Under Pressure

3
Queen: Mercure, Deacon, Taylor e May – capa do Hot Space(1982)

 

“Pressure pushing down on me
Pressing down on you no man ask for
Under pressure – that burns a building down
Splits a family in two
Puts people on streets
that’s o.k “.
(Under Pressure – Freddie Mercure/ David Bowie)

Uma música entra na minha vida como um acontecimento, senão, não. Então, quando chega aos meus ouvidos e ao meu coração se torna inesquecível, não foi diferente com Under Pressure, o ano era 1983, tinha chegado a Fortaleza, fazia poucos meses, nos fins de semanas, muitas vezes, ia para casa de uma tia muito querida, a tia Carminha, irmã mais nova de minha mãe. Ela tinha uma vitrola e discos espetaculares, no meio deles, “Hot Space”, do Queen, cujo carro-chefe era quente e dançante “Body Language”, que ouvia alto.

A última faixa, lado B, os mais novos não sabem, mas tínhamos que “virar o disco”, literalmente, o que dava preguiça, mas de vez em quando se arriscava, além do medo de mexer demais na vitrola, de arranha o disco ou danificar a agulha. Mas valia a pena, o disco do Queen era sensacional, mas aquela última faixa, merecia “furar” o disco. Difícil explicar o efeito de Under Pressure, a batida inicial, em crescente, a guitarra repete o começo como se fosse um erro, era um efeito diferente, aí o espetacular Freddie Mercure ataca forte, já anunciado que a pressão derruba no chão, divide família, as pessoas. Ok, não saquei do que se tratava, mas aquilo era lindo demais para ser entendido, por um imberbe.

Uns três anos depois houve um Rock in Rio, o maior e talvez o mais grandioso, cheio de polêmicas como os posteriores, mas é fato que foi maravilhoso, em especial o show do Queen, o grupo em plena maturidade, ali bem perto cantando por horas, Freddie Mercury, John Deacon, Brian May e Roger Taylor, um show apoteótico. Pouco tempo depois, o mesmo show se repetiu no majestoso estádio de Wembley, absolutamente lotado, os registros sobreviveram ao tempo e hoje pode ser conferido no Youtube, dá uma ideia do que era aquela banda especial, do que era capaz Freddie Mercure, grandioso, com talento enorme e carisma incomparável.

De tantos registros de “Under Pressure”, alguns com Bowie, outros com Queen, ou eles juntos, mas a música é grandiosa, pulsante, toca alto e fundo no coração.

” ‘Cause love’s such an old fashioned word
And love dares you to care for
The people on the edge of the night
And loves dares you to change our way
Of caring about ourselves
This is our last dance
This is our last dance
This is ourselves
Under pressure
Under pressure
Pressure”
(Queen – Under Pressure)
Imagem de Amostra do You Tube

admin

Nascido em Bela Cruz (Ceará- Brasil), moro em São Paulo (São Paulo - Brasil), Técnico em Telecomunicações e Advogado. Autor do Livro - Crise 2.0: A Taxa de Lucro Reloaded.

3 thoughts on “Under Pressure

Deixe uma resposta

Next Post

Alienação

qui out 10 , 2013
Share this on WhatsApp “Is this the real life? Is this just fantasy? Caught in a landslide No escape from reality Open your eyes Look up to the skies and see I’m just a poor boy, I need no sympathy Because I’m easy come, easy go A little high, little […]
%d blogueiros gostam disto: