Arnobio Rocha Política Lula é a Força da Natureza e o Portador da Esperança do Povo!

2197: Lula é a Força da Natureza e o Portador da Esperança do Povo!


Lula e Jerônimo, em Salvador num desflie apoteótico.

Algumas vezes tratei da questão do Herói e dos mitos, em particular na Grécia/Roma, num texto mais completo sobre o tema: A Questão do Herói, é longamente visto debatido desde a definição do herói, de como surge e nasce o Herói, sua educação, seus ritos iniciáticos, seus feitos até suas gestas. como definimos neste texto que ” herói seria o “guardião, o defensor, o que nasceu para servir”.

A trajetória única o define, o que condiz perfeitamente de como eram vistos na antiguidade: Herói era um intermediário entre os Deuses e os Homens. Eram homens, mas sua extraordinária jornada os fazia parecer com deuses. Seus feitos eram conhecidos e celebrados pelos homens, suas falhas o tornam também humanos.

É quase impossível não enxergar em Lula todas as características típica destes seres mitológicos, sua riquíssima trajetória pessoal, desde o nascimento complicado, a mudança para São Paulo, seu rito iniciático, suas lutas, sua imensa transformação, a troca de nome “identidade secreta”, que o levará à comunhão com os seus. Os enfrentamentos heroicos que vão elevando mais e mais, até seu apogeu, maturidade, quando dirige seu povo.

Todos os feitos de Lula como sindicalista, líder das míticas greves do ABC, depois o homem que criou um partido no seio do povo, dos de baixo, liderou-o por várias eleições, até ser o primeiro Presidente de um país vindo do povo, que transformou o país de forma inacreditável. Lula ganhou o mundo, celebrado em qualquer ponto que vá no planeta, mas como qualquer homem, adoece, corre seus riscos, isto também faz parte de seu rito, da sua “dokimasía, do “conjunto de provas” por que passou esse espancador de trevas”.

O Presidente Lula foi amado e admirado neste país tão injusto, em que ele encarnou as esperanças de homens e mulheres, dos mais simples, daqueles que nunca tiveram vez e voz. Lula, com todas as contradições, fez um governo sabidamente voltado para os de baixo, as chances e oportunidades criadas, no meio de uma renhida luta de classes. Da imensa aprovação à perseguição implacável, que lhe leva à prisão injusta, por 580 dias, qualquer um ser humano normal, seria destruído, física e moralmente, perdeu a esposa, um irmão e um neto, sua imagem pisoteada. Nada indicava que voltaria, ele saiu maior, inocentado um a um dos processos, um novo amor e uma energia que não se sabe de onde, ou se sabe?

A compreensão do homem Lula vai muito além de nós mesmos, da Política ou filosofia, de nossos conceitos (preconceitos), partidários ou inimigos, pois, traz em si, algo de sobre-humano (mas não divino), maior, um lugar, como bem define Platão, um “intermediário entre mortais e imortais”.

Vê-lo saltitante como um garoto, em cima de uma caminhonete, aos 76 anos, sob sol escaldante ou na chuva e frio, cria uma imagem de espanto, como consegue, de onde vem tanto vigor e força? Uma campanha brutal, ruas e viagens, percursos duros, complicados, quase sem voz, mas Lula é uma Luz, uma estrela um astro entre nós.

Viva Lula, viva o Povo Brasileiro e seu grande filho!

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post