Arnobio Rocha Política A Rebeldia Pessoal para construir a Resistência Política.

1798: A Rebeldia Pessoal para construir a Resistência Política.


Viver é um Ato de Rebeldia (Banksy)

Diante de todos os males que nos atingiram ultimamente, aqui não estou me referir aos meus fantasmas aqueles que doem na alma e de família. Declaro, sem embargo que, nesses últimos anos, o ato de viver com dignidade e esperança é um Ato de Rebeldia

E as nossas vidas, muitas vezes, se resumem a uma eterna reciclagem de sentimentos.

Vamos vivendo (ou revivendo) e buscando razões para sermos felizes, dos mais vagos aos mais nobres motivos, um jogo de futebol ou um campeonato inteiro, uma música ou a coleção completa. Nas situações de limites é que conseguimos enxergar com mais clareza sobre a nossa real natureza, na maior parte, é apenas uma doce ilusão e sonhos não realizados.

Volto a antigos escritos e me encontro mais uma vez na mesma reflexão de outrora. Depois de tanto percorrer caminhos, frequentar tantos lugares, viajar por muitos estados e países, conhecer maravilhas de variados locais e culturas, tive oportunidades incríveis de ser levado pelos mundos mágicos da literatura, do conhecimento formal, dos bancos de estudos, como se fosse acumulando títulos e honrarias intelectuais, mas o que vale realmente para vida?

Por vários fatores da minha vida pessoal acabei sentindo tantas pancadas que quase me derrubaram, ainda cambaleante, vou seguindo.

Obviamente as mudanças impostas pela realidade do país que tiveram consequências graves na vida de milhões, atingiram diretamente todo o cotidiano. Um duro recomeço, a confiança que se perde, as incertezas do porvir, enfim, um conjunto de fatos alheios à minha vontade.

Claro que me afastei das análises “polianas” de que era apenas um Estado de Exceção, em boa medida, pouco diferiam da formulação que “as instituições continuam funcionando”, só muda a graduação, uma visão de que em breve tudo “voltará ao normal”, como se esse imenso retrocesso fosse fácil de se recuperar, não será.

A criminalização da Política e a falência da Democracia é o Novo, em todos os cantos da terra.

Também não culpo ninguém, nem xingaria as pessoas comuns que lutam desgraçadamente pelo prato de comida, mas que acabaram iludidas pela imensa propaganda martelando na cabeça e acabaram ajudando de forma objetiva para que o Golpe e os Golpistas se impusessem, ainda que seja para os massacrar mais ainda e de forma cruel. Retirando seus mais basilares direitos, por que vou julgá-los?

Hoje se enfrenta todos os tipos de golpistas, em especial,  aqueles que sequestraram a Democracia e a Liberdade, com o poder de sua mídia, reforçados por uma horda de zumbis das redes sociais. Entretanto, a cada dia, vai se revelando o  verdadeiro caráter  desses calhordas, principalmente daqueles mais exaltados “contra a corrupção”, no fundo para esconder quem são e o que fazem de verdade, os exemplos se multiplicam.

É o caminho natural da vida e do tempo, para que um cure o outro, por mais que tenha pressa, o dia continuará tendo 24 horas, o relógio não correrá por nossa vontade e necessidade, urgência. Tudo virá ao seu tempo, longo ou curto.

É uma nota mental, escrita em voz alta, quase um grito, que reverbera no meu cérebro, e repercutindo pelo corpo.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post