Erundina e a Divisão da Esquerda.

A divisão que pode levar a direita a vencer em São Paulo.
A divisão que pode levar a direita a vencer em São Paulo.

De novo Luíza Erundina usará de seu prestígio do passado, bem passado mesmo, para ser candidata ao cargo de prefeita de São Paulo, agora pelo PSOL. Claramente irá dividir a Esquerda, num momento terrível em que nos encontramos no Brasil e no mundo. A opção dela é de uma irresponsabilidade extrema, pois não se trata de uma eleição qualquer, pois aqui se definirá o futuro da esquerda no Brasil.

A trajetória de Erundina, depois de 1992, é errática. Primeiro se insurgiu contra a direção do PT e aceitou ser ministra de Itamar, um fiasco monumental, que durou seis meses e um profundo desgaste para todos. Depois de não ter mais espaço no PT, se bandeou para o PSB paulista, uma espécie de sub-legenda do PSDB, que seguidamente apoiou os tucanos, culminando com o atual vice-governador, Marcio França, ser do PSB.

Erundina manteve uma áurea de esquerda, na sua atuação parlamentar, em que se equilibrava entre o distanciamento do governo petista com pesadas críticas políticas e defesas de bandeiras históricas de esquerda. Ao que pese que seu partido, em São Paulo viva no governo tucano nesses últimos 20 anos, com a conivência dela, sem críticas públicas, um silêncio ensurdecedor.

No último ano, saiu do PSB e namorou várias organizações (Rede, Raízes) até fechar um acordo com o PSOL, o velho sonho de ser novamente prefeita, talvez, tenha falado mais alto. O cálculo frio leva em consideração o desmoronamento do PT, ainda que Haddad faça uma boa administração, que pode se tornar uma nova referência para a esquerda.

Também não se pensa no flanco aberto à direita, pois seus políticos que são tradicionais candidatos (Russomano, por exemplo) podem se aproveitar dessa divisão e vencer. O risco de derrota de ambos é grande.

Muitos de nós esquece a trajetória recente de Erundina, como se ela continuasse aquela prefeita dos heroicos anos de 1980, não é mais, nem o verniz esquerdista do PSOL, dará esse corolário, não encobrirá os seus acordos de ficar no PSB aliado dos tucanos. Sua candidatura está a serviço da divisão, nada mais, talvez para eleger um par de vereadores do PSOL, nada mais.

Lembro de um texto que escrevi em junho de 2012 (A Gota D’água – O Lado Terrivelmente Humano), quando a mesma Erundina havia acertado ser vice de Haddad e pulou fora, pois não tolerava a aliança com Maluf, esquecendo que ela tinha várias vezes estado ao lado dele nas candidaturas tucanas ao governo estadual. Ali, quase nos empurrou para derrota, criando mais dificuldades ao inexperiente candidato, Fernando Haddad.

O texto continua atual, pois a fixação antipetista dela, não é política apenas, é, antes de tudo, psicológica, do meu ponto de vista, jamais ela vai superar essa mágoa eterna. Lá disse: “Infelizmente ou felizmente, não controlamos a vida e seus mistérios, mas podemos antever determinadas situações, esta é uma típica, que subestimamos o lado humano, emocional, irracional. Preferimos e acreditamos no racional, na superação, quase sempre isto não acontece. Nassif diz assim, sobre o caso : “foi terrivelmente individualista”, completo e corrijo: Ela foi terrivelmente humana”.

Terminei assim lá e vou repetir, aqui: Simplesmente não consigo ter raiva, apenas um vazio terrível. A vida segue…

18 thoughts on “Erundina e a Divisão da Esquerda.”

  1. Eu vinha até gostando da postura da Erundina enquanto deputada e em defesa da apuração dos crimes da ditadura mas dai quando vejo ela querendo se enfiar ou se meter novamente em SP acho que fez a maior besteira e vai se lascar pois o povo não esqueceu a zona que ela fez na cidade liberando tudo para os camelos e os perueiros que levou anos para ser resolvida e somente no governo da Marta meio que acabaram com as máfias dos perueiros ligados ao PCC…Até ai eu nem estava puto com ela…fiquei puto mesmo quando ela liberou até a zona azul para multar e acabou até com os 15 minutos de tolerância e não esperavam sequer descer do carro e entrar na loja e comprar …..PORRA, isto foi o maior absurdos que já vi por parte de um governo….E além do mais o Hadad até que acabou surpreendendo fazendo um bom governo embora não apareça muito na mídia golpista que somente divulga noticia ruim contra o PT e nunca as boas mas entre a Erundina e o Hadad ainda prefiro este e o PT não tem outro nome sequer para governador. A Erundina estava neste suposto partido socialista brasleiro que é de direita e somente agora embarcou no PSOL, ou deram carona para ela, mas já começa agindo mal neste novo partido pois o PSOL nem deveria embarcar nesta aventura….embora para eles vai ser um grande sonho em SP mas irão quebrar a cara. A Erundina no máximo é boa para deputada federal ou senadora mas para cargo executivo foi um desastre e perdida e sem rumo. O povo de SP não quer alguém com mero discurso de socialismo mas alguém que saiba gerenciar os problemas e resolver. Chega de zona em SP dona Erundina. Nunca mais.Ela só vai ajudar os partidos de direita ao dividir os votos da esquerda e com isto pode ser que nem um e nem outro leve. Que coisa feia ….

