Arnobio Rocha Filmes&Músicas Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo

2210: Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo


Racionais MC´s, o mais importante grupo de música saído das periferias de São Paulo.

Ei irmão, nunca se esqueça
Na guarda, guerreiro levanta a cabeça, truta
Onde estiver, seja lá como for
Tenha fé, porque até no lixão nasce flor
(Vida Loka – Racionais MC´s)

O documentário sobre a história do grupos Racionais MC´s, Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo (Netflix), o mais influente grupo de música saído das periferias de São Paulo, não é imperdível, é OBRIGATÓRIO, por vários motivos, a qualidade do som, as letras, a estética, mas os mais importantes são: Cultura e visceral.

Sim, é uma urgência para quem defende Direitos Humanos no Brasil, não tem como, sem conhecer os Racionais MC´s (Edi Rock, Ice Blue, DJ KL Jay e Mano Brown), ver o documentário é uma chance de entender a cultura da Periferia, dos Pretos e Pobres, a tríade da exclusão social, política e humana no Brasil e em boa parte do mundo.

A mensagem dos Racionais se transformou no grito das periferias de São Paulo, das situações de enfrentamento e genocídio estatal frente aos pobres e pretos, são mais de 30 anos de luta, consciência e protestos, de tentativas de desqualificar, criminalizar e domesticar a voz deles, sem sucesso.

O impacto do documentário é de um soco na cara, está tudo ali, mesmo para aqueles que acham que fazem alguma coisa pela luta em defesa dos Direitos Humanos, meu caso. Assistir é se emocionar e se sentir pequeno, afinal, nós, homens brancos, classe média, no máximo somos solidários/aliados, o protagonismo é completamente deles, a dor e morte rondando dia a dia, a luta pela elementar sobrevivência, pela dignidade e não morrerem sem razão alguma.

É grandioso, direto, poético e belo, a diretora Juliana Vicente, teve a sensibilidade de trazer para o “sofá da sala”, um retrato radicalmente forte e cheio de energia, vida, amor e esperança.

OBRIGATÓRIO!

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post