Arnobio Rocha Reflexões Viaja é Viver – Parte II

Viaja é Viver – Parte II


Paris, e seus lugares incríveis – a vista da Sacré Couer de dentro do Orsay

Comecei a escrever sobre viagens e lugares, nem me dei conta do horário de que tinha compromissos, o post ficando longo, porque a cada lugar lembrado, vem outro, algum outro detalhe, exatamente a função da viagem, real ou no sonho, é encantar, tornar a vida diferente do comum, é você ir além da “estrada do barro”, que era o limite da rua em que nasci.

Ora, em 2017, Lua e Eu, fomos ao Japão, sabe-se lá porque, quando ainda era bem criança disse que não queria festa de 15 anos, mas que gostaria de ir ao Japão, fiquei intrigado com o desejo, mas o que se sonha, se sonha, tornar real é outra coisa. Os anos passaram, ela não esquecia, com a doença segunda leucemia da Letícia, não dava para planejar, então resolvi arriscar.

Depois de muitas pesquisas de roteiros de como chegar ao Japão, companhias aéreas por quais conexões, tudo complicado, até que consegui algo impensável, ir e voltar via Paris, com um dia na ida e outro na volta para passear por lá. O receio era de que a experiência em Paris fosse maior que a do Japão, mas valia o risco.

Nesses dois dias de Paris, ela e eu, andamos 49 km a pé, só no Louvre foram mais de 4 km, horas e horas, a vantagem era que a Lua tinha feito uma visita virtual, sabia a localização de todas as obras, as subdivisões, das direções internas. Além de ter pesquisado as ruas e locais em que deveríamos ir, para facilitar nossas andanças naquela correria.

Quase dois anos depois voltei a Paris com bem mais tempo, momento difícil com a morte da Letícia. Com mais conhecimento sobre a cidade, a visita foi bem mais intensa e agradável. A quantidade absurda de metrô facilita o deslocamento, entretanto, andar a pé é o maior prazer em viagens, olhar as ruas, se perder, se achar, para conhecer com mais cuidado.

A Pandemia limitou as viagens no mesmo estado, entre estados, e tornou ainda mais distante entre os países, só nos resta lembrar as boas coisas, revisitar na memória aquelas ruas marcantes de cada cidade, seus encantos, o que nos trouxe de prazer e o que nos traz de saudades.

Continuemos…depois.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post

384: Clareia384: Clareia

Share this on WhatsApp“Clareia manhã O sol vai esconder a clara estrela Ardente, pérola do céu refletindo teus olhos A luz do dia a contemplar teu corpo Sedento, louco de