  2. o texto beira o levianismo (e a neofilia) , tentando dar uma característica atual a uma série de problemas das esquerdas…Erundina é um quadro qualificado, como o Hadad também o é, o fato de o PT só aceitar alianças a direita como exemplo atual Chalita, (canção nova, ala direita da igreja, simpático da opus dei), não é levado em conta. da mesma forma se pegarmos diversos munícipios e Estados, aqueles que são chamados de golpistas PR,PPS, PSD, PSDB, PMDB etc, consta na lista imensa de aliança do PT

  3. Arnobinho, louvo sua preocupação com a divisão de forças no campo da esquerda. O problema é saber o que é e o que não é esquerda nos dias de hoje. Não faço juízo de valor sobre o governo do Haddad, até porque não tenho informações detalhadas a respeito. Também não coloco Erundina numa redoma de vidro, porque no tempo em que vivi em Sampa o governo dela não conseguiu produzir coisa muito significativa, embora ainda se falasse em orçamento participativo. Hoje os candidatos sequer discutem a possibilidade de governos com diálogo permanente e participação efetiva da população. Mas me chama a atenção a aliança de Haddad com Chalita e algumas pontes com o PMDB. Será que o PT não aprendeu nada com o passado recente? Aqui no Rio, por vergonha ou falta de nomes, decidiram lançar Jandira Feghali (PseudoB), quando o nome mais forte na esquerda é o do Marcelo Freixo. Posso estar enganado, mas os candidatos do PT terão muita dificuldade nas próximas eleições. O partido deveria se ater à necessidade premente de rever sua política, apresentar uma boa chapa de vereadores e apoiar outros candidatos no campo da esquerda.

  4. Eu votei e voto no Haddad e gosto muito da Jandira concordo com o texto no sentido que essa divisão pode levar a direita ao poder em SP, o PT precisa se reenventar, renovar e fico também com um pé atrás com a Erundina.
    Lula deu um exemplo apoiando a Jandira no Rio.

  5. Me desculpe, mas fazer a crítica a Erundina chamando-a de errática num texto que claramente defende o PT e seu candidato Fernando Haddad chega a ser risível.
    A anos voto no PT, mas não reconhecer seus erros e não fazer a critica de sua trajetória é simplesmente aniquilar qualquer possibilidade de mudança. Usando o mesmo adjetivo que o autor usa para criticar Erundina, o que foi o PT que nesses anos de poder se não ser errático (passando de uma parte a outra) com suas alianças, fazendo-as com os setores mais conservadores e retrógrados do país? O que fez o PT com o aquilo que nos fez sonhar e ter a certeza da mudança rumo a um país mais justo? Não foi o PT errático (inconstante) com seus próprios princípios? Não foi o PT que escolheu uma militância “profissional” nas épocas de eleições preterindo a sua própria base? Não foi o PT errático (aquilo que não é fixo) com seus próprios valores se perdendo no poder?
    Cobrar coerência política da Erundina e responsabiliza-la pela fracasso da esquerda é responsabiliza-la por aquilo que veementemente não lhe cabe. Não foi a Erundina quem jogou na lata do lixo a real possibilidade de mudanças quando um trabalhador chegou ao poder. Acusa-la de dividir a esquerda e responsabiliza-la pela sua ruína é acreditar cegamente que o mundo conspira contra o PT. Mas o que mais me espanta nesse texto todo é a total falta de humildade daqueles que defendem a candidatura de Fernando Haddad em um momento que deveria ser uma reflexão mais silenciosa.

    1. Renato,

      Obrigado pelo comentário, infelizmente o amigo não leu meu blog antes, exceto esse texto, portanto não conhece as críticas feitas ao PT, inclusive ao próprio Haddad.

      Arnobio

  6. Gostaria de saber, qual momento erundina se propôs a apoiar o governo tucano em sp e maluf em determinados momentos? Embora seu ex partido PSB tenha feito alianças com tucanos, em alguns momentos, ela nunca defendeu abertamente isso. Aliás, até os criticou. Diferentemente do PT, que inúmeras vezes se aliou a grupos e partidos históricamente opostos para fisgar o poder (caso da aliança com PP de maluf, por exemplo). Erundina tem coerência na luta pela esquerda e tentar desqualificá-la seria sujar um dos poucos nomes honestos que temos no cenário politico atual.

  7. COM A LEI ATUAL DO “OU DÁ OU DESCE” SOMENTE LULA PODE SALVAR DILMA. E COMO ERUNDINA E O PSOL TENTAM CRAVAR PUNHAL NO PT. ERUNDINA QUER VOLTAR A CAGAR SOBRE SP. PT ou a esquerda não podem ignorar a constituição congressual atual com a lei do “ou dá ou desce” que foi usada contra Collor, que não deu e desceu, tentaram usar contra Lula mas ele deu, e não desceu, e agora usam contra Dilma que não deu e desceu, ou foi descida, e como Falcão e Tarso estão dando tiro no pé ou suicidando-se e agindo como coroinhas no monastério, ou igreja, e enterrando o PT, e a Erundina e o PSOL tentando cravar um punhal ou golpe mortal no PT, tanto no cenário nacional quanto aqui em SP onde ela tenta voltar a cagar sobre a cidade de SP, completando estes comentários analisando os cenários atuais da conjuntura política nacional, ou do “circo” atual.

    Depois de termos visto muitas postagens ontem apoiando uma suposta candidatura da Erundina e do PSOL para a presidência da Câmara, como um mero factóide ou ficção politica, um marketing eleitoral para ser usado sobretudo na campanha eleitoral de SP onde o PT e Hadad tinham a eleição praticamente ganha, mas agora com a jogada oportunista da Erundina e do PSOL, a velha direita pode faturar a eleição, resolvemos analisar a situação ou o “circo” que vivemos no momento.

