Arnobio Rocha Reflexões Contagem Regressiva Para Cura

566: Contagem Regressiva Para Cura

 

 

Minha Vida, Meu Amor

 

Naquele dia, agora distante, 11 de junho de 2010, uma dura sentença recaiu sobre nossas cabeças, pois o diagnóstico era inequívoco, Letícia, minha filha mais velha, então com 12 anos e 9 meses, estava com Leucemia(mais detalhes aqui A Força da Cura). O choro e o desespero tomou conta de nossas vidas, intimamente abalados, sem saber que rumo tomar, ou de como seriam os dias, os meses e os anos posteriores. A saída era pesquisar para saber o que era o tratamento, quais as chances de cura, os riscos,  e como seria a vida dela e nossa a seguir. A confusão mental era imensa maquela sexta-feira, a noite, num hospital.

 

Logo no dia seguinte, aparece um anjo, uma médica, que nem sabíamos quem era, risonha, como se nada demais tivesse acontecendo, desembestou a falar, diretamente para minha filha, lembro-me das palavras: “Olha você tem uma espécie de câncer, é uma doença grave, mas que nós vamos combater. Você vai sofrer muito, me verá toda semana no primeiro ano, depois os encontros serão com um pouco mais de espaço de tempo. Mas se prepare, quando você achar que está boa, vou te dar umas bordoadas, para você cair,pois, só assim, seu corpo ficará forte e se curará”. E continuou a toada, mesmo com todos nós assustados: “Em duas semanas você estará sem menor sinal de Leucemia, mas ficaremos 120 semanas combatendo duramente para que ela nunca mais volte”.

 

Foi, simples assim, o recado daquela mulher, até então desconhecida de nós, mas que a vida pôs no nosso caminho. A Dra Maria Tereza Assis de Almeida, ou simplesmente, Teti, como prefere ser chamada. A ficha começou a ciar com o choque de realidade, cruel e certeiro, sem meias verdades, ou falsas expectativas. Óbvio, que o impacto maior recaiu sobre nós, os pais, a Lelê era apenas uma criança, uma mocinha, que tinha diante de si um “rito iniciático” selvagem. Mas cabia apenas a ela ser capaz de cumprir as tarefas hercúleas. A infinidade de sessões de quimioterapias, os exames de liquor, as injeções doloridas, conviver com a perda de cabelos e dos pelos, numa fase tão delicada da vida.

 

As complicações indesejadas dos dois meses iniciais em que ficamos internados no hospital, foi angustiante. Desde lá, com os primeiros resultados positivos, lá se vão dois anos e três meses, ou 27 meses, ou 825 dias, que são contados como por um presidiário. Ontem, durante mais uma sessão de quimio, uma notícia espetacular, com mais 4 sessões terminaremos o duro calvário. Mesmo depois de moída pela quimio, Lelê chegou em casa radiante, sorrindo, feliz, comemorando,pois, agora, contaremos nos dedos até primeira semana de dezembro, que nos libertará, vamos acordar do pesadelo. A vida voltará a sorrir para nós, principalmente para minha filha.

 

Daqui a 9 dias ela completará 15 anos, está toda empolgada, os cabelos grandes, o sorriso imenso, as marcas no corpo são superadas pela certeza que venceu com louvor cada desafio. Sua incrível determinação espanta, depois de passar horas a fio ligada à máquina se entupindo de drogas, noutro dia acorda antes das 6 e vai assistir aulas no colégio, depois , de tarde, vai ao inglês, muitas vezes volta de metrô, com sol ou chuva. Difícil encontrar as palavras para descrever a coragem e força desta menina, que sirva de exemplo para todos nós, que reclamamos até de uma unha encravada.

 

Viva Lelê, obrigado por tudo que me faz. Dra Teti, nosso anjo, jamais saberemos como agradecer. Amigos de dor e apoio, falta muito pouco para sair pulando de felicidade sem rumo por aí.

 

 

 Save as PDF

0 thoughts on “566: Contagem Regressiva Para Cura”

  1. O chão vai tremer no Brasil inteiro com tanta gente pulando com a felicidade de vocês, que é, também, nossa. Vai ser um grande #Lelemoto! Beijos na querida que está ainda mais lindona nesta foto.

