Arnobio Rocha Política Lula x Bolsonaro: Um País em Disputa.

2190: Lula x Bolsonaro: Um País em Disputa.


 

Lula x Bolsonaro é civilização x barbárie.

Lula ficou a 1,6% de vencer, pela primeira vez, no primeiro turno, numa disputa acirrada, as pesquisas dava como possível a vitória nesta etapa eleitora, e foi por bem pouco que isso não tenha ocorrido. Bolsonaro, por seu lado tinha intenções  menores do que ser resultado, o que se percebe é que a candidatura Ciro foi completamente desidratada e o voto útil foi para Bolsonaro.

Importante lembrar que na eleição de 2018, o PT perdeu no primeiro e no segundo turno. Lula estava preso e o PT criminalizado por uma onda de extrema direita inconsequente que criou se fundiu ao Bolsonarismo, um grupo quase marginal da política brasileira, que cresceu enormemente e se firma hoje como a expressão conservadora nacional.

Portanto, o PT e Lula terem vencido no primeiro turno é uma tremenda vitória, para um partido que diziam MORTO, um candidato perseguido implacavelmente por 8 anos.

Em outra mão, Bolsonaro e o Bolsonarismo não foram derrotados, mesmo perdendo os primeiro turno e que venham a  perder o segundo turno, eles se consolidaram como força política de mais longo prazo e não o fenômeno passageiro. Eles demonstraram força nas eleições para o congresso, especialmente no Senado e venceram em estados importantes, como Sul e Centro-oeste, quase todo o sudeste,  uma direita selvagem, religiosa e moralista.

Comparemos os dados entre o primeiro turno de 2018 e o de 2022 e veremos como foi vitoriosa essa retomada.

DADOS 2018

DADOS 2022

A cruzada civilizatória será longa, a sociedade está efetivamente contaminada por um animo belicoso e que não acabará nessas eleições.

As composição ao segundo turno definirão as eleições, o que parece certo é  que Simone Tebet deve apoiar Lula e o PDT, com ou sem Ciro, também. O PSDB tem um candidato no segundo do Rio Grande do Sul e precisará da ajuda do PT que quase chegou lá, ao mesmo tempo em que São Paulo Haddad e o PT, dependerão do PSDB, um acordo nacional resolve essa questão ajudaria fortemente Lula.

Minas Gerais, único estado do Sudeste que Lula Venceu, não terá segundo turno, o governador Zema do Novo foi reeleito e pode se dedicar ao apoio de Bolsonaro. No Rio de Janeiro, que Lula foi bem, sem vencer, terá cenário difícil com Claudio Castro reeleito e deve reforçar a candidatura de Bolsonaro. No Nordeste o PT tem uma acirrada disputa na Bahia, mas não deve alterar a posição de Lula.

Serão quatro semana duras e não resta outra coisa a fazer senão lutar muito para que Lula vença bem. É certo que Lula terá graves problemas num senado hostil e num congresso dividido, mas uma vitória altera a correlação de forças e as costuras futuras.

É a vida, vai, Lula!!!

 Save as PDF

One thought on “2190: Lula x Bolsonaro: Um País em Disputa.”

  1. A militância político-religiosa, com sua pauta moral , está infestada nas periferias das grandes cidades e ni interior dos estados.
    Sendo assim , podemos arriacar em dizer que esse movimento colonizou as mentes desses sujeitos sujeitados a essa forma social , cínica e contraditoria, que está em processo avançado de desintegração.
    Ou seja , numa caminhada a passos largos para barbarie…

Deixe uma resposta

Related Post