    Parece que muita gente no PT tenta praticar um harakiri ou suícidio coletivo ou em massa parecendo cegos ou burros diante da realidade que vivemos no Brasil, sobretudo decorrente do fato das oligarquias ainda mandarem em tudo desde o golpe de 64, ou desde sempre, e o fato concreto de terem teleguiado o rascunho da atual Constituição congressual, e não Soberana e Independente que nunca tivemos, assim como nunca tivemos democracia de fato, e apenas faz de conta que temos, com todo este circo armado, mas valendo mesmo a lei maior que embutiram na Constituição que é a lei do “ou dá ou desce”, afora a cláusula do golpe para ser usada sempre contra a esquerda como já foi usado contra Brizola, embora graças ao apoio do PT, e das esquerdas atuais, e agora vem sendo usado contra o PT, Lula e Dilma.

    Chegamos a fria conclusão que de fato o Falcão foi quem detonou ou acionou o gatilho para o golpe contra Dilma e o PT, dando tiro no próprio pé, ao negar acordo já firmado para salvar o Cunha e com isto salvar a Dilma e o PT, enfim foi cego ou burro ao ignorar a realidade política que vivemos com esta Constituição ou a lei do “ou dá ou desce”, além da cláusula do golpe….

    Parece que o único que consegue ver um pouco mais neste meio do PT é mesmo o Lula, sobretudo após o Dirceu estar preso ou carta fora do baralho, e deviam deixar o Lula cuidar de tudo isto, sem ficarem interferindo ou atrapalhando como amadores ou sem uma visão política mais ampla como o Lula parece ter.

    O Lula pode realmente salvar ou trazer a Dilma de volta quando disse ontem que quem ajudar a trazer a Dilma, no caso na votação dos senadores, mas isto pode valer inclusive para os deputados, e o próprio Cunha no momento com a corda no pescoço e desesperado para se agarrar a qualquer tábua salvadora, ou boia, antes de acabar afundando, enfim o Lula disse que quem ajudar a trazer a Dilma de volta ele vai subir no palanque dele na próxima eleição, pouco importa se da direita ou esquerda, pois ele falou uma lingua que os políticos entendem ou ofereceu uma moeda de troca….

    Aposto que rapidamente depois disto foram consultar suas bases e se sentirem segurança de que a presença do Lula em seus palanques garantiria de fato as suas sobrevivências políticas futuras apostamos que imeditamente deixariam de se preocuparem com o Governo Temer e até mesmo com o Cunha no dia de hoje e mudariam de barco na hora….

    Afinal entre derrubar a Dilma e garantir apoio ao governo Temer hoje iriam preferir salvar a si mesmos nas próximas eleições garantindo seus futuros políticos.

    O Lula pegou no ponto fraco deles, ou acertou na mosca, na veia, foi direto no alvo da única coisa que realmente poderia despertar algum interesse e poder mudar algum voto de algum senador e fora isto não existe mais nada que possa deter o golpe em curso praticamente com todos dando como certo o afastamento da Dilma e a continuidiade do governo Temer.

    Podemos dizer que diante do que vemos a Dilma já estaria afastada pelo Senado e o Temer já estaria garantido quanto a continuar no governo….mas agora isto pode ser revertido com o Lula.

    Mas se a Dilma voltar de fato o Lula tem que assumir como primeiro ministro a frente das negociações políticas com o Congresso e isto também precisa ser resolvido para impedir que novamente tentem proibir que a Dilma possa nomear um ministro do governo dela o que nunca jamais vimos acontecer no Brasil mas aconteceu agora ….

    De nada adianta trazer a Dilma de volta se ela continuar isolada ou sozinha no palácio ou perdida e sem rumo ou sem experiência política….

    O Lula já poderia ter salvado a Dima e resolvido tudo quando finalmente a Dilma acordou e viu que estava ferrada sozinha, embora tenha acordado muito tarde, e já deveria ter feito isto muito antes, ao ter chamado o Lula para o governo para agir como um primeiro ministro o que até despertou alento ou esperança no Congresso….que não engole a Dilma de jeito algum pelo fato de ela nunca ter sido politica ou sequer vereadora, ser uma burocrata ou “trator”, uma executiva, enfim muito fraquinha mesmo ou poste do Lula agindo como coronel no partido e impondo ela sem ouvir ou consultar ou realizar mesmo ampla convenção no partido.

    Mas quem detonou a última tentativa desesperada da Dilma quanto a se salvar quando viu que a coisa estava realmente preta ou que estava com os dias contados ou condenada a ser derrubada?

    Quando as oligarquias perceberam a jogada rapidamente agiram e começaram a detonar ou impedir isto, a posse do Lula, e vieram ações tanto do PSDB ou “oposição” mas sempre agindo numa linha de extrema direita ou como bonecos ou fantoches maiores das velhas oligarquias, e entrou até o STF tendo a frente o maior fantoche ou boneco delas que foi o Gilmar Mendes e até o Moro entrou em cena, além das mídias e da Globo, e conseguiram impedir ou detonar a posse de Lula, algo que jamais eu tinha visto na vida, acontecer no Brasil, o fato de impedirem que um governo qualquer possa nomear um simples minisro, mas conseguiram até isto.

    Afinal quando vimos algum governo não ter o direito de nomear algum ministro e sendo impedido com ações vindas de todos os lados ?

    E quando logo em seguida vimos o novo governo golpista nomear diversos investigados na Lava Jato ?