  2. Que viva a vida, que maravilha…
    É muito bom ter boas noticias dos amigos!

    Parabéns, saúde e vida longa com muito sucesso, essa menina vai longe uma guerreira!
    Um abraço a toda familia!
    Fico emocionada

  3. Arnóbio,
    quanta felicidade!!!
    Tô aqui emocionada e radiante com essa grande notícia.
    Lelê é um exemplo para todos nós, e como está linda!
    A felicidade é o mínimo que ela merece.
    Mas com essa garra ela vai além, muito!
    Gde abraço,

  4. Com uma alegria imensa festejo essa vitória. Minha solidariedade à Lelê: que ela, assim como tenho feito, esqueça das dores e só se lembre das vitórias. Espero logo chegar lá também.

  5. Parabens e muitas felicidades, mas aproveito para dizer que talvez fosse bastante útil para outra famílias que se confrontam com o mesmo calvário se se colocasse aqui mais informações sobre essa médica, de onde é, que hospital, onde pode ser contatada, etc, etc

    1. Luis,

      A Dra Maria Teresa Assis de Almeida, ou apenas Dra Teti, é uma cientista das mais brilhantes, atende pelo SUS no Itaci( Hospital das Clínicas – USP), que é um instituto dedicado ao tratamento do câncer infantil. Ela também atende em grandes hospitais de São Paulo, para nossa sorte, um aluno/orientando dela estava no plantão do Hospital Santa Catarina e ela foi chamada para nos atender depois. Uma médica excelente, sem dúvida,

      Arnobio

  6. Arnóbio, que linda filha você tem!
    Olha, nenhuma notícia da semana, do mês, do ano me deixaria tão feliz quanto essa.
    Embora não tenha estado presente como deveria/ gostaria, consigo imaginar o que foi esse tempo todo da sua família e da Lelê – já tive caso em família, felizmente com final feliz.
    Obrigado por dar essa notícia diretamente ao nosso coração. Não passa pela razão, não passa pela pele, vai diretamente lá no fundo do coração. E, lá do fundo dele, quero te dizer que essa foi a maior vitória da vida de vocês.
    Um abraço enorme a todos.

  7. (Tinha escrito um texto grande, mas sumiu).
    Sua filha é uma coisa linda! Uma moça, já!
    Arnóbio, nenhuma notícia do ano poderia me deixar tão contente quanto essa.
    Nenhuma.
    O fato fala direto ao nosso coração, sem intermediação da razão ou da pele.
    Pula direto, lá dentro e dá uma dimensão nova da vida: esses são os momentos que nos dão certeza de que vale a pena.
    Um abraço imenso a vocês.

  8. Fica difícil verbalizar as emoções nesse momento. É uma mistura de sentimentos, emoções, a vontade de tá perto, de abraçar, enfim… Essa é uma noticia renovadora, que aumenta a vontade de estarmos juntos, acho que próximos 10 dias nunca foram tão esperados.
    Parabés Lê, parabéns meu tio querido, por formar uma família que nos momentos mais difcíeis se fez mais forte… Lê parabéns pela nova etapa prestes a se iniciar, a distância física nunca foi obstáculo para acompanhar sua luta, mesmo longe fisicamente, nossas orações, esperanças, sonhos, estavam e permanecem sempre com você.
    Essa noticia foi um presente não apenas para você, mas para todos nós, é o seu aniversário que se aproxima e nós somos abençoados por Deus com essa novidade.

    Abraço enoooooorme!!!

    1. Gleycy,

      Minha sobrinha linda, a primeira, nosso amor e xodó. Agora uma mulher linda e inteligente, com belas palavras, obrigado, por todos vocês, como nos ajudaram sempre.

      Beijos,

      Venha logo,

      Arnobio

  9. Minha amada sobrinha Leticia,esta noticia veio coroar todo sacrificio e determinçâo que marcaram estes dois anos e tres meses de provações,mas não tenha duvida que a fe em DEUS nos fez fortes para transformarmos as lagrimas em sorrisos!parabens!!!!!!!!!!!o aul seixas tem uma musica que gosto muito ,..tenha fe em Deus,tenha fe na VIDA,`´TENTE OUTRA VEZ´`

  10. Nobim,
    Você sabe que não existe maior felicidade para nós que amamos muito vocês todos do que saber que a Lelê já já estará livre desse tratamento pesado. Escolhi um verso de uma música linda que eu adoro para celebrar essa felicidade!
    Viver!
    E não ter a vergonha
    De ser feliz
    Cantar e cantar e cantar
    A beleza de ser
    Um eterno aprendiz…

    Ah meu Deus!
    Eu sei, eu sei
    Que a vida devia ser
    Bem melhor e será
    Mas isso não impede
    Que eu repita
    É bonita, é bonita
    E é bonita…
    TE AMO LÊ!!!

