Arnobio Rocha Reflexões Fortaleza, minhas vivências e histórias familiares!

2067: Fortaleza, minhas vivências e histórias familiares!


Fortaleza do meu passado e presente

“Eu venho das dunas brancas
Da onde eu queria ficar
Deitando os olhos cansados
Por onde a vida alcançar”
(Terral – Ednardo)

Vir a Fortaleza tem sido uma constante desde a partida de meu pai, em julho de 2016, minha mãe precisa de mais proximidade e cuidados, são nossas boa obrigações e responsabilidades. Ainda com várias vantagens, reencontrar amigos, reestabelecer laços perdidos, nesses 33 anos morando em São Paulo, aqui foi se tornando distante, ano a ano.

Depois da morte de Letícia, em novembro de 2018, abriu-se um enorme vazio existencial para todos nós em casa, todas as incertezas da vida, a perda irreparável, nos abalou profundamente, nos fez cair e ficar quase sem rumos, sem esperança, um baque que até hoje nos cobra um alto preço, de dores e sofrimentos, cada um de nós a seu modo.

O certo é que um ano depois, Luana resolveu tomar o caminho inverso meu e de Mara, mudou-se para Fortaleza, em janeiro de 2020, o que nos fez cada vez mais presentes na cidade. A enorme mudança, cheia de cuidados e medos, foi atravessada pela Pandemia e o isolamento social, o fechamento da faculdade, a perda de oportunidade de se refazer noutra cidade.

A vinda de Luana, ficou um ano aqui, nos fez vir várias vezes e ficar por longos períodos, coisa que nunca tinha acontecido nessas 3 décadas. Claro que numa situação horrível, pois nem os parentes podíamos visitar naquela rotina de isolamento quase absoluto, mas não deixava de ser um prazer reviver a cidade sem a pressa de quando vínhamos de férias, sempre correndo e dias cotados.

Após o retorno de Luana, ainda vim por duas vezes em 2021, coisa rápida, e com a melhora da situação pandêmica, que nos permitiria mais visitas, minha mãe adoece e voltei a vir duas vezes nesse curto espaço de tempo de 2022. A tensão e cuidados com ela, o enorme amor que no envolve, uma certa culpa por morar distante num momento difícil.

Amanhã retorno para casa, as aflições com a volta, as questões aqui deixadas sem solução, ao mesmo tempo que não posso deixar de cumprir as obrigações urgentes de casa, do trabalho e da vida que vivo há tantos anos. Coração apertado, mas é a vida, assim se segue.

Sinto saudades daqui, de casa, as histórias se interpolam, divide e nos junta.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post

2279: Insone2279: Insone

Share this on WhatsAppIncerto, Inadequado inerte inaudito incompreendido incapaz inválido inacreditável intocado intimidado intocado inútil inatacável inviabilizado invisível introvertido inaceitável íntimo incólume invocado insultado inabalável insano intenso incrível insensível indolor