    Agem com dois pesos e duas medidas pois agiram de uma forma contra Lula e Dilma e o PT e agiram de outro modo com o Governo Temer e mesmo em relação ao Cunha que até hoje nunca foi preso embora já tenham tentado, e tentam ainda, prenderem o Lula.

    E além disto este pode ser o momento para negociar com o grupo do Cunha e ao mesmo tempo derrotar o Golpe no Senado, trazendo a Dilma de volta, embora tenha-se que pagar o preço de salvar o Cunha mas e dai ?

    Trata-se de uma visão pragmatica e real, fria, ou da realidade.

    O Cunha existe e comanda a maioria da Câmara e não adianta fingir que ele não existe ou tentar atropelar ele ou ignorar, pois até agora quem na verdade acabou dando o troco foi ele e não a Dilma ou o PT.

    Ele estava acuado e tentou negociar apoio do PT para se livrar da Comissão de Ética, algo normal neste meio político que vivemos e nada surpreendente, e tinha conseguido já apoio do PT na Comissão, mas graças aos coroinhas do PT tendo a frente o Falcão e o Tarso, parece que trancafiados num monastério ou igreja, detonaram o acordo e recuaram e deu no que deu, ou o Cunha para se vingar abriu o processo para o golpe.

    Parece que somente existe esta saida para o PT ou a Dilma continuar no governo federal que seria unir forças com a turma do Cunha e do que adianta tentar este discurso moralista contra o Cunha querendo a cabeça dele e quanto a isto ficando do lado da Globo ou das oligarquias que querem ele fora do caminho para abrir caminho para o PSDB abocanhar novamente o poder comendo pelas bordas o fraco governo Temer, e dando outro tiro no pé, ao ficar do lado de quem mais tem detonado o PT que é o PSDB e CIA, que sempre foi o maior inimigo, mais até do que o próprio Cunha ou o centrão ou grupo dele?

    Ou pior ainda ficarem do lado de outra fantoche, e oportunista, sendo usada no momento pela velha direita apoiando uma suposta candidatura da Erundina a presidencia da Câmara pelo PSOL, mais como circo ou pano de fundo para dividir ou enfraquecer ou detonar mesmo o PT de vez, enfim acabar de cravar uma faca no PT, tanto no Congresso quanto nas eleições de SP puxando o tapete do PT e Hadad numa eleição praticamente ganha?

    A entrada do PSOL e da Erundina na disputa da Câmara coloca o PT numa sinuca de bico, embora já estava com rumo equivocado de apoiar candidato do DEM/PSDB, dando corda para esta gente comer pelas bordas o Cunha e o fraco governo Temer, e exercer o poder de fato nas barbas do governo Temer como fizeram nas barbas do também fraco ou alienado governo Itamar que não viu ou fingiu que não viu toda a jogada para o bando do FHC dar o bote e chegar ao poder?

    A candidatura da Erundina também coloca uma cunha diante de alguma alternativa ou tentativa de aproximação com o grupo do Cunha para a Dilma voltar e portanto também ajuda a cosolidar o golpe contra Dilma, sendo mais um tiro no pé.

    O PSOL claramente tenta roubar a cena ou o lugar do PT no momento de forma oportunista pois tenta a nível nacional conseguiu apoios da velha direita, algo que o PT sempre fez nestes 12 anos de governo federal, mas que agora parece querer evitar isto ou virarem “santos” ou querendo ou permitindo que o partido seja recuado para vinte anos antes do Lula chegar de fato ao governo ou antes do Dirceu construir tudo tendo ao final o dedo do Duda Mendonça? Enfim voltar a ser um pequeno partido?

    O primeiro alvo da ação do PSOL com Erundina como candidata na Câmara além de jogar mais lenha na fogueira quanto a impedir ou detonar o apoio do PT ao candidato do Dem/psdb, ajudando o candidato do Cunha a ganhar, e covenhamos que talvez apoiar o candidato do Dem/PSdb seria mais tiro no pé do que apoiar o do Cunha, mas o maior objetivo seria detonar a vitória quase certa do PT e Hadad em SP com o lançamento também da Erundina como candidata a prefeita querendo voltar a cagar sobre a cidade de SP.

    Então o recado curto e grosso ao PT : deixem de serem burros ou tapados ou otários senão serão comidos mais rapidamente ainda pelas velhas olgarquias agindo em todos os cenários no momento e devem ter dado um jeito até para a Erundina saltar de paraqueda do partido de direita onde sempre esteve, o suposto partido socialista brasileiro, de direita, e isto somente existe no Brasil, com a desculpa da posição do partido na votação do golpe, caindo no colo do PSOL, mas agora aparecendo como candidata em SP, e tentando detonar o PT não somente em SP ferrando com a vitória certa do Hadad, mas inclusive no Congresso neste momento e por tabela acabando de enterrar as chances da Dilma de vez ou consolidando o golpe na votação final do Senado?

    Antes dos comentários sobre a alegada candidatura da Erundina e do PSOL na Câmara, e também querendo ser candidata a prefeita de SP, querendo voltar a cagar sobre a cidade de SP, que segue adiante, vamos aproveitar para incluir outro texto que escrevemos agora a noite e pretendemos postar nos grupos , dando uma pitada de um olhar diferente neste cenário político ou circo que vemos e vivemos para todos os lados nas mídias e nas redes sociais e nas ruas, com o falso moralismo, ou pura hipocrisia e farisaismo, que vemos sendo praticado em nome de um “combate” contra a corrupção como se os 99 % dos brasileiros além de supostamente “cristãos” fossem todos santinhos, honestos, anjinhos, bacanainhas, lindinhos, coitadinhos, vítimas, bacaninhas, etc., como se o povo não tivesse eleito tais políticos ou governos nos planos municipais, estaduais e no federal, e sim que algum alieligena ou os ET´s tivessem colocado esta gente onde estão no momento.