    1. Bené,

      Irmão, amiga, inspiração, amor de nossa casa, a Lelê ontem chorou emocionada com as mensagens, ama demais você e todos de sua casa. Obrigado por tudo, todas as vezes que veio nos visitar.

      Beijos,

      Arnobio

  11. Lele e nobinho é incalculável a emoção que sentimos que eatamos saindo deste pesadelo. Nunca esqueci daNOVENA DAS MAOS ENSAGUENTA DAS DE JESUS´, tinha certeza que o milagre aconteceria nãopor merecimento nosso mas pela fé que move montanha .SEI OQUANTO SOFREMOS mas depos da tempestade vem a bonança .DEUS É PAI.NA SUA INFINITA BONDADE CUROU NOSSA QUERIDA LETICIA.NUNCA é tarde para sermos felizes´. UM beijos a todos até 20 de setemboo par abraça-los . Dos avós que os amam. PEDRO e FATIMA

  12. Papai e Mamãe,

    Meus velhos amados,sei que sofreram em dobro,por serem ao mesmo tempo pais e avós. A angustia que nos abateu, os momentos difíceis, mamãe aqui no hospital conosco, abraçando amim e a neta. Mas estamos superando, o amor e a fé de vocês tanto nos ajudou.

    Beijos,

    Arnobio

  13. Que notícia maravilhosa! Graças a Deus, tudo passou e passará. E essa foto foi escolhida a deeedo, tá liiiiiiiinda! Lelê, já sabe, né? Quiser vir em Fortaleza pra gente sair, te apresento uns gatinhos! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Brincadeiriiiinha, Primooo! Parabéns pelos 15 aninhos e mais uma vitória! Beijo, Bruna, Tia Fatinha e Tio Batista :)

  14. Arnóbio, Mara e Leticia…
    Tudo que Deus faz é bem feito…imagino a felicidade de vocês nesse momento,pois ela é tão de vocês quanto nossa, sua família e dos amigos que vocês têm que acompanharam cada momento seja indo aí, seja aqui,lendo o que você postava, que fazia com que todos nós tivéssemos um só pensamento:LELÊ vai ficar boa, vai vencer a doença…Só nos resta agora comemorar…secar as lágrimas, pois a tempestade passou.beijos meus queridos e até dia 21/09.com amor Hermínia, Vida, Joyce e Júnior

  15. É uma alegria enorme ver um final feliz para essa dura história.
    Que essa família, já abençoada com muita luz, possa agora colher os frutos de tanta luta.
    Parabéns guerreira, vc venceu!!!!
    Beijo grande!

  16. oi nobinho que alegria festejar 15 anos com essa grande vitoria .SÓ DEUS ´E O AUTOR DA VIDA sabe quando suportamos o sofrimento e quando somos capazes de aceitá-los.MUITAS vezes ´ha esses fatos dolorosos para que unamos mais na fé na caridade e no amor mútuo. Siga em frente voce merece essa conquista .Beijos da mãe que o ama de coração. FÁTIMA

  17. NOBIM, MARA, LUANA E LETÍCIA

    AGORA QUE LI A SUA POSTAGEM. QUANTA FELICIDADE DEPOIS DA TRIBULAÇÃO!!!MAS SEMPRE FALEI CONFIA, A TEMPESTADE VAI PASSAR…E AGORA MEU IRMÃO É HORA DE AGRADECERMOS A DEUS O DOM DA VIDA DA LETÍCIA, OBRIGADA SENHOR POR SUA INFINITA MISERICÓRDIA!!!!LETÍCIA SAIBA QUE TODOS OS DIAS SEU NOME SEMPRE ESTEVE EM MINHAS ORAÇÕES!!!TÔ AQUI CHORANDO DE ALEGRIA. BJSSS

  18. Nobim que felicidade para todos nos que rezamos sofremos mas Deus e maior que tudo chorei do começo ao fim de alegria ,felicidade um cherao pra todos um forte abraço dos tios Pio eMarlene

  19. arnobio eatamos com Pedro juvencio que bom ele é uma joia .ok, ass: Fatima > Meu tio Nobim… estou aqui juntos desses velhinhos lindos, e mais uma vez lendo esse lindo e emocionante post. do senhor. Estamos ansiosos para dá aquele forte abraço em todos vocês. Beijão do teu sobrinho que te ama mto

