração santista desde Pelé. Neymar e Ganso são o fino da bola, para quem curte, vê-los juntos é sempre certeza de que algo inesperado acontecerá.

Neymar foi jogado às feras em 2009, num time ainda irregular, mas ele já se destacava com apenas 17 anos. Em 2010 ele começa a se firmar, entender que a responsabilidade do time seria dele, a despeito da pouca idade. Ele não decepcionou, foi brilhante, mostrando categoria, energia e enorme criatividade. Ganhou dois títulos, mas ainda não era o “dono” do time, por uma burrice histórica não foi convocado para copa do mundo.

Agora, com 19 anos, “maduro”, Neymar teve em 2011, o ano de sua afirmação, toda e qualquer dúvida sobre seu imenso futebol se dissiparam, o garoto jogou tudo e mais um pouco, o Santos acabou campeão da Libertadores, com participação mais que decisiva do genial craque. Na seleção virou referência. Mesmo o Santos não querendo nada com o campeonato brasileiro, Neymar jogou sempre, brilhando intensamente, enchendo os olhos de que o via. Virou Craque aos 19 anos.

Messi x Neymar

Ambos chegaram ao patamar de craque com 19 anos. Ambos se tornaram decisivos para seus times com a mesma idade. Ambos tornaram os jogos de Barcelona e Santos como atração maior do que a rivalidade clubista. Hoje, Messi é maior, apenas por conta da idade, experiência, tempo de bola. Nada que Neymar não possa chegar.

Difícil apontar quem é melhor, meu coração brasileiro, pende para Neymar por um fator que falta em Messi, usar com a mesma habilidade as duas pernas, finalizar. Ambos devem o cabeceio. Messi é mais solidário, até porque joga num time de craques em quase toda posição. Neymar é mais solista, carrega um time nas costas, em particular pelos problemas de Ganso.

Neste domingo, dia 18 de dezembro estarão frente a frente, mas, para mim, o duelo deles se dará em 2014, na copa do mundo. Agora é uma preparação do que virá.

Reconhecer a genialidade e alegria de ver estes craques jogar é acreditar no futebol, na vida e na poesia.

 Save as PDF

0 thoughts on “Messi x Neymar – Os gênios da bola”

  1. Vou torcer pro Messi domingo,hahaha.Torcer pra ele fazer dois gols contras ser substituido e sair vaiado.No jogo só vai dar Ganso e Neymar.Se inverter os papéis e colocar Messi e Xavi no Santos Neymar e Ganso no Barça a dupla brazuca ganha de goleada da dupla Catalã.

  2. O Time B do Barcelona é formado pelas revelações do clube, que ficam ali aguardando a vez de serem chamados para a equipe principal. Joga na segunda divisão do campeonato espanhol e poderia ganhá-lo todos os anos. Mas não deixam: se o fizesse passaria para a primeira divisão, disputaando com a equipe principal, e isso não interessa ao clube. Assim, perde algumas partidas para manter seus jogadores em atividade e competitivos. Isso é uma fábrica de craques!

  3. E esse trio de Neymar Ganso Borges são imbativeis por isso vamos ganha do Barsa mas mesmo assim nunca vai deixar de ser um jogão só com craques e golaços e muitas fintas inesquesiveis vamos lá Santosssssssssssss pra cima deles Santos

  4. kkkkkkkkkkkkkkk vergonhoso, essa palavra não sai da minha cabeça, 4 X 0,colocou o santos e neymar (assim mesmo, no diminutivo) no lugar deles. Viva o futebol-arte, abaixo as toscas vaidades individualizantes.

  5. Neymar gênio da bola? vai se fuder rapaz! comparar neymar com messi ?neymar faz festa em cima de time da paraíba, quer comparar os 2? messi joga muito, não se joga em campo, não faz MALA, fala serio

Deixe uma resposta

Related Post