    Vamos cair na real e acordar ou deixar a ficha cair. Não existe “santos” neste Brasil que vivemos, mas vamos ao texto de agora a noite:

  8. CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE DIZ O ESPÍRITO E CORRUPÇÃO É UM CARMA COLETIVO NACIONAL E NINGUÉM AQUI É “SANTO” .

    Já que falam tanto na corrupção atualmente lembrei de um vídeo com o Espírito do Pai Joaquim de Aruanda, através do médium Firmino, de São Carlos, e acabei de ouvir ele novamente confirmando que trata-se de um carma nacional que todos tem que passar, ou corruptos e corruptores, e mesmo o povo que se acha santinho ou bacaninha, lindinho, coitadinho ou vítima disto tudo, enfim fica como vemos no face e nas mídias e para todos os lados acusando ou querendo julgar e condenar mesmo os corruptos, como se não tivessem nada com isto acontecendo no Brasil, e na VERDADE CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE, diz o espírito.

    Quem não merecia estar aqui no Brasil neste momento e neste planeta nem estaria aqui, ou estariam em outro país ou então em outro planeta.

    Este espírito quando me falaram pela primeira vez faz alguns anos, e comecei a ouvir, tomei um choque ou susto devido a sua visão radical de tudo mas revelando profundo conhecimento do Espiritismo inclusive citando muito o “O Livro dos Espíritos” do Kardec.

    E como é completamente diferente a visão que temos neste e deste mundo, vivendo nas ilusões da matéria, e a visão dos espíritos ou de Deus, fora daqui, ou do outro lado, ou nos mundos paralelos.

    Recordo de um vídeo chocante quando ele diz que Deus manda tudo a este mundo inclusive os bandidos, os corruptos, até os estupradores, e tudo são provas e quem sofre sofreu exatamente porque tinha que passar por aquilo, merecia, senão Deus não permitiria.

    Enfim Deus não permitiria estarmos passando por esta situação de enorme corrupção se não merecêssemos passar por ela para evoluir ou superar alguma coisa do passado, e no mínimo nas vidas passadas já não fomos lá uma flor que se cheire ou fomos corruptos também e na verdade mesmo olhando nesta vida parece bem falsa a imagem que vendem de que todos seriam honestos, santinhos, lindinhos, bacaninhas, coitadinhos e vítimas dos governos corruptos mas que na verdade são eleitos pelo povo…

    Mas chega de papo e vamos ouvir o vídeo para entender melhor tudo isto.

    Pai Joaquim de Aruanda – “Corrupção”

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=acHicNYySjw&w=420&h=315%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=acHicNYySjw

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  9. Vamos até copiar link do filosofo Karmal falando sobre isto :

    ‘Não existe país com governo corrupto e população honesta’, diz historiador
    Declaração foi feita pelo historiador da Unicamp (SP) Leandro Karnal.
    Para o especialista, a ética deve começar pela família e pela escola.

    http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2016/05/nao-existe-pais-com-governo-corrupto-e-populacao-honesta-diz-historiador.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  10. ERUNDINA QUER VOLTAR A CAGAR SOBRE A CIDADE DE SP.

    Resolvemos fazer estes comentários após começar a ver muitas postagens no face apoiando esta suposta candidatura surgida do nada, da Erundina para a presidência da Câmara, com muita gente do PT ou da esquerda embarcando nesta canoa furada, de uma forma ingenua e tola, que não passa de merca ficção ou jogada de marketing eleitoral para acabar de enfiar uma faca no peito do PT, sobretudo em SP diante de uma vitória quase certa do PT e do Hadad, e com ela querendo voltar a cagar sobre a cidade de SP, como fez da outra vez em que foi prefeita da cidade por mero acaso.

    Gente, me poupe…se não são otários pensam que os outros são ou acham mesmo que fazendo campanha aqui nas ruas, na verdade somente no face dentro de suas casas, irão mesmo mudar a cabeça de algum deputado e conseguirem votos para ela ?

    Desculpe-me mas se realmente acham isto são de fato otários ou estão sendo usados pelos espertos do psol….

    Estão é sendo usados por uma mera campanha de marketing cujos objetivos são apenas ganhar espaço para a eleição de SP ferrando com o PT e o Hadad que estava tranquilo para se reeleger mas agora corre o risco de perder ele e a Erundina e este psol parecendo de direita também, fazendo o jogo sujo da direita caindo de paraqueda na eleição de SP ….

    Acorda gente que tem o dedo da direita nisto tudo.

    Se nem o PT tem chance alguma de lançar algum candidato na Câmara e nem tentou, e já perdeu na outra para o cunha, como é que se explica que do nada repentinamente a Erundina e PSOL tentam roubar a cena ou aparecerem como candidatos na eleição da Câmara?

    E logo após ela ter se lançado pelo PSOL como candidata a prefeita de SP?

    Tenho votado nulo nas últimas quatro eleições e portanto não voto no pt, ou não tenho votado, e se no começo nada esperava do Hadad como mais um poste imposto pelo Lula, como fez com a Dilma, e se lascou, e fez com o candidato ao governo de SP, o Padrilha, lascando-se também, bancando o coronel do PT, o Hadad acabou surpreendendo deslanchando e mostrando serviço podendo ser reeleito facilmente, não fosse agora a sacanagem do PSOL e da Erundina.

