Arnobio Rocha Política A Lava Jato foi um Sucesso!

1681: A Lava Jato foi um Sucesso!


Lava jato e a destruição da Democracia e da Política

A inspiração nos métodos e nos objetivos da “Mãos Limpas”, nunca foram negados pelos membros, ainda é importante lembrar “toda tradução é um traição”, não foi diferente. A aparência da lava jato com Mãos Limpas se reduziu aos dois fatores e aos resultados funestos aos dois países.

No meu livro “Crise Dois Ponto Zero: A Taxa de Lucro Reloaded”, tratei sobre os resultados econômicos e políticos na Itália, frutos diretos daqueles tempos de ruptura. O método de usar mídia, lá e aqui, permitiu que as instituições da República fossem solapadas, a ira popular contra os políticos e à corrupção foram o combustível que alimentou uma ampla farsa.

A credibilidade midiática da lava jato, seu protagonismo, ou melhor, suas relações impróprias com a imprensa é um capítulo à parte, a pauta era conjunta, se retroalimentaram e levaram à queda da Democracia.

Em 1996, 4 anos após o início das Mãos Limpas, o neofascista de maus bofes, Silvio Berlusconi chegou ao governo pela primeira vez em nesses 24 anos ,sua coalizão de direita jamais deixou de ter pelo menos 33% dos votos.

Por mera coincidência, 4 anos, também foi o tempo que um ser nefasto feiro BolsoNERO chegou ao governo. O auge da Lava Jato, seu apogeu, seu maior líder, vira ministro que seria o garantidor de um governo inusitado e desesperador.

Desde 1992, a Itália decaiu em todos os sentidos, governos e mais governos se sucederam, inclusive de esquerda, mas o país é ingovernável, de terceira economia que fundou o EURO, foi minguando até virar um país secundário, diante de Alemanha e França.

A tragédia brasileira segue o mesmo roteiro italiano, com mais crueldade, pois a miséria voltou a se espalhar no país. O Brasil perdeu o rumo, as instituições foram emparedadas, as reformas aprovadas destruíram o capenga estado de bem-estar social.

O Bolsonarismo é uma versão piorada do Berlusconismo, é mais selvagem, mas é tão corrupto quanto o outro, a democracia e a política, perderam relevância.

Brincamos como se ainda houvesse Estado de Direito, há apenas um simulacro, somos atores de uma ópera bufa. Ambas Lava Jato e Mãos Limpas, venceram. Perdemos todas e todos.

Viva a Barbárie!!

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post