Arnobio Rocha Crise 2.0 A Podridão na Espanha

721: A Podridão na Espanha

 

 

Lixo se acumula nas ruas de Sevilha / Foto: EFE

 

Escrevi muito sobre a Espanha na série sobre a Crise 2.0, cheguei a publicar um roteiro ( Crise 2.0: Espanha em Chamas – um Roteiro ) que reuniu vários artigos que tinha o país como centro do debate. Para além da crise econômica, a estrutura de poder ilimitado que recebeu Mariano Rajoy, permitiu que sufocasse investigações sobre os escândalos bancários, em particular do Bankia, que jogou mais para baixo a economia cambaleante. Agora com o escândalo do financiamento do PP, não dá mais para esconder o caos.

Infelizmente não são apenas as ruas de Sevilha que exalam o mau cheiro do lixo que se entulhou aos montes devido à greve dos lixeiros. Em Madri a podridão que sai de Moncloa infesta a capital e o País, Rajoy tentou fugir, buscar uma agenda, digamos, “positiva” se encontrando com Merkel, que por mera coincidência, quando ano passado estourou escândalo do Bankia, a chanceler recebeu o Presidente espanhol e passearam de barco em Chicago, como se nada ocorresse na Espanha, agora foi em Berlim. Mas, Rajoy teve que ser constrangido na conferência de imprensa, nada se perguntou sobre a cúpula da UE ( ver Cúpula da UE Ou, Onde Os Verdugos Se Encontram), apenas o escândalo do PP, que pode lhe custar à cabeça.

A edição eletrônica do El País, ainda aberta, pois a maioria dos jornais fechou à leitura, estar coalhada de matérias que detalham o maior escândalo político em décadas, as vísceras do PP estão expostas, partido de extrema-direita que tem ligações com radicais religiosos. Uma anistia aprovado pelo atual governo para legalizar fortunas de empresas e pessoas que quisessem trazer de volta ao país que sofre uma derrama violenta de fuga de capitais desde julho de 2011, que atingiu mais de 40% do PIB. Porém, agora, se descobriu que a medida servia para o “consumo”interno do PP, seu ex-tesoureiro, Luis Bárcenas, repatriou 10,5 milhões de Euros, mas um erro contábil o denunciou, pois pagou a multa, com dinheiro de outra conta ilegal.

Vasto material de denúncias contra o PP e as ações de Luis Bárcenas, como a distribuição de fundo partidário ilegais, um caixa dois, alimentado por empresários que logo a seguir eram beneficiados pelo governo, desde Aznar ao atual. O jornal El País tem uma página eletrônica ( Caso Bárcenas ) dedicada ao entendimento do caso, nome dos empresários que participavam do esquema, os políticos que recebiam os fundos, tudo que coloca o governo Rajoy nas cordas, ministros atuais e os do Governo Aznar tendo que se explicar, tudo isto ajuda a piorar a já combalida imagem da economia espanhola, na segunda houve uma queda violenta da bolsa( recuperou em parte ontem) e do prêmio de risco.

O presidente da entidade patronal, Joan Rosell, chamou uma coletiva de imprensa, e desolado constatou, segundo o El País : “O presidente da CEOE citou exemplos de corrupção na Alemanha, Itália ou França: “Em cada país há”, disse ele. ”Na Espanha, neste momento tem sido um desastre, porque estávamos a melhorar nossa imagem externa e custou-nos muito. Não foi milagroso nem por mágica, mas um monte de esforço. E em um minuto, e tropeçou para baixo, tem sido catastrófico. ” (El País, 06/02/2013) . Depois continuou dizendo que “”A economia estava começando a se estabilizar. Em janeiro o financiamento das empresas vindo de fora tinha sido fantástico, a dívida pública também mudança tinha sido brutal e até há elementos positivos na economia real. Mas os últimos dias têm sido um banho de água fria “(El País, 06/02/2013). 

O veterano articulista José Maria Izquierdo em sua coluna “El ojo Izquierdo” , faz galhofa da mídia que tenta salvar Rajoy ( El aguerrido escuadrón “rajoysta” ) num determinado momento ele fulmina: “Jornalismo? lixo? Sim, realmente.Mentimos para espasmos? Leitores ultras mais? Bem, bem”. Ele demole a mídia dizendo que, os jornalistas  da Espanha preferem  “a Luis Barcenas no Ministério da Fazenda antes Rubalcaba mestre daMoncloa”. Alguém lembra de como se comporta a mídia do Brasil e seus desejos de Direita? Momento terrível da mídia em todo o mundo, o desejo dos patrões sobrepõem o jornalismo, acabou-se.

O caso da Espanha não é único, mas é didático, ela representava, junto com Portugal, o novo modelo de crescimento e desenvolvimento da nova Europa unida, com a crise, o fajuto modelo ruiu, o velho cabedal da Troika, via planos de Austeridade do FMI, foram aplicados, o que piorou ainda mais o país, mas numa toada de cegos continuam a insistir rumo ao precipício. Por sorte, ou azar, este novo escândalo pode afastar do Governo este grupo radical, quem sabe abra novas possibilidades. É o que desejamos para Espanha e seus trabalhadores e o povo que paga a dura conta.

Nada parece fácil, na Espanha e no Mundo, acompanhemos.

 Save as PDF

2 thoughts on “721: A Podridão na Espanha”

  1. Meu amigo, muito agradecida por trazer-nos tão importante informação e conhecimento. Até para valorizarmos mais o que somos e o que temos aqui. E para desejar que lá, também despertem, e parem de seguir os cantos de sereia dos senhores feudais do poder.

Deixe uma resposta

Related Post