    Explicando sobre a Dilma, ela nunca foi sequer vereadora e sim uma secretaria ou burocrata, sem experiência ou visão política para um cargo de presidente do Brasil e diante das negociações com o Congresso, e acabou no fundo gerando toda a crise que acabou ferrando com o Lula e o PT.

    Inicialmente o Hadad quase cometeu suícidio entrando na conversa dos malucos que pretendiam a derrubada do elevado ou minhocão, ou transformar ele em parque, mas depois felizmente parece que pulou fora ou esqueceu este assunto e partiu para obras de fato relevantes e importante para o povo da cidade de SP.

    Eu dizia antes que ele seria reeleito tranquilamente mesmo enfrentando uma campanha pesada da direita como sempre em SP, mas agora com este jogo sujo do psol e da Erundina fico em dúvidas, não quanto a alguma chance do psol e da Erundina, mas quanto a vitória do Hadad, ou uma vitória tranquila da direita…. .

    E olha que não sou petista e estou achando ou dizendo tudo isto e então o que os petistas de fato devem estar achando disto tudo?.

    Estou vendo o pt se desmanchando com as vaciladas todas querendo agora bancar um santinho que nunca foi e não existe santos neste jogo político.

    O único lance que eu vi no face todo este tempo desde o golpe contra Dilma que senti como algo que pode mudar de fato algum voto no senado foi a declaração do Lula ontem de que subira no palanque de quem ajudar a trazer a Dilma de volta pouco importa se da direita ou da esquerda e agiu certo e com visão.

    Agora este Rui falcão deu tiro no pé quando brecou o acordo ja firmado para livrar o cunha na comissão e ai o cunha como vingança jogou merda no ventilador ou abriu o processo do golpe, então quem detonou a Dilma primeiro foi o falcão pois não era o momento de tentar bancar o santinho depois de 12 anos de governos do pt aliados com a direita.

    E agora aparece o Tarso Genro afinando também ou jogando mais merda contra o PT ou ajudando a enterrar de vez o PT ao pressionar contra o apoio ao candidato do DEM/PSDB, contra a turma do centrão que é a turma do cunha, e com isto ajudando o candidato do cunha a ganhar a eleição….

    Enfim se o pt apoiar o candidato oposto, e foda-se que é do dem, que fosse do diabo, ainda pode pegar algum ou alguns cargos e continuar tendo alguma evidencia na casa, mas graças novamente ao Tarso e ao Falcão que parecem dois cegos, diferente do Lula, o máximo que irão conseguir é acabar de enterrar o PT na Câmara caindo no ostracismo ou no vazio, como um partidinho qualquer ou como sempre foi o psol.

    Nem vou falar do pstu pois sumiu do mapa faz tempo e não ganha nem para vereador e agora depois do golpe vimos que brigaram e se dividiram e acabou de vez o partido .

    É uma grande ilusão ou equivoco agora achar que mudando do PT para o PSOL algo vai mudar ou ser diferente….deixem de ser otários. Caiam na real.

    Oras o pt levou uns vinte anos no papel de santinho até chegar ao poder e agora o psol pensa que todos são otários e que irão novamente cair em contos de fadas como caíram com o PT?

    Acham mesmo que podem repetir o PT ?

    Sejamos realistas, com a constituição atual congressual e golpista teleguiada pelas oligarquias desde o golpe de 64 os legislativos em geral sempre tem a faca e o queijo na mão e qualquer prefeito ou governador ou presidente se não abrir as pernas, e os cofres, para eles, são derrubados, queimados, fatiados, fritados….

    Com uma constituinte congressual acabaram deixando os espertos, os cabritos, tomarem conta da horta, enquanto ao mesmo tempo elabaravam a Carta Maior, a Constituição, acima de todas as Leis, também eram deputados e senadores legislando as leis comuns ou ordinariamente, abaixo da Constituição ou Lei Maior, e acabaram legislando em causa própria, dando-se poderes a eles mesmos enquanto políticos e partidos, trancando-se no poder e jogando a chave fora e dando bananas a nação e a democracia até agora.

    Isto jamais deveria ter acontecido e teria que ter havido uma constituinte soberana e independente que somente elaboraria a constituição e convocaria eleições gerais e seria dissolvida.

    Sem misturar alhos com bugalhos. Sem misturar quem elabora as leis maiores, com quem apenas é eleito como deputado ou senador para legislar abaixo da constituição e mais nada.

    Até hoje eles continuam misturando uma coisa com a outra e não entenderam ainda a diferença mas legislam em causa própria em todos os sentidos e dando bananas ao povo e a democracia.

    Os militares foram afastados pelas oligarquias mas os do congresso deram um golpe quando rascunharam esta constituição congressual com a lei do ou dá ou desce….

    Collor não deu e teve que descer….embora neste caso foi mais jogada das oligarquias para impedir que o Brizola fosse o próximo presidente como teria sido e tinham mais medo dele do que do pt ou do lula.

    Afinal era o único líder popular de fato que tinha sobrado de antes do golpe de 64 e não queriam que ele voltasse ao cenário nacional e retomasse alguma visão nacionalista e de defesa da segurança e soberania nacional que nunca mais tivemos sequer nos governos sociais democratas do psdb e do pt ou desde o golpe do bando do fhc impondo este modelo neoliberal que o pt manteve para banqueiros e grandes grupos econômicos e apenas segurava os apetites do capitalismo selvagem que agora foram liberados com os golpistas e estamos ouvindo horrores.

    Vamos voltar para antes do Getúlio ou da CLT quando o trabalhador era obrigado a trabalhar as vezes até onze horas ou meia noite todos os dias e até em finais de semana e nem podia reclamar senão era manado embora sem direito algum, enfim uma escravidão.

