Arnobio Rocha Tecnologia O dom de iludir dos algoritmos

1935: O dom de iludir dos algoritmos


Os Algoritmos criam uma ilusão como realidade.

Você diz a verdade e a verdade é o seu dom de iludir
(Dom de Iludir – Caetano Veloso)

É inacreditável como a realidade se dissolve em “distração“, pequenas e certeiras manobras para que se olhe para o lado oposto ao que realmente importa, logo, se perde o fundamental, a capacidade de se cair em armadilhas é diretamente proporcional a de se criar polêmicas vazias, que não levam a lugar algum, quando se acorda, já foi.

Essas táticas sempre foram usadas em vários momentos históricos, nada novo portanto.

O que efetivamente há de novidade é que a internet, as redes sociais, potencializaram a repercussão dos fatos, assim como também aprimoram as suas manobras para que esses fatos sejam distorcidos, ou modificados a partir de intervenções controlados para desviar a atenção e tornar os resultados imprecisos ou inconclusos.

Ora, vejamos, se pequenos eventos podem se tornar enormes, com grande repercussão, muitas vezes superiores aos causados por uma notícia pela velha mídia seletiva, em outra mão, a internet, quem a controla, tem um arsenal de jogadas próprias de seus geniais algoritmos para que nada saía absolutamente do controle, mitigando ou mudando a qualidade do que efetivamente acontece.

Essa é o verdadeiro jogo de espelhos, de espelhamento de realidades, que o mundo virtual criou através de uma rede de atração, de imensas possibilidades, mas que raramente funciona de forma livre, coerente ou que possa, nem de leve, questionar o Poder Real, que se descola cada vez mais da maioria da população, quase uma miragem ou desconfiança de que este Poder, exista.

A “disputa” ideológica é cada dia mais secundária, a atuação é superestrutural, incapaz de explicar o funcionamento real da sociedade e quem efetivamente manda, de quem define o dia a dia de cada um de nós, sem exceção.

Agora sabendo detalhadamente sobre o que pensamos, desejamos, falamos e imediatamente oferecendo seus “produtos”, quer sejam mercadorias, ou algum bálsamo trazido por um novo guru qualquer, um profeta atualizado chamado de influencer ou youtuber.

Sigamos o espetáculo, do Coliseu ou do Facebook, quem sabe de um APP recém lançado, importante é iludir.

Você sabe explicar
Você sabe entender tudo bem
Você está
Você é
Você faz
Você quer
Você tem

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post

186: 200 Vezes aqui!!186: 200 Vezes aqui!!

Share this on WhatsApp    “Desta requinta-se outra inda mais nobreE intelectuais espíritos expressa, —E de suas funções faz que resultemSentidos, fantasia, entendimento,Cujo complexo constitui a vidaDonde emana a razão, essência