  20. Que texto lindo…A gente (as amigas e amigos) que acompanhamos de longe todo esse sofrimento e ao mesmo tempo essa demostração de união, coragem e força só podemos ficar felizes com o fim desse calvário e parabenizar por essa passagem da vida que trouxe tantos ensinamentos… Pra alguma coisa a dor tem que servir…Parabéns!!! Que a vida venha com o melhor que ela tem pra dar!! bjssss

  21. Nesse bravo mar da vida,ventos fortes vêm nos atormentar,desanimar,afligir e nos mostrar o tamanho da nossa fragilidade como seres humanos. Deus muitas vezes nos deixa sofrer no meio da tempestade, a fim de provar a nossa fidelidade e amor por ele.
    Há um versículo na bíblia que diz assim: “Bem – aventurados os que sofrem a tentação; porque, quando forem provados, receberam a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.”
    Apesar de vários momentos de tristeza,essa situação serviu para unir ainda mais essa família,seja na presença física ou nas orações,o importante é que cada um de nós procurou dar forças,da maneira que nos foi possível e acompanhamos cada pequena batalha vencida,cada passo dado com firmeza por nossa pequena guerreira,de nome tão significativo (Alegria plena),nos mostrou que era possível deixar as dificuldades de lado e levar a vida sempre com um sorriso no rosto.
    Parabéns prima linda,que seus dias sejam repletos de amor e alegria,é tempo de festejar,desejo que seus sonhos se realizem e que Deus continue sempre agindo dessa forma tão especial na sua vida.
    Abraços para todos.

  22. Nobinho,
    Essa vitória é sua tb, pois sua dedicação é inenarrável, assim como essa palavra, pois sua força, assim como a Mara e Luana, foram fundamentais para a cura da Lelê. Estou muito feliz, e mesmo não podendo ir pra festa de 15 anos, me sinto lisonjeada por ter uma sobrinha neta tão linda e corajosa. Bjos, e que os anos vindouros tragam a bonança desejada a toda sua família.
    Tia Helaine

  23. Arnóbio e Mara,

    Queridos amigos,

    Foi com muita alegria que partilhamos do momento de extrema felicidade que foi a festa da Lele!!
    E é tb com muita emoção que junto com vcs fazemos a contagem regressiva para que a Lele seja considerada curada de uma vez por todas!!!

    Vcs são uma família de muita fibra!! Parabéns por tudo!!!

    Beijos
    Jéssica

  24. Nobinho,
    Que maravilha de noticia. Estou imensamente feliz e emocionada por saber que a sua luta e a da Le terminaram… Que Deus os abencoe sempre e proteja a sua familia linda. Voce e um super pai iluminado que me faz chorar de emocao todas as vezes que leio seus textos. Parabens e muitas felicidades amo vcs
    Tia Beth

  25. também tive câncer com apenas 5 anos e tive o privilégio de contar com esse anjo da guarda Dr. Teti ela realmente não existe nesse mundo é maravilhosa, profissional, estava indo muito mal meu tratamento quando ela entrou na minha vida tudo mudou pra melhor ….hoje tenho 25 anos e até hoje passo com ela…faço questão de lhe dar um grande abraço, pois nada nesse mundo pode pagar o tamanho do agradecimento e carinho que tenho por ela. Ela é iluminada por Deus.

    1. Cassia,

      Morrendo de chorar de emoção ao ler teu relato. Na próxima segunda, dia 3/12,minha filha, minha guerreira fará a última sessão de quimio, são 30 meses de intensa luta, mas jamais terei como agradecer o que a maravilhosa Dra Teti fez por nós. Parabéns por sua cura, em breve será a nossa,

      Arnobio

  26. Cara, estou aqui chorando que nem bezerro desmamado. Tenho 3 filhas e 4 netas. Um pequeno resfriado de qualquer uma delas me deixa doido. Um abraço em vocês que tem que aguentar demonstrando tranquilidade e um beijo nesta gracinha que brilha e brilhará muito mais.

  27. Esse mesmo anjo cuida do meu filho porém o câncer que ele tem não é Leocemia e sim Osteossarcoma estamos nessa luta tbém desde maio de 2014 e sinceramente não vejo a hora de sair gritando que meu filho está curado.

Deixe uma resposta

Related Post