    O erro do PT foi primeiro trair Brizola e o trabalhismo ou a história da nação antes do golpe de 64, pois eram uma geração brotada no asfalto do abc e durante a ditadura sofrendo lavagem cerebral ou se achando os maiorais ou mais do que Brizola e aliaram-se as oligarquias no golpe contra Collor e com isto traindo Brizola e até hoje pagamos elevado preço devido a isto.

    Com Brizola a história teria sido outra e não teríamos entrado neste atoleiro neoliberal social democrata que entramos nos últimos vinte anos onde o poder do dinheiro compra ou corrompe tudo e todos.

    Outro erro do PT foi olhar ou focar somente o governo federal achando que estava com tudo sem procurar ganhar maiorias nos municípios e nos estados e no congresso e vimos durante a votação do golpe o que sobrou de esquerda, PT, PCDB, PSOL e partes do PDT….

    Mas o Lula foi pragmático pois se não tivesse abrido as pernas ou os cofres para os bandoleiros do congresso e a velha direita sempre fez isto e roubou descaradamente e todos sabem disto, e no caso o lula entregou até a cabeça do dirceu de bandeja, senão ele já teria sido derrubado no primeiro ano de governo.

    As oligarquias queriam a cabeça mais do Dirceu que foi quem articulou de fato a chegada do lula ao poder vinte anos antes, e poderia ser o próximo candidato e virar um novo FIdel ou Hugo Chaves além de ter sido guerrilheiro, e exigiram a cabeça também do Genuino devido a ter sido guerrilheiro.

    Juristas já examinaram tudo e não havia provas para prenderem Dirceu e genuíno mas foram presos porque eram do pt e não queiram eles ganhando espaço no cenário político.

    Bem ou mal o Lula navegou em águas revoltas e sobreviveu ou tinha visão política ou sabia negociar ou fazer acordos o que a Dilma burocrata que nunca foi vereadora sequer sabia fazer e gerou uma antipatia coletiva da classe política como ficou clara na votação da Câmara, enfim acham ela uma chata de galocha e querem se livrar dela….

    A Dilma pensou que trancafiada dentro do palácio e dando bananas aos do Congresso conseguiria sobreviver ?

    Minha filha a lei atual na constituição congressual é ou dá ou desce e a dilma não deu e desceu…

    E tenho ouvido ela falar quase que somente besteiras como ao dizer que voltou o lado guerrilheira, ou ao propor nova eleição ainda este ano, o que é golpe também contra a constituição, ou que vai ser diferente ou que vai ouvir e negociar….Se não fez antes agora depois de apeada do poder pretende fazer?

    A DIlma quase sempre nunca ajudou ela mesma quando abre a boca porque nunca foi política.

    O Lula se ferrou bancando o coronel do PT e impondo ela como poste….Assim como o Maluf se ferrou com o poste do Pita, e o Quercia com o poste do Fleury…E foi o PT e Lula quem colococaram o poste do Temer junto com o poste da Dilma e olha a merda que virou tudo isto….bastaria ter feito uma ampla prévia no partido para escolher um candidato ou agir com democracia de fato.

    Quanto a gente fazendo campanha para a Erundina no circo de uma suposta candidatura como presidente da Cãmara como vimos muitas postagens ontem achamos muito engradado pois até parece que que irão de fato conseguirem reverter ou mudar algum voto de algum deputado através de suas campanhas pelo face e dentro de suas casas. Esperem sentados.

    Parece piada ou enorme ingenuidade ou burrice ou tiro no pé como já dissemos acima. A menos que ela negocie com o Cunha por baixo do pano, vai saber.

    Quanto a Erundina querer voltar a cagar sobre a cidade de SP esperamos que nunca mais….DEUS NOS LIVRE DISTO.

    Agora para ferrar o Hadad ela que era do vulgo partido socialista brasileiro, de direita…só no brasil isto, agora embarcou na canoa do psol pelo visto teleguiado pela direita para dividir os votos do Hadad e ferrar tanto o PT quanto o psol e alguem da direita faturar.

    O Psol esta buscando apoio da direita em todo lado como vi hoje estão procurando em Porto Alegre e pelo visto tenta roubar o lugar do pt que pode acabar encolhendo ou recuando para vinte anos antes do lula ganhar….

    Vão ficar mais isolados ainda mais na Câmara se não apoiarem alguém e se ferraram quando perderam a eleição pro cunha que passou a ferrar com o PT logo de cara ou detonou a Dilma na Câmara e como vingança final devido a falta de apoio do PT na comissão de ética entrou com o pedido do golpe…

    O PT que a gente conhecia vinte anos antes da chegada era um santo mas quando assinou a carta a nação para poder tomar posse desde então embarcou na canoa e fez alianças até com o diabo e se não tivesse feito isto nunca teria chegado ao governo federal ou mesmo que tivesse chegado se o Lula não abrisse as pernas para o Congresso teria sido derrubado ainda no primeiro ano.

    O Lula entregou a cabeça do Dirceu na bandeja para se salvar….

    Com esta constituição congressual que eles mesmos rascunharam o legislativo tem a faca e o queijo na mão e é ou dá ou desce….ou Collor não deu e desceu… embora ai foi mais para impedir que o Brizola fosse o próximo presidente o que realmente metia medo nas oligarquias maior até do que o PT.

    O hadad acabou surpreendendo, creio. Vem saindo-se bem e deve conseguir se reeleger apesar de como sempre a velha direita jogar pesado. Ao menos ele tinha chance até agora antes da Erundina aparecer do nada e querer voltar e pelo psol….

