O Doutoramento de minha Irmã

 

A orgulhosa mãe e a brilhante irmã

 

Este mês de julho tem sido pródigo em grandes acontecimentos familiares, encontros emocionados e de imensa felicidade. compartilhei aqui com vocês

A Ida – Saudades dos meus Pais

A Festa – Casal 70 – Meus Pais

A Despedida – Das Despedidas

este últimos dias, desde minha ida a Fortaleza para comemorarmos os 70 anos de meus pais, depois as várias festas, almoços e jantares na casa dos irmãos, regados a muita brincadeiras e recordações, momentos azeitados pela docilidade de minha mãe e pelo humor cortante do meu pai.

 

Logo na mesma semana uma de minhas irmãs, Benedita,  se preparou em minha casa para defesa de tese do Doutorado, então prolongamos as nossas emoções por mais uma semana, pois, de surpresa, meu irmão e minha mãe, resolveram vir acompanhar a defesa. Antes, Benedita e nossas famílias, nos confraternizamos, passeamos com os filhos, fomos a jogo de futebol, teatro, Simba Safari, claro, debatemos a tese dela. De alguma forma contribuímos para que ela se sentisse mais que apoiada, num momento tão importante.

 

A trajetória de nossa família, ganhou mais um novo contorno, um novo marco, com o doutoramento dela. Somos prova fiel dos novos ventos que sopram no Brasil. Nestes últimos 10 anos, todos os cinco filhos de Seu Pedro, o trollador e de Dona Fátima, se graduaram, Pedro e Eu, fomos os últimos, em especial Pedrinho, que voltou aos estudos com mais de 40 anos, praticamente junto com seu casal de filhos, que também são universitários. Pelo andar, ele se formará em dezembro, ao mesmo tempo que sua filha mais velha. Esta nova oportunidade que todos nós em casa desfrutamos, enchendo de orgulho nossos pais.

 

Minhas irmãs, as três são professoras, cada uma ensina nas esferas administrativas, a mais nova, Luciete, é diretora de uma escola municipal de ensino básico. A mais velha, Hermínia, dá aulas no Estado e no Município. Ambas são formadas em Letras e Pedagogia. A irmã do meio, Benedita, é Engenheira elétrica, mas se dedicou ao ensino técnico, na Escola Técnica Federal do Ceará, que depois virou Cefet, com introdução dos cursos de tecnólogos, sendo por fim se transformado em IF(Instituto Federal) com cursos de superiores. Ela fez mestrado, era coordenadora de ensino, dedicando completamente sua carreira à instituição, que ela e eu cursamos e tanto amamos.

 

Benedita, agora, abriu uma nova fronteira para todos nós, com seu Doutorado, não significa que a chamaremos de Dra Benedita, coisa que ela não quer, mas que será nossa referência, motivo de admiração e satisfação aos nossos pais e irmãos. Ontem, ela defendeu com tanto brilho, nos enchendo de lágrimas, minha mãe orgulhosa, meu irmão e eu, chorando de tanta emoção. Ao final a leitura do relatório da banca examinadora, declarando-a Doutora foi mágico, um marco dos novos tempos, que sabemos reconhecer, nas mudanças que o país passa e que agora agrega mais este título, não será em vão, ela honrará mais ainda o IFCE com seu conhecimento e dedicação.

 

A tese é extremamente pertinente ao Ensino Federal, pois consegue mensurar o acesso amplo e oportunidades a uma gama da população antes alijada do ensino superior. A ferramenta de análise do acesso/saída, mostra o quanto se avançou em apenas 10 anos, mas também mostra o tanto que se precisa fazer internamente, para congregar e tornar mais  profundo o aproveitamento do ensino. Espero em breve publicar e/ou comentar o trabalho que ela apresentou, depois das últimas revisões.

 

Parabéns à minha irmã, seu grande companheiro Giovâny, seus filhos Giovana e Vinicius. Aos nossos pais amados, por todo esforço com que nos criaram, no apoio aos nossos desafios, acreditando sempre em nós. O doutorado não é apenas um título, mas um estímulo para toda família.

0 thoughts on “O Doutoramento de minha Irmã”

  1. Sei muito bem o que voce esta falando ,sou Cearense e tambem me graduei no ano de 2006 estas oprtunidades antes não existia.enfim Parabens a familia

  2. Meu irmão querido,
    Mais do que qualquer título que possamos conseguir, nada se compara ao momento de estarmos juntos nesta empreitada. Obrigada pelo seu apoio e pela alegria de poder compartilhar junto com sua família esse momento glorioso. A surpresa de minha mãe e meu irmão Pedro e a presença constante de meus amados marido e filhos. Isso sim vale muito a pena! Sei que meu pai e minhas irmãs também estava comigo em pensamento e oração. Obrigada e beijos no coração.
    bene

  3. Nobim,

    Posso te dizer que foi mais um dos vários momentos singulares de puríssima felicidade que compartilhei com a minha Linda e meus dois diamantes.

    Pletora de Alegria.

    Fiquei extremamente orgulhoso e feliz por ter presenciado o doutoramento dela.

    Acompanhei de perto toda a história acadêmica dela. Sei de sua
    capacidade extraordinária para os estudos e da garra
    para enfrentar qualquer batalha(e foram muitas).

    Foi uma conquista mais do que merecida por toda a sua
    dedicação aos estudos, ao ensino, ao seu trabalho.
    Parabéns meu amor ! Você mereceu ter alcançado isto.

    Tenho o privilégio de conviver com esta mulher, que há 25 anos preenche a minha vida com muito amor e dedicação.

    Como chamá-la daqui em diante ? O Vinícius já sabe.
    Logo que terminou a apresentação, ele sem entender bem
    o que significava este “Doutora”, soltou a pérola,todo orgulhoso:

    – Mamãe, agora vou te chamar de Doutora Mamãe.

    Estou muito feliz ! Muito feliz !

  4. Parabéns Bené!!! Tive a grata oportunidade de poder conviver com vc e sua família, e sei exatamente da sua luta e geande capacidade, certamente essa conquista é uma consequência natural desse caminho trilhado com tanta dedicação e sucesso. Sou e sempre serei uma de duas fãs na vida!
    Bjsss

  5. OI Nobinho , Bené…é sempre um prazer ler o que você escreve tão bem, que muitas vezes me leva as lágrimas, sou orgulhosa de ter irmãos tão maravilhosos, esforçados e como sempre digo: ” Nobinho é um gênio”, suas palavras reafirmam tudo aquilo que acreditamos que a educação é o único meio de superação do ser humano.Somos frutos de pais que se preocuparam sempre com os estudos, prova disso é que sairam de sua terrinha para a cidade grande para nos dar oportunidades que seriam mais dificeis em nossa terra natal..
    Maninha parabéns!! É mais que merecida sua conquista.Um abraço

  6. Nossa tio cada vez que venho ler me emociono…Acabei de ler para o vô, pois ontem ele não estava contendo a ansiedade…Parabéns a minha Tia…

  7. A família está de parabéns e seus membros têm todo o direito de sentir-se orgulhosos pelo doutoramento. Os brasileiros também nos sentimos orgulhosos não só da nova doutora mas também da trajetória inspiradora de todos os Rochas. Grande abraço

  8. Bene , parabens Mina linda. Depois falsm que Loiras nao tem inteligencia…… Brincadeira Voce e e sempre foi muito brilhante e continuara sendo parabens Doutora sobrinha te amo muito.
    Nobinho, como semipre vc a brilhante com Seuss textos parabens par vc tb meu admiravel sobrinho

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: