Arnobio Rocha Política Lula, o sonho voltou.

2238: Lula, o sonho voltou.


O Brasil de volta a sonhar

A posse de Lula e Alckmin foi carregada de simbolismos, desde a chegada em carro aberto, os dois e de suas esposas, representando o compromisso de partilha e de parceria no futuro governo e é o que o momento exige, união fundamental para reconstruir o Brasil.

A subida na rampa sob o som do trompetista Fabiano, lembrando da importância da resistência, dos piores dias que Lula viveu, da perseguição implacável e sua escandalosa prisão, afastamento da vida pública por 580 dias, em que a esperança e a força mental de Lula em aguentar o opróbrio terrível.

Lula e Janja, Alckmin e Lu Alckmin, sobem a rampa e são recebidos

A faixa passou pelas mãos de cada um dos representantes da sociedade civil — uma criança, um indígena, um deficiente físico, homens e mulheres, negros e brancos — até ser entregue ao novo chefe do Executivo.

Francisco Carlos do Nascimento e Silva, de 10 anos. Mora em Itaquera, periferia de São Paulo. É corintiano roxo, faz natação. Em 2022, ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região). É filho de uma assistente social e um advogado que atuam em causas sociais.

Aline Sousa, de 33 anos. Foi ela quem passou, efetivamente, a faixa para Lula. É catadora desde os 14 anos. É a terceira geração de catadora na família. Mãe, Aline está no terceiro mandato como presidente da Rede CENTCOOP-DF, o Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal. É responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Cacique Raoni Metuktire, de 90 anos. Nasceu na aldeia Kraimopry-yaka. É reconhecido por indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos e dedicou sua vida a defesa da vida e dos territórios desses povos.

Weslley Viesba Rodrigues Rocha, de 36 anos. É metalúrgico do ABC paulista desde os 18 anos. Atualmente trabalha na Delga, em Diadema. Wesley também é DJ em um grupo de Rap chamado Falange. Formou-se em Educação Física e também tem formação em cursos técnicos profissionalizantes de desenho técnico, matemática aplicada, eletricista e comandos elétricos.

Murilo de Quadros Jesus, 28 anos. É professor, formado em Letras Português e Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, nos Estados Unidos).

Jucimara Fausto dos Santos. Cozinheira na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá. Cozinhou por dez meses em vigílias feitas durante a prisão de Lula, em Curitiba.

Ivan Baron. Teve meningite viral aos três anos de idade, o que lhe causou paralisia cerebral. É referência na luta anticapacitista.

Flávio Pereira, de 50 anos. É artesão e participou de vigílias durante a prisão de Lula.

É o povo brasileiro de verdade voltou ao centro da Política, estes representantes dizem muito sobre o que será esse governo, o que o Brasil mais precisa, de todos os brasileiros de todos os credos e cores e origens.

A cena que mais causou impacto foi ver a família de Marielle Franco no Itamaraty que fechou o simbolismo de um dia tão especial.

É o reencontro do Brasil consigo mesmo, é quase um sonho, depois de 6 anos de pesadelos e desumanidade.

Viva o povo brasileiro.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post