    Achei isto oportunismo e picaretagem dela e do psol para ferrar o pt e o hadad ou a esquerda porque ai divide os votos e nenhum dos dois entram e quem entra é a direita e vejo nisto até o dedo da direita orquestrando esta entrada da Erundina ….pode apostar.

    E nem gosto de lembrar do que a Erundina fez com SP, e nem falo do liberar geral para camelos invadirem a cidade inteira causando enorme caos e insegurança ao povo e teleguiados pelos contrabandistas de produtos piratas ou pelo crime organizado como ficou comprovado.

    E também abriu as porteiras para as máfias dos perueiros invadirem a cidade mal educados e ameaçando até a segurança no transito e quase todos ligados ao pcc….

    Tais problemas rolaram na cidade durante anos ou durante as gestões do Maluf e Pita, se recordo bem, e somente durante o governo da Marta e do PT, tiveram peito para enfrentar esta gente e resolver regulando e colocando a cidade de volta ou no seu ritmo normal depois da zona que a Erundina fez de forma leviana e irresponsável ou demagógica ou viajando na maionese.

    Eu até vinha gostando da atuação dela no parlamento e creio que ela é boa nisto, para vereadora, deputada estadual, ou federal, e vi ela falando na comissão da tortura ou dos anistiados e gostei.

    Mas como gestora ou gerente é um desastre ou tragédia enorme.

    A cidade de SP quer somente um bom gestor ou gerente da coisa pública para enfrentar e resolver os problemas que já existem e não malucos para acabarem fabricando outros problemas que sequer existiam.

    E ela foi eleita na época, e pelo pt, por mero acaso devido as mortes numa invasão dos militares em Volta Redonda, não recordo bem, mas foi este fato ocorrido dias antes que acabou elegendo a Erundina senão ela nunca teria sido eleita.

    Mas vou falar agora o que me deixou realmente puto com a Erundina e jamais esqueci isto e veio a tona agora que ela tenta voltar como prefeita.

    Agiu como uma coronela qualquer e deu poder de policia até para as funcionárias da zona azul, algo que na época eu jamais que tinha visto na vida, e que nunca foram sequer funcionárias públicas, ou na época ao menos não eram, e acho que nem hoje, começarem a multar os cidadãos, mas e o que foi pior ainda ou mais grave, e absurdo, sem levar mais em conta os tradicionais 15 minutos de tolerância o que era costume e nem existia os carnes que somente muitos anos depois apareceram e o costume era o cidadão estacionar e entrar no comércio do lado e comprar a zona azul.

    Pois ela mudou isto abruptamente e eu mesmo acabei sendo multado duas vezes na rua genebra no centro mesmo voltando com a zona azul na mão pois as guardetes da zona azul diziam secamente que tinham ordens para não respeitar os 15 minutos de tolerancia, ou sem dar mais tempo para os cidadãos entrarem no comércio do lado e comprarem a zona azul, e simplesmente multarem…isto é foda-se o cidadão…. uma completa falta de respeito e cidadania ou com o Estado querendo somente enfiar a mão no bolso do cidadão…

    Quem precisa de uma prefeita para ter feito tais coisas em SP?

    E achei na época absurdo maior porque do que adianta votar na esquerda para entrarem e fazerem igual ou até pior do que a velha direita? Naquela época ainda se acreditava na esquerda ou vendiam-se como santos.

    Não estou dizendo que são piores do que a direita pois a direita sempre foi suja mesmo e rouba descaradamente e o pt nada mais fez do que sobreviver neste meio e todos os partidos tem caixa dois e fazem lavagem de dinheiro mas o moro somente pegou e prendeu até agora os do pt e nem estou entrando neste mérito do golpe atual.

    Ela pode ser boa vereadora mas não sabe gerir porra alguma.

    Erundina prefeita de SP espero que nunca mais.

    Eu somente teria ficado puto com o Hadad se ele tivesse caído na conversa dos malucos que queriam a derrubada do minhocão mas parece que ele esqueceu isto ou deixou de lado revelando algum bom senso ou juizo.

    Somente malucos pedem isto ou irresponsáveis pois a obra já esta pronta e custou dinheiro público e sem apresentarem outra solução que seria construir então uma ligação subterrânea que ficaria muito mais cara.

    E sem o elevado ou minhocão o transito ficaria um caos ou terrível pois é a única ligação que existe da zona oeste tanto com o centro quanto com a zona leste e mesmo com a zona sul e vice versa….

    Enfim a cidade inteira que trabalha ou sai para a rua sabe disto, mas estes porras alienados que não enfrentam o batente ficam inventando moda…

    Eu até queria que alguém me falasse como ficou esta história do minhocão pois se continuam querendo derrubar ele, ou então transformarem um parque, já quero saber antes para fazer campanha contra os idiotas que defendem ou querem isto e que vão meter o bedelho em outro lugar e não na cidade.
    Vão fumar maconha em outro lugar.

    Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  11. Fazia tempo que não lia tanta demagogia babaca em um só textículo. Veio, você ganhou disparado. Vou resumir assim: a esquerda não tem nenhum compromisso moral, político e ideológico com partidos de direita, incluindo o PT. O PT que mostra sua face verdadeira em um governo que governou pra burguesia e permanece fiel a essa burguesia mesmo quando é escorraçado como um cachorro pimentões, tal como aconteceu na Câmara ao apoiar candidatos de direita. Nesse caso seria inadequado dizer que o PT dividiu a esquerda,, posto que o PT é, na atualidade, um partido à direita.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: