Arnobio Rocha Política 4ª Dose da Vacina – Viva o SUS!

4ª Dose da Vacina – Viva o SUS!


A importância do SUS e a necessidade sua defesa, todos os dias.

Hoje, 06.06, foi liberada a 4ª dose da vacina contra a COVID-19, para quem tem acima de 50 anos, aqui em São Paulo. Logo cedo me dirige ao posto de saúde da rua Santa Cruz, região da Vila Mariana, o mais próximo da minha casa, onde já tinha tomado as três doses, toda do laboratório Pfizer, agora, depois de exatos 6 meses, tomei a segunda dose reforço, vacina Janssen (Johnson & Johnson).

A fila era pequena, as pessoas felizes com a possibilidade de tomarem a quarta dose de imunização, num momento em que um novo surto da Covid-19, volta a assustar o Brasil e o mundo. Muita gente passou a se descuidar, muito em função da orientação precipitada dos governantes de abolirem a obrigatoriedade do uso de máscaras, essas continuam salvando vidas, pensem nisso, basta ver o crescimento dessa nova onda pandêmica.

É preciso ter consciência de que mesmo com o relaxamento natural, induzido pelos governos, a máscara, a higienização das mãos com água e sabão, o uso de álcool, não se aglomerar, continua sendo a maior segurança para vida, evitar uma doença que já matou no Brasil quase 700 mil pessoas, com mais de 30 milhões de infectados e reinfectados, as vacinas ajudam muito, diminuíram radicalmente o número óbitos, mas não decretaram o fim da Covid-19.

Infelizmente ainda há milhões de brasileiros e brasileiras que não tomaram, a segunda, terceira e quarta doses, enganados por uma propaganda canalha e negacionista de que não há mais riscos, o que não é fato. Milhares de internações, mortes e as sequelas pela Covid-19 ainda estão presentes, com vacina ajuda, sem elas, a vida fica por um fio, espalha-se a doença e produz mais mortes.

Importante reafirmar sempre e todos os dias, em todos os lugares a importância do Sistema Único de Saúde, o SUS, a maior e mais importante política pública do Brasil, um dos melhores sistemas em funcionamento no mundo, mesmo com todas as carências, e ataques ao SUS, ele foi o grande responsável por evitar que essa tragédia, não virasse um holocausto nacional.

O SUS foi atacado diuturnamente pelo governo Bolsonaro, seus ministros, por seus aliados no congresso, por governadores negacionistas e prefeitos. Ainda assim, o sistema é tão forte e eficiente que não pereceu. Novas investidas estão acontecendo, por sua privatização e entrega da saúde aos planos de saúde privados, estes usam e abusam do SUS, sem remunerar seus serviços, com a conivência dos governos.

Defender o SUS é uma obrigação, uma causa justa e humana, a Saúde faz parte dos Direitos Humanos e fundamentais. O Brasil precisa se organizar para não aceitar que as mãos sujas de sangue de Bolsonaro e seus seguidores, ataquem o SUS, que ponham em risco a sua capacidade de atendimento e sua missão humana e civilizatória.

Viva o SUS, Viva a Saúde Pública, Universal e Gratuita!

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post