Arnobio Rocha Política Deu 13 na Cabeça

594: Deu 13 na Cabeça

 

Jovem Haddad desafia o velho Serra (Foto: Eduardo Enomoto/R7)

 

Há várias leituras possíveis das eleições municipais, com vitórias e derrotas para todos os gostos, mas nosso recorte será um pequeno balanço dos principais partidos e suas tendências para as futuras eleições presidenciais, pois algumas disputas apontaram para este caminho. Como também o surgimento de novas lideranças, uma renovação no quadro nacional, o que sinaliza uma nova geração de políticos.

 

O PT se tornou o partido mais votado nacionalmente,  com 17,3 milhões de votos, superando o PMDB com 16,7 milhões e PSDB com 13,9 milhões de votos. Outro partido com grande desempenho foi o PSB que desponta como  uma alternativa ao PSDB como oposição, se decidir romper a aliança histórica como o PT. O nome do governador Eduardo Campos surge como figura de destaque. Aécio se impôs em Belo Horizonte, uma cidade que o PT administrou por tantos anos e deu a um neo-aliado, agora castigou o ótimo Patrus Ananias.

 

Num resumo da Folha de S. Paulo, mostra o desempenho nacional dos partidos: “Entre os partidos médios e grandes, PT e PSB foram as duas legendas com melhor desempenho nacional. Até 23h25 de ontem, o PT já havia assegurado 627 prefeituras (14% a mais que em 2008). Em número total de votos, o PT ultrapassou o PMDB e tornou-se o partido mais sufragado para prefeito no país, com 17,3 milhões de votos, uma evolução de 4% em relação a 2008. O desempenho proporcional do PSB foi ainda melhor. Cresceu 51% no total de votos e 41% em número de prefeitos eleitos. Nesta eleição, o PSB foi o quinto partido que mais elegeu prefeito.

O PSDB, principal sigla de oposição no plano federal, conseguiu manter a posição de segundo partido em número de prefeitos (688 eleitos), mas elegeu 13% a menos que em 2008. Em todo o país, candidatos tucanos tiveram 13,9 milhões de votos, queda 4% sobre 2008. Já o recém-criado PSD, liderado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, elegeu pelo menos 493 prefeitos ontem. Foram 219 vitórias a mais que o DEM, a sigla de origem de Kassab.

Das 83 cidades em que era possível acontecer segundo turno (as que têm mais de 200 mil eleitores), 50 terão novas eleições no próximo dia 28. Nesse grupo de cidades, o PT foi o partido que mais venceu no primeiro turno, com oito triunfos. PSDB e PSB elegeram 5 prefeitos em primeiro turno cada um. No fim do mês, PT e PSDB irão se enfrentar em pelo menos seis das maiores cidades: São Paulo, João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), Pelotas (RS), Guarulhos e Taubaté (SP)”.

 

Segundo Turno

 

Pochmann um intelectual na disputa de Campinas (foto: Valeria Abras)


A grande vitoria do PT,  nestas eleições, foi sua renovação em importantes centro nacionais, em particular São Paulo com a ida ao Segundo Turno de Fernando Haddad, em Campinas com Márcio Pochmann. Ambos ligados às Universidades e intelectualidade, mas com grande contribuição em gestões do PT, Haddad como jovem ministro da Educação do Governo Lula e depois de Dilma. Pochmann como formulador de políticas públicas, como o Bilhete Único de São Paulo, na gestão de Marta Suplicy, depois no IPEA renovando o pensamento e os métodos de análises dos dados estruturais, para um novo país.

 

Ambos disputam suas primeiras eleições, a exemplo de Dilma, foram se firmando como quadros políticos do PT na gestão do Governo Lula, fazem parte de uma geração que foi formada nas duas principais universidades do país, Haddad na USP e Pochmann na Unicamp. O ótimo desempenho na campanha, nos debates, com clareza de ideias e comunicação direta fez com que chegassem ao segundo turno destas importantes cidades.

 

Nestas duas cidades (São Paulo e Campinas), por estar aqui ao meu lado, acompanharei com mais participação e apoio, em especial São Paulo, pois, aqui, se travará uma grande batalha contra Serra, o candidato a candidato, aquele que JAMAIS cumpriu um mandato (Serra, História Repetida Feito Farsa ), que entra na disputa sem programa, projetos, cujas deficiências administrativas, personalismo  são prontamente escondidas pela mídia que lhe é fiel. São Paulo tem uma oportunidade histórica de eleger um jovem e promissor prefeito, com experiência na máquina estatal e com bons projetos para a cidade, em especial nos Transporte, Educação e Saúde. Desde já, me posiciono por sua eleição.

 Save as PDF

0 thoughts on “594: Deu 13 na Cabeça”

  1. O partido vai se aprimorando. Quanto mais obstáculos colocam à frente, ele se fortalece. O projeto é real: desenvolvimento social.

  2. Nobim,
    Estou na torcida pelo Fernando Haddad. Tive o prazer de acompanhá-lo com Ministro da Educação, já que ensino na rede federal e foi um ministro realmente brilhante. Queria muito poder votar nele, mas ficarei na torcida! Votarei no Elmano aqui em Fortaleza, para fazer brilhar nossa estrela!!
    Beijos

Deixe uma resposta

Related Post