13 de novembro de 2025

0 thoughts on “39: Jericoacoara e Pilar del Río: Paixão e Emoção (38 – 28/2010)

  1. Trabalhei em Fortaleza por dois anos nos 90′ e meus filhos sempre iam para lá nas férias. Uma vez fomos passar uns dias em Jericoacoara. Jijoca à 1 da manhã e picape para Jeri, em noite de lua cheia. Chegando na pousada, já às 3, meu filho, que na época tinha 8 anos, com os olhos arregalados em toda a travessia das dunas ao luar, disse que não queria dormir, queria ir para a praia. Fomos e ficamos os três abraçados até o sol nascer, na beira do mar. Hoje ele tem 24 e ela 28 e ainda falamos muito desta viagem. Nunca a esqueceremos.
    Saramago, mesmo parecendo tão cético, portuguesmente melancólico, passou a vida amando. Amava a humanidade e era apaixonado por Pilar. Engraçado, quando adolescente, nos anos 60, eu ficava esperando sair disco novo dos Beatles para correr e comprar, mesmo sem conhecer as músicas. Adulto, passei a fazer o mesmo com os livros do Saramago. Acho que não mudei muito.

  2. Lindo! Estive là em 1988 e era assim mesmo :) exatamente como vc contou :) o lugar mais lindo do mundo!

    Chorei muitas vezes por e com Saramago. Até hoje choro qdo me lembro que ele morreu.:(

  3. Olá amigo,
    Sempre bom ler seus textos! :) Taí um lugar que me chama há décadas…me deu mais vontade de sumir e aparecer neste lugar, embora impedida por muto motivos… O outro que ainda evoca boas lembranças é Fernando de Noronha! Assisti o trailer de Jose e Pilar na lista para breve!

    Beijos

  4. Arnóbio,

    Esses sentimentos me fizeram lembrar um versículo muito bonito que postei outro dia: “quero trazer à memória aquilo que me dá esperança…”
    A vida é assim, meu caro, essas doces experiências e saudades (de lugares, amores, êxtases, etc.) são as pérolas da vida que nos fazem suportar as nossas barras e permitem que as superemos…
    Traga sempre à sua memória essas vivências.
    Lindos textos.
    Abraços.
    Sylvie

  5. Aos 74 e ll meses, emocionei-me MUITO c/o filme “JOSÉ E PILAR”

    Li até agora só Ensaio sobre a cegueira, mas vou adquirir
    outros .Do filme, todo ele é maravilhoso e qual mulher, como
    eu, nesta minha idade, não desejaria ainda um José Saramago?
    O amor não se explica, se vive ! É LINDO DEMAIS!!!

  6. Caríssimo, fomos no final de semana passado a sua Jeri… Ficamos em Santa Maria, com D. Fátima, Seu Pedro, o bom violão do Giovane e toda a turma. Maravilhoso!!
    Só um porém, não conheci esta praia antes da civilização, não posso comparar, mas achei-a linda!
    Entendo suas lágrimas! Um abraço, Rosiane

  7. Muito emocionante suas lembranças, pena que esta Jeri, já não exista.Como você, sempre conto as façanhas de nossos pais em nos levar a Jeri (que era chamada de Serrote), Barrinha, Preá..e tantos outros lugares, que só um cearense como nosso pai sabia e sabe até hoje, nos encantar com suas histórias e nos faz sempre voltar a infância.Um beijo

Deixe uma resposta