Arnobio Rocha Filmes&Músicas Siboney – Memórias de Circo.

Siboney – Memórias de Circo.


Vanessa Martínez, Bailarina do Circo de Madri. (foto site Qué! )

Vanessa Martínez, Bailarina do Circo de Madri. (foto site Qué! )

Ainda moleque, vadiando pelas ruas da pequena Bela Cruz, assistindo uma partida de sinuca, bêbados com suas pingas, as velhas vitrolas tocavam invariavelmente boleros, tangos, guarânias, todos antigos, sempre me pareceram antigos, nem sabia de onde vinham, mas aqui interpretados por Nelson Gonçalves, Trio Iraktan, Dolores Duran, Altemar Dutra. Aquelas cenas melancólica, triste, calava fundo na minha alma, sabia algumas letras de cor e salteado.

Algumas de tão tristonhas, mesmo sem entender o significado, envolvia minha alma num quase chorar, a música sempre me atraía à aqueles lugares, ouvia, saía, esquecia de tudo, jogava bola, mas depois voltava para escutar aqueles cantos de lamento, amores desfeitos, separações dolorosas, descrição de ambientes pobres e sofridos. Aqueles velhos cantores choravam as lágrimas do seu povo, refletiam sobre os mais simples e suas dores.

Havia também as músicas de Circo, aquela das bailarinas (quase sempre fora de forma, mas que nos deliciavam com suas poucas vestes), a música do trapézio, do equilibrista. Havia as músicas dos parques de diversões que chegavam na pequena cidade, algumas marcaram para sempre minha vida, quando hoje as escuto, parece que se abre uma janela com aquelas cenas, vejo-me ali, perto dos alto-falantes, solitário ouvindo.

Hoje ouvi Siboney, um clássico cubano de Ernesto Lecuona, de 1929, pode ser que tenha ouvido a primeira vez no bar da sinuca, ou no parque, mas com certeza era a música do circo, com o sax do Ivanildo ( O Sax de Ouro). Aqui na música da sexta, esta maravilha, que por coincidência “tropecei” nela no Youtube, hoje, quando ouvia Bebo Valdés e Chucho Valdés. É para chorar, agora de uma alegria perdida, daqueles verdes anos, tão fundamentais para minha vida.

Siboney – Bebo Valdes y Javier Colina

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fJ4PTL9ysZs[/youtube]

Connie Francis – Siboney 1960

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=mfPUldsrato[/youtube]

Eliades Ochoa – SIBONEY

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=eijoIxq0Gec[/youtube]

Ivonildo – Siboney

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Uube4o_5s5Q[/youtube]

 

 Save as PDF

3 thoughts on “Siboney – Memórias de Circo.”

  1. Amo essa música. Não consigo lembrar-mó do nome do Filme qual trilha sonora é SIBONEY. Tenho muitas tentativas frustradas tentando encontrar alguma sena que eu do filme mas nuca consegui. Por favor ajuda-me encontrarealmente. Obrigada.

Deixe uma